Marketing e Negócios

Entenda como funciona o marketing de influência

Veja como aproveitar os melhores resultados que esse tipo de marketing pode oferecer à sua empresa!

Empresas de sucesso sabem que não basta garantir ótimos produtos e/ou serviços. É preciso saber como divulgá-los, buscar novos clientes e manter a fidelidade dos mais antigos.

Nesse contexto, o marketing de influência assume um papel fundamental. Especialmente em países como o Brasil, onde milhões de pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais na hora de comprar determinado produto ou serviço. Veja a seguir mais detalhes sobre como funciona o marketing de influência e por que é essencial investir em estratégia nas mídias sociais.

Marketing de influência

O marketing de influência é realizado a partir de estratégias executadas por pessoas influentes na internet (os chamados influenciadores digitais). Os seguidores costumam ter uma postura fiel, por isso as empresas estudam quais são os influenciadores que podem trazer mais consumidores para experimentar os produtos e/ou serviços da companhia.

Ao conectar a marca a pessoas seguidas e admiradas nas redes, as empresas podem acessar e direcionar mais facilmente esses seguidores a determinado produto ou serviço. O marketing de influência se baseia em engajamento e confiança. E parte do princípio básico de que sugestões dadas por pessoas queridas e de confiança são mais bem aceitas em comparação àquelas feitas de modo formal, apenas pela empresa.

Outra vantagem de apostar em influenciadores digitais para divulgar uma marca é a possibilidade de saber os interesses dos seus seguidores, a melhor linguagem e a melhor maneira de conversar com eles. Isso é fundamental para engajar esses seguidores e deixá-los mais suscetíveis a consumir determinado produto.

Por fim, o marketing de influência aumenta as chances de haver um maior Retorno Sobre Investimento (ROI), aumento de vendas e da base de leads. Outras métricas positivamente impactadas por esse tipo de marketing são a ampliação dos canais de comunicação da marca e a melhora da percepção dela entre possíveis clientes.

Mídias sociais

As mídias sociais são fundamentais no marketing de influência, já que é por elas que esse engajamento e divulgação ocorre. Segundo a pesquisa “Marketing de Influência no Brasil”, realizada pela Opinion Box em 2022, nada menos do que 77% dos internautas brasileiros seguem algum(a) influenciador(a) digital em suas redes sociais.

Esse levantamento mostrou também que 55% das pessoas que seguem influencers já compraram por indicação desses profissionais. Esses dados evidenciam como tais influenciadores são cada vez mais importantes para uma estratégia corporativa bem-sucedida que resulte em aumento de vendas, conquista ou fidelização de clientes.

É possível desenvolver marketing de influência em diferentes redes sociais. No Youtube, por exemplo, seguidores recorrem aos canais que seguem neste site para buscar informações antes de comprar um produto ou serviço. No Linkedin, rede social mais direcionada para o público B2B, também é possível acompanhar as dicas e recomendações de influenciadores sobre os temas de seu interesse.

Como aproveitar o marketing de influência

Esse tipo de marketing oferece inúmeros benefícios, mas é preciso saber como utilizá-lo da melhor forma para os objetivos de um negócio em determinado momento. Hoje, existem mais de 500 mil profissionais atuando com o marketing de influência no país, segundo pesquisa realizada pela Nielsen.

Isso exige que as empresas saibam reconhecer quais são os influenciadores mais adequados para a sua estratégia – seja para aumentar vendas, conquistar novos clientes, divulgar a marca em novos canais, entre outros exemplos. Essa decisão também depende do orçamento disponível e do público-alvo.

Além desses fatores, é preciso reconhecer quais são os influenciadores considerados autoridades no seu nicho de atuação. Ou seja: aqueles que falam com propriedade sobre determinado assunto e tem uma opinião bastante respeitada. Busque essas autoridades e verifique como elas podem ajudar a sua empresa.

Muitas vezes, se a estratégia é potencializar o mercado consumidor em determinada região, vale mais a pena investir em um(a) influenciador(a) regional do que uma pessoa conhecida nacionalmente.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *