Eventos na cidade.

Eventos influenciam na economia de uma cidade?

Diversas cidades realizam eventos, a fim de gerar crescimento econômico em suas regiões. Vem entender como isso funciona.

Impulsionar o crescimento econômico de uma cidade é algo que todas as prefeituras se esforçam frequentemente para conseguir. Não somente as prefeituras, mas todas as empresas ali instaladas, de qualquer setor, seja ele alimentício, ou empresas que fazem a manutenção de cabo para panela de ferro, por exemplo. 

Porém, uma das possibilidades mais atrativas tem a ver com eventos (shows musicais, peças de teatro, jogos, entre outros), pois eles influenciam na economia de uma cidade. Sendo assim, se ficou curioso a respeito do tema, continue com a gente, pois falaremos mais a respeito.

Um pouco sobre esse tipo de caminho para movimentação da economia numa cidade

Organizar um evento lucrativo pode ser um desafio, dado o número de variáveis (tempo, confusão, todo o trâmite de ir atrás de patrocinadores e colaboradores e muito mais), mas o impacto econômico na própria economia local é realmente algo palpável, onde pode ser possível utilizar valores arrecadados para diversos fins de melhoria na cidade. 

Além de gerar receita adicional que se reverterá, dependendo da situação e dos lucros, a médio e longo prazo, os eventos trarão publicidade que desperta o interesse de quem está fora da comunidade, podendo assim, além de tudo, melhorar o turismo. 

Quando uma marca de rebocador elétrico, por exemplo, vai fazer um anúncio importante, é em um evento que eles expressam tudo isso. E, voltamos a repetir, se você está pensando em realizar um, é importante considerar o impacto econômico para outras empresas e para a própria cidade e fazer a sua parte. 

Se um local não conta com tantas opções de diversão, colocar-se à disposição para moldar algo do tipo uma vez por ano, é sinônimo de sucesso. Então, como garantir que essa festividade beneficie os resultados financeiros de todos? A lista que mencionamos abaixo lhe mostrará isso com detalhes!

Comidas em eventos

Impulsionando o crescimento econômico com eventos em alguns passos

  • Faça com que os outros te ajudem: Se ninguém sabe que o evento está acontecendo, é muito difícil impulsionar o crescimento econômico. Ou seja, faça como qualquer profissional do marketing e mostre-o para o maior número de interessados. Além de investir um dinheiro em publicidade online e offline, que tal recrutar pessoas para distribuir panfletos, por exemplo, em troca de entrada gratuita ou de um valor que caiba no seu bolso? Quanto mais isso for eficiente, mais provável de todos terem respostas positivas quando a data chegar. Reúna um grupo de moradores da região para discutir o evento, obter licenças e entender quais os avais precisam ser assinados. Quanto mais respeitoso for, maior a probabilidade de rentabilidade e geração de giro financeiro. Isso, no fim das contas, é tão imprescindível quanto a instalação de placa solar para economia de energia em uma residência;
  • Direcione a publicidade para empresas próximas: Para gerar fluxo econômico dentro da cidade, peça para divulgar as empresas interessadas enquanto anuncia os shows, por exemplo. Todos os que estiverem passando no momento desta fala, perceberão que aquela marca está atrelada àquele espetáculo;
  • Monte locais como praça de alimentação e chame os pequenos empreendedores do ramo: Muitas empresas locais também podem se beneficiar ao participar do evento. Junte-se a elas para oferecer ofertas e promoções que possam ser úteis e ajudar a impulsionar as vendas das mesmas. Com o fluxo constante de pessoas, as chances desses pequenos empresários conseguirem lucros importantes é vital;
  • Seja generoso: No final do dia, sua generosidade é fundamental para impulsionar o crescimento econômico. Dê seu tempo, energia e recursos para a comunidade ao seu redor. Sem o apoio deles, um projeto como este encontrará mais obstáculos do que o necessário e pode não ter o sucesso;

Essas dicas podem ajudar a garantir impacto econômico e social positivo naquela localidade. Não se esqueça também de acionar policiais e bombeiros e ter mangueiras de hidrante alocadas em pontos estratégicos. 

A segurança também gera tranquilidade para irem e virem. Embora os eventos atraiam pessoas de outras regiões, é importante adentrar nos costumes e tendências locais e não se esquecer de onde, de fato, vem essa ideia. Exceto caso o intuito seja fazer este distanciamento e homenagear um nicho específico ou uma cultura que pouco tenha a ver com a cidade.

Turismo, geração de renda e mais!

Mas não para por aí, pois podemos frisar determinados segmentos como o turismo, pois os eventos atraem visitantes para a cidade e ampliam a porcentagem de quartos de hotéis, restaurantes, transportes e etc.

E podemos ressaltar os investimentos que deverão ser feitos em relação à melhoria no asfalto, pintura das vias, reforça na segurança e apoios financeiros que somam possibilidades de empregos temporários e, quem sabe, permanentes. Isso inclui os já citados setores como turismo, alimentação e hospedagem.

Que tal falar da visibilidade? Eventos podem melhorar a visibilidade e imagem da cidade, atraindo novos negócios e, quem sabe, a curto e médio prazo, transformar o local em algo para visitação.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *