Evolução das marcas e consumidores

Evolução das marcas e consumidores

Você já parou para pensar como as marcas e os hábitos dos consumidores mudaram com o decorrer dos anos? Bom, se ainda não parou para analisar isso vamos fazer uma breve viagem no tempo, cerca de 30 anos atrás, no começo dos anos 90, os chamados jingles e propagandas que usavam cantores estavam em alta no mercado. 

Bastava um breve comercial na televisão com uma música chiclete que o público já comprava a ideia e chegava até a dar preferência para a marca que executasse essa ação, se você tem mais de 30 anos, com certeza deve ter alguma musiquinha dessa época que de vez enquanto se pega cantarolando enquanto toma banho, acredite, a publicidade atuava dessa forma e era algo extremamente marcante naquele sentido. 

Mas os anos foram passando, a tecnologia foi evoluindo e junto com ela, os consumidores também começaram a alterar seus hábitos de consumo e é claro, as marcas tiveram que acompanhar novas tendências. A internet foi ganhando força, e hoje um serviço que vende tubo de cobre para gás, teve que modificar a forma como interage com seu público, se adaptando às suas novas necessidades. 

Mas você sabe como está a evolução atual das marcas e do seu público? Consegue entender as mudanças que eles sofreram com o passar do tempo e o status que eles estão agora? No texto de hoje, iremos abordar tudo sobre esse tema, bora conferir? Então vamos lá!

Uma ida ao passado: baixa concorrência e persuasão em alta

Para entender melhor a evolução das marcas e dos consumidores, temos que antes dar uma breve volta ao passado e entender melhor como era o comportamento das pessoas antigamente e é claro, como uma empresa se comportava.

Até o começo dos anos 2000 ou até mesmo a década de 2010, os consumidores e as marcas atuavam de uma forma muito diferente do mercado, em um passado não tão distante, a concorrência não era tão grande, existiam poucas opções mercadológicas, e as grandes marcas sempre acabavam ganhando a preferência do público. 

Pela ausência de competitividade e os meios de comunicação limitados ao rádio, televisão e jornal, tudo acontecia de maneira limitada, e o consumidor era quase que obrigado a comprar aquilo que ele via nas propagandas, além disso, o poder de persuasão era muito alto. 

Com jingles viciantes e grandes figuras envolvidas em projetos como “garoto(a) propaganda”, o foco era praticamente unilateral, o que tirava um pouco o poder de compra do cliente, que se contentava em uma relação bem simplória: via a propaganda na TV e comprava o produto, simples, prático e direto ao ponto. 

Evolução das marcas e consumidores
Evolução das marcas e consumidores

Humanização: pessoas querem se conectar com pessoas

Com o passar dos anos, o comportamento dos consumidores foi mudando cada vez mais, e nos dias de hoje, podemos destacar que os clientes estão muito mais humanizados e querendo enxergar a marca como algo além do que aparenta ser. 

As pessoas não querem mais comprar um conector m12 apenas por necessidade, mantendo um vínculo frio e uma transação rápida, a nova leva de consumidores busca algo diferente da marca: uma relação mais humana, afinal, as pessoas querem se conectar com outras pessoas. 

Sendo assim, o atendimento humanizado, a abordagem vinculada a entender problemas e encontrar soluções, e o esforço da marca em trazer conexões sinceras e profundas, acaba sendo visto como prioridade, a relação de compra e venda não é mais como era antes, e o consumidor busca cada vez mais, ter uma conexão antes de tomar qualquer tipo de decisão. 

Os valores estão muito mais em alta

Assim como a humanização de uma marca é colocada em cheque, os valores também estão em alta dentro do mercado, o usuário antes de se tornar cliente quer saber tudo sobre aquela empresa, entender se ela transmite segurança, qual é o seu posicionamento, quais causas sociais ela apoia, e por aí vai. 

O termo branding nunca esteve tão forte no mercado quanto agora, e a necessidade de entender os valores da empresa e todos os seus detalhes, sem dúvidas, é algo que acontece de maneira constante. 

A nova onda de consumidores quer algo que se conecte com eles, que agregue valor, e que principalmente tenha uma boa imagem dentro do mercado, que seja ativo em causas sociais, que apoie a sustentabilidade, e que faça a diferença no mundo, acredite, o posicionamento da marca é tão crucial quanto a qualidade de seus produtos. 

Diversidade de escolhas e amplas opções no mercado

Uma das grandes mudanças presentes no mercado atual é a verdadeira diversidade de escolhas e as amplas opções que temos na atualidade, lembra quando falamos que muitas vezes as coisas no passado se limitavam a uma ou outra marca?

Hoje em dia, tudo está diferente, e se você pesquisar sobre placas Fotovoltaicas, vai encontrar diversas opções para poder conhecer e escolher aquela que mais condiz com as suas necessidades, o mercado está polvoroso e cada vez mais concorrido, o que torna a decisão de escolha do usuário, algo muito mais importante para ele. 

Com tantas opções, marcas de pequeno porte conseguem se destacar e encontrar um “local ao sol”, enquanto grandes empresas veem concorrência árdua para continuar brilhando, quem sai favorecido é justamente o cliente, que pode optar por comprar produtos de uma marca que ele realmente se identifique. 

A internet como o centro de tudo

Sem dúvidas, tudo que falamos acima só existe e acontece da forma como listamos devido ao “boom” da internet, a evolução tecnológica que vem acontecendo desde o começo dos anos 2000 ajudou a mudar completamente o hábito dos consumidores e até mesmo das marcas. 

Com diversos novos canais de comunicação, a internet abriu alas para que fosse possível divulgar seu filtro de carvão ativado de maneira muito mais simples do que por veículos tradicionais, também foi graças a ela que novas empresas se instauraram nascendo dentro do virtual, outro ponto que começou a ser cada vez mais forte. 

Hoje, todas as operações têm pelo menos um dedo do virtual, seja no descobrimento de novas marcas, seja na própria compra que é feita online, no relacionamento estabelecido, no consumo de conteúdos, enfim, a internet com certeza está no centro de tudo e é crucial para a evolução das marcas e dos consumidores. 

O que o futuro aguarda para as marcas e consumidores?

O futuro é promissor e promete ser ainda mais evolutivo, então já separe uma caneta, uma folha de papel para entender todas as mudanças que o futuro reserva, e acredite, serão muitas!

É preciso ficar de olho cada vez mais nas novas tecnologias, como NFTs, realidade virtual e aumentada, moedas virtuais, metaversos, inteligência artificial, e por aí vai, a tendência é ter um mercado cada vez mais dependente da tecnologia, com marcas e consumidores que usam e abusam delas. 

Por tanto fique de olho em novas tendências, abrace o futuro tecnológico, e comece a usufruir de novos recursos se adaptando às necessidades que o próprio mercado exige. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos e familiares, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *