Blog

Entenda a importância do home office e como ele é mais barato e produtivo

Cada vez mais, o home office tem se tornado uma tendência no Brasil. Principalmente após os dois anos intensos de pandemia e isolamento causados pela Covid-19, o trabalho remoto se mostrou um importante aliado da saúde pública e das empresas, que puderam dar continuidade às atividades diárias, com as adequações necessárias.

Para se ter uma ideia do impacto da pandemia para a evolução e implementação efetiva desse modelo de trabalho, que já estava se desenhando há alguns anos, um levantamento realizado em 2020 mostrou que pelo menos 90% das empresas aderiram ao trabalho remoto em alguma modalidade. 

Esta é uma realidade que vai continuar, mesmo com a melhora do cenário pandêmico, visto a todos os impactos e oportunidades agregados.

Isso ocorre porque as empresas têm vivenciado alguns benefícios com a aplicação do trabalho remoto. Dentre eles, a redução de custos com o corpo laboral e com a infraestrutura. 

Em contrapartida, é preciso considerar que o trabalho remoto também apresenta alguns pontos de atenção que precisam ser considerados, podendo acarretar em algumas distrações para o funcionário, se não houver uma separação clara dos espaços e da rotina. 

Consequentemente, sem uma organização adequada e estabelecimento de horários claros para a rotina pessoal e empresarial, pode ocorrer um excesso de trabalho. 

Ainda assim, em muitos casos, esse vem se mostrando um modelo de trabalho muito mais dinâmico e produtivo, promovendo mais qualidade de vida e um melhor aproveitamento do dia, visto que reduz-se o tempo despendido no deslocamento para a empresa, por exemplo.

Por isso, discutir sobre home office é tão urgente, ainda se mostrando um desafio tanto para a empresa como para os colaboradores.

Por esse motivo, neste artigo falaremos sobre como esse tipo de ação pode ser benéfica para a empresa, assim como os desafios que podem ser superados no processo. Confira os detalhes sobre os modelos de trabalho remotos no decorrer do artigo. 

Os benefícios proporcionados pelo home-office 

O hábito de trabalhar no ambiente presencial é uma realidade para muitos brasileiros, seja em serviços, empresas de auditoria em SP, setores de varejo e comércio, indústrias diversas, dentre outros setores em que não é possível executar a atividade fora do ambiente laboral.

De fato, alguns trabalhos essenciais necessitam da atividade profissional presencial, sobretudo, quando falamos de profissões ligadas à saúde, produção industrial e alguns setores voltados ao atendimento e realização de serviços.

Apesar disso, também existem diversas profissões e atividades em que os serviços podem ser desempenhados de forma remota, como no modelo home-office. 

Nesse caso, podemos destacar alguns benefícios dessa prática, como:

  • Melhora da produtividade;
  • Favorece o gerenciamento do tempo;
  • Melhora do equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Melhora da saúde mental e das interações sociais;
  • Aumento de uma relação positiva com a família;
  • Reduz o turnover;
  • Reduz os gastos para a empresa. 

Diante disso, podemos compreender que tanto empresas quanto colaboradores podem ser beneficiados por essa prática. Confira os detalhes de algumas das vantagens apresentadas.

Deslocamento e otimização da rotina 

Quanto menos deslocamento a pessoa tem de fazer entre o trabalho e a residência, melhor será a sua qualidade de vida. 

Afinal, um tempo considerável pode ser poupado e direcionado para outras atividades importantes, seja com a família ou se dedicando mais tempo a um projeto profissional. 

Além disso, principalmente em grandes cidades, as pessoas tendem a despender muito tempo no trânsito. 

Com isso, o fato de estar em casa traz mais flexibilidade em relação aos horários e ao deslocamento necessário, promovendo um melhor aproveitamento do dia e até um impacto direto na produtividade.

O aumento da produtividade ocorre porque, ao estar em casa – com a redução do tempo gasto no trânsito -, a pessoa pode ter uma melhora do seu rendimento, focando mais atenção e energia nas atividades e sem o cansaço e estresse que pode ser ocasionado pelo trânsito e transporte público.

Qualidade de vida e tempo de valor

Passar mais tempo em casa também pode melhorar a saúde mental do colaborador, por ter mais tempo para se dedicar a hobbies, realizar atividades físicas e passar com a família. 

Trabalhando presencialmente, muitas vezes, as famílias não conseguem almoçar juntas ou ter outros momentos de interação de valor, o que pode ser favorecido com o trabalho remoto. 

Mais ainda, para o colaborador, esse modelo proporciona mais flexibilidade na realização das atividades e na organização dos horários, promovendo mais qualidade de vida, melhora da saúde mental e do bem-estar geral.

Turnover e redução de custos empresariais

A redução do turnover diz respeito a retenção dos colaboradores e a satisfação das equipes em relação a empresa. Ou seja, há menos saída e contratação para substituição de profissionais.

Isso representa que os funcionários estão mais felizes e dispostos com o trabalho, reduzindo a rotatividade empresarial e melhorando diversos índices de desenvolvimento da empresa.

Tal melhora é favorecida por modelos remotos e híbridos, visto o equilíbrio entre as interações de trabalho e a vida pessoal.

Também é preciso considerar que a retenção de funcionários reduz custos para a empresa em processos de admissão, demissão e, até mesmo, para a realização de treinamentos, otimizando os resultados. 

O fato de ter um baixo índice de turnover também faz com que a empresa possa oferecer melhorias para setores diversos, como serviços de contabilidade preços, melhorando a imagem e a credibilidade diante da concorrência, além de tornar os processos e valores mais competitivos.

Redução de custo e desenvolvimento do negócio

A empresa também apresenta uma redução de custos quando o assunto é infraestrutura, já que não será mais necessário um espaço físico de grande porte dedicado para a realização das atividades, diminuindo custos de aluguel e manutenção dos espaços, por exemplo. 

O modelo de trabalho remoto, considerando essa redução de custos, também favorece o investimento no desenvolvimento da marca e em ferramentas de tecnologia. Afinal, esse valor poupado pode ser direcionado para outras necessidades do negócio.

Por exemplo, imagine que uma empresa de móveis com estrutura de ferro anteriormente só realizava vendas no ambiente presencial, precisando alugar um espaço físico de médio porte para todo o processo de venda, estoque, produção e setores administrativos.

Contudo, com o modelo de teletrabalho, pode alocar equipes de gestão, marketing, financeiro e recursos humanos para trabalharem em home office ou em outros espaços, conseguindo alugar um pequeno estabelecimento apenas para exibição de alguns produtos.

Aqui, pode haver uma mudança no modelo de atuação e de desenvolvimento da marca, visto que agora a loja pode desenvolver um e-commerce e realizar suas vendas online, ampliando as oportunidades de venda.

Mais ainda, a empresa pode passar a investir em tecnologia em diferentes fluxos produtivos, como sistemas integrados e automação, tendo diversos benefícios. 

Os desafios do home-office

Assim como tudo na vida, não existe nenhum método de trabalho que seja 100% benéfico para todos os profissionais e empresas, demandando a adequação de processos e equipes.

Por isso, é necessário entender que o home-office também tem desafios, tanto do ponto de vista empresarial como para o colaborador.  

Dentre os principais desafios presentes no home-office, começaremos destacando os processos que o colaborador pode enfrentar.

Colaborador

Ao mesmo tempo que é bom estar em casa, o home-office traz o desafio do profissional saber administrar a rotina e não se distrair com outras pautas e demandas do dia a dia, como o cuidado com a casa ou com os filhos.

Outro elemento é a disponibilidade de equipamento para utilizar no home-office, já que para realizar o trabalho com qualidade é necessário ter um bom computador, acesso à internet, telefone corporativo, fone de ouvido, dentre outros periféricos, conforme a atividade desenvolvida.

Para auxiliar nesse processo, algumas empresas de manutenção de nobreak ou de outros segmentos tiveram o desafio de dar um auxílio para o trabalho home-office, além de disponibilizar os equipamentos necessários para a execução da atividade em casa.

Outro ponto de atenção com relação ao home-office é a falta de definição de horário. 

Isso porque, sem despender tempo no trânsito e sem uma separação clara do dia, por exemplo, os profissionais podem estender o período de trabalho, atendendo ligações muito cedo ou à noite, o que pode trazer uma sensação de trabalho ininterrupto, prejudicando o desempenho e bem-estar.

Por esse motivo é fundamental ter uma organização clara do dia e estabelecer um horário de início e término das atividades, promovendo mais qualidade de vida e se beneficiando das vantagens proporcionadas por esse modelo de trabalho.

Organizações

Já para as empresas, também existem alguns desafios que precisam ser considerados, demandando dos gestores mais atenção e alinhamento ao organizarem suas equipes – mesmo que remotamente.

O contato com o colaborador, que antes era feito pessoalmente e de forma rápida, por exemplo, pode se tornar mais burocrático, depende de ferramentas e dispositivos de comunicação eficientes e de uma boa conexão via internet – além de demandar a rápida visualização dos profissionais.

Alguns problemas também podem envolver o acesso a relatórios, definição de estratégias e análises, bem como o excesso de reuniões remotas. 

Por isso, é importante contar com plataformas de gerenciamento que permitam centralizar atividades e documentos, integrando as equipes e permitindo a edição dos materiais em tempo real pela equipe. 

Mais ainda, é necessário estabelecer critérios para a realização de reuniões para manter a produtividade dos profissionais.

Também é preciso considerar neste ponto que o afastamento dos colegas de trabalho pode configurar um aspecto negativo do home-office. 

Além disso, existem alguns clientes que preferem o atendimento presencial para contratar serviços ou comprar nobreak e outros produtos – principalmente itens de maior valor – priorizando a visita a lojas. 

Assim, é interessante que haja uma integração entre o modelo presencial e remoto, possibilitando a adequação dos profissionais, empresas e clientes de forma mais otimizada.

Conheça o trabalho híbrido 

Considerando esse cenário de desafios e benefícios, priorizando a melhor adequação das rotinas e unir o benefício de ambos formatos e a manutenção da cultura e relacionamento das equipes, algumas empresas tem investido no trabalho híbrido.

Isso porque esse modelo possibilita que a pessoa realize o trabalho em home-office durante alguns dias da semana e em outros se direcione ao escritório de forma tradicional, conforme um calendário pré-definido, necessidades diárias ou para eventos e reuniões.

Antes de fazer isso, é importante que a empresa, seja ela de peças para compressor de ar ou de outro segmento, avalie suas necessidades, demandas e avalie o desempenho e perfil dos funcionários, verificando se essa é a melhor forma de realização das atividades. 

Apesar dessa análise, esse é um modelo que possibilita trazer o equilíbrio entre trabalhar remotamente e estar no escritório. 

Isso porque, trabalhar dessa forma permite que as equipes se integrem mais e resolucionem algumas questões de forma mais ágil, visto a proximidade entre as equipes, além de garantir a produtividade e o bem-estar proporcionado pelo home office.

Nesse cenário, a empresa pode contar com a reunião de seus colaboradores para resolver aspectos importantes, mas também mantém uma flexibilidade nos outros dias de trabalho, aliando as benesses de cada modelo. 

Para possibilitar esse tipo de ação, a empresa pode contratar um escritório compartilhado, também conhecido como coworking. 

Diante disso, uma empresa de ar condicionado em Salvador, por exemplo, pode oferecer uma infraestrutura para atendimento presencial aos clientes, sem a necessidade de um alto investimento. 

Mas, quais são os benefícios para as empresas e os colaboradores que desejam investir em um ensino híbrido? Neste caso é possível ressaltar as seguintes vantagens:

  • Possibilidade de engajar e integrar mais os profissionais;
  • Mais retenção dos colaboradores;
  • Mais economia por parte da empresa;
  • Atendimento mais rápido, eficaz e personalizado em múltiplos canais;
  • Equilíbrio durante as relações profissionais e pessoais;
  • Melhora a flexibilidade na realização do trabalho. 

Este é um terceiro cenário que pode valer a pena para a empresa, que pode aliar as atividades com coworkings, um estabelecimento físico e atividades em home-office. 

Orientações finais

Com a flexibilidade proporcionada pelo teletrabalho e modelos de trabalho híbrido em coworkings, é possível investir em divisões de trabalhos que tragam bem-estar, flexibilidade e aumento da produtividade para os colaboradores e a empresa como um todo.

Contudo, para que o processo se dê de forma mais efetiva, é crucial analisar as especificidades do negócio. 

Por exemplo, no caso de equipes que lidam diretamente com a linha de produção, utilizando máquina de solda Mig Mag, retíficas industriais ou mesmo grandes cortadoras a laser para confecção de materiais em metal, a mudança para o modelo remoto pode não ser possível.

Contudo, para também promover facilidades e tempo de qualidade, é possível avaliar calendários de produção e de plantões mais flexíveis para os profissionais, realizando trocas entre as equipes e as atividades de produção e gerenciamento, por exemplo.

Diante dessa explanação, vale a pena analisar qual é a melhor estratégia para a realização de suas atividades, levando em conta que o home-office é um cenário profissional que veio para ficar e que agrega diversos benefícios ao negócio. 

Nesse sentido, é importante consultar os colaboradores e também oferecer o suporte necessário para a realização de atividades no ambiente remoto ou em um cenário híbrido. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.