Esportes aquáticos: 6 jogos para se divertir em piscinas ou praias

Confira nossa lista e deixe seus dias de “refrescância” ainda mais agradáveis, unindo a família com muita diversão

O inverno está quase acabando, o frio está indo embora e logo chega a hora de programar aquela viagem para o litoral com toda a família, fora a curtição na piscina de casa, do condomínio ou do clube.

Uma excelente alternativa para quem quer se refrescar, se divertir e se exercitar ao mesmo tempo são os jogos/esportes aquáticos, que além de serem ótimos para a saúde e o bem-estar, ainda ajudam a reunir a família e entregam muitos momentos de alegria.

Continue a leitura e entenda os benefícios de praticar esportes aquáticos, depois confira nossa lista com 6 jogos para se divertir em piscinas ou praias! 

Por que se exercitar na água faz tão bem para nosso corpo?

Quando nos exercitamos com o corpo inteiro ou parte dele submerso, a água absorve grande parte do impacto que seria aplicado nas articulações. 

Outro ponto interessante da prática de jogos ou esportes aquáticos é o fato da pressão causada pela água melhorar a circulação sanguínea. 

O atrito causado pela água aumenta o esforço que fazemos para nos movimentar, fortalecendo e aliviando a musculatura ao mesmo tempo. Além disso, quando estamos na água, a temperatura do corpo se estabiliza, possibilitando uma maior intensidade e tempo dos exercícios. 

Assim, é possível se exercitar protegendo as articulações, melhorando a circulação do sangue, aumentando o esforço e a intensidade dos exercícios. O resultado é um bem-estar instantâneo após a prática e um descanso ainda mais restaurador para o corpo durante o sono. 

Agora que você conhece todos esses benefícios, confira nossa lista com 6 jogos aquáticos que vão colocar seu corpo e de toda sua família para se mexer dentro d’água.

1. Mergulho explorador

É um jogo bem simples que toda criança já brincou e se divertiu muito na água. O objetivo é encontrar um objeto escondido no fundo da piscina. 

Primeiro, todos devem ficar de costas para a água. Em seguida, uma pessoa escolhida arremessa um item pequeno e que afunda.

Depois disso, basta esperar uns 20 segundos até que o objeto afunde completamente para que todos mergulhem ao mesmo tempo para procurá-lo. Quem achar primeiro ganha 1 ponto na rodada. Repita as rodadas 10 vezes e some os pontos, quem tiver mais objetos é o grande campeão do mergulho explorador. 

2. Passa a bola

Todos devem entrar na água e formar um círculo. Depois, um jogador lança a bola para cima em direção a uma pessoa. Cada um pode dar somente dois toques na bola antes de passar para o próximo. Quem deixar a bola cair sai da roda. A brincadeira continua até restar uma única pessoa.

3. Polo aquático

É como um handebol dentro d’água, a diferença é que no polo a bola só pode ser segurada com uma mão.

Sabendo disso, improvise dois “golzinhos”, um em cada extremidade da piscina, forme os times e se joguem na água para começar o jogo. É interessante fazer dois tempos de 5 minutos para que todos possam jogar, o time que ganhar continua jogando até que seja derrotado.

4. Vôlei de piscina

Monte uma rede no meio da piscina e forme duplas. Se a piscina for grande e tiver muitas pessoas para participar, faça times com 4 integrantes. Certifique-se de ajustar a rede numa altura que seja justa para todos os participantes.

Depois disso, o jogo segue as mesmas regras do vôlei de quadra.

5. Slackline sobre a piscina

A ideia é a mesma do slackline, o que muda é a fita, que, em vez de ficar presa entre duas árvores, fica entre dois apoios, um em cada extremidade da piscina.

É extremamente divertido e desafiador, pois ao mesmo tempo que é preciso atravessar toda a piscina em cima da fita, as quedas acontecem na água, rendendo tombos engraçados e acrobacias refrescantes.

6. Natação

Por fim, a natação. Trata-se de um esporte intenso, que exige disponibilidade física e fôlego, uma ótima opção para as crianças gastarem o estoque quase infinito de energia e os adultos se exercitarem sem risco de lesões.

Para transformar a natação em brincadeira durante as viagens para o litoral ou nos finais de semana na piscina, você pode fazer desafios como:

  • quem nada mais rápido de um ponto até outro;
  • quem consegue ficar mais tempo embaixo d’água; ou
  • quem consegue percorrer a maior distância mergulhando.

Pronto, agora você tem uma lista de jogos para se divertir em comunhão com seus entes queridos, curtindo ao máximo os dias reservados para refrescar o corpo e a mente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *