sentado

Ficar sentado muito tempo faz mal?

É normal que nos dias de hoje alguém passe grande parte do seu dia sentado, seja porque está trabalhando, vendo televisão ou até mesmo estudando para escola ou faculdade.

Mas mesmo que isso não pareça nada demais, essa prática constante pode provocar uma série de problemas à saúde dessa pessoa.

É possível falar com diversos médicos que vão concordar em dizer que o ato de ficar sentado por muitas horas no dia ao longo dos anos é a causa de doenças terríveis.

Por isso, mesmo que uma pessoa trabalhe sentada o dia inteiro em uma empresa de agente de portaria, ela deve buscar dicas para se prevenir de certos problemas que isso pode causar.

Com isso em mente, o artigo a seguir mostrará aos leitores que ficar sentado muito tempo pode fazer mal à saúde, apresentando os problemas que isso pode causar. 

Além disso, listará uma série de dicas que podem ajudar as pessoas que precisam ficar muito tempo sentadas no dia a dia.

Problemas causados por ficar sentado muito tempo

O estilo atual de pessoas no mundo todo as obriga a permanecer sentadas por muitas horas do dia, e para quem se pergunta se ficar sentado muito tempo faz mal, a resposta é sim.

Esse hábito pode ser o responsável por causar inúmeros problemas de saúde em uma pessoa que, mais cedo ou mais tarde, precisará de um tratamento de fisioterapeuta domiciliar.

Conheça a seguir alguns dos maiores problemas que uma pessoa que passa a maior parte do tempo sentada em um sofá ou em uma cadeira de escritório pode desenvolver ao longo dos anos.

Problema na coluna

Se uma pessoa fica sentada por tempo demais, os músculos que estabilizam a sua coluna assim como do abdômen e da lombar ficam muito mais relaxados.

Com isso, a pressão sobre a coluna aumenta muito e os resultados são dores terríveis na coluna e que em outros casos podem desenvolver problemas bem mais graves

Sobrepeso ou obesidade

O sedentarismo é uma possibilidade enorme para pessoas que passam muito tempo dos seus dias sentadas, um corpo que não se movimenta gasta poucas calorias e aumenta as chances de sobrepeso.

Passar muito tempo sentado também deixa o metabolismo do corpo bem mais lento, o que além de levar a quilos a mais aumenta as chances de obesidade e o desenvolvimento de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Má circulação

Quando uma pessoa se senta, os seus vasos sanguíneos são comprimidos, isso atrapalha o sangue a circular direito, como se uma divisória de vidro para consultório estivesse em seu caminho.

Essa má circulação atrapalha a produção de hormônios e de nutrientes que o corpo precisa, aumentando assim a sensação de cansaço e de fadiga, podendo até causar proezas graves como trombose.

Diabetes Mellitus

Além dos problemas já citados, ficar muito tempo sentado pode causar o acúmulo de gorduras no abdômen, o que pode ser muito grave.

Isso porque esse processo aumenta as chances de substâncias inflamatórias afetarem os órgãos causando problemas que geram a diabetes ou diabetes mellitus.

Problemas nas articulações

Ficar sentado por muito tempo também pode causar problemas nas articulações,  isso ocorre principalmente com pessoas que trabalham na frente de computadores em uma mesa para escritório plataforma 4 lugares.

Quando a pessoa fica sentada mantendo as articulações estendidas ou flexionadas por muitas horas para digitar as articulações podem acabar sendo seriamente comprometidas.

Dicas para pessoas que ficam muito tempo sentadas

Depois de conhecer os maiores problemas de ficar sentado por muito tempo ao longo dos dias, chegou a hora de descobrir dicas que podem ajudar a evitar o desenvolvimento desses problemas, são elas:

Trabalhe um pouco em pé

Uma das maiores ajudas para evitar o desenvolvimentos das doenças já citadas é tentar trabalhar um pouco em pé, ou tirar uma pausa para levantar.

Tente manter as proporções justas, ou seja, para cada 1 hora que trabalhar sentado, trabalhe 1 hora em pé. Com a ajuda de mesas reguláveis, é possível ter sucesso ao trabalhar com esse tipo de estratégia

Ao trabalhar em pé por um tempo a circulação pode voltar ao normal, os músculos podem trabalhar e não ficam comprimidos.

Tenha móveis reguláveis

Como mencionado acima, contar com a ajuda de móveis com encostos e com altura regulável pode ser o diferencial na hora de evitar problemas que ficar sentado causam.

Os móveis ergonômicos como cadeiras e mesas de escritório estão se tornando cada dia mais comuns em empresas e até mesmo em home office

Além da altura, é essencial regular o encosto, pois cada pessoa se sente confortável de uma maneira diferente ao apoiar sua lombar e cervical, seja em cadeiras de escritório ou em cadeiras para lanchonete madeira.

Por isso, defina a melhor regulagem de altura tanto para a mesa quanto para a cadeira para manter uma boa ergonomia no trabalho.

Se alongue pela manhã

Mesmo que a maioria das pessoas não tenha costume de fazer alongamentos pela manhã, eles são essenciais para uma qualidade de vida melhor.

O alongamento ajuda muito na circulação do sangue pelo corpo e também ajudam a evitar que os músculos sofram lesões ao serem utilizados inesperadamente.

Esse é o maior motivo de atletas e esportistas no geral estarem sempre se alongando antes das suas atividades físicas e até mesmo depois delas.

Esse tipo de aquecimento para os músculos ajuda muito a se preparar para situações que podem acabar sendo mais estressantes.

E muito tempo sentada acaba sendo uma situação de estresse para os músculos, por isso o alongamento pode ajudar a prevenir esse estresse.

Não trabalhe mais do que o necessário

Todos os problemas já citados também podem ser prevenidos se as jornadas de trabalho não forem tão longas quanto costumam ser.

Muitas vezes as pessoas querem adiantar serviços como uma campanha para vender uma nova banqueta para lanchonete ou se mostrar eficiente para seus gestores e acabam ficando muito mais no trabalho do que deveriam.

Mesmo que longas jornadas de trabalho pareçam produtivas, o prejuízo que elas causam à saúde anulam todos os benefícios que podem trazer. Por isso não ultrapasse os limites que seu corpo tem. 

Invista em bons móveis

Além de se atentar para a compra de móveis ergonômicos é essencial garantir que eles tenham uma boa qualidade, pois isso influencia também no bem-estar de quem os usa.

Além das regulagens corretas a cadeira deve contar com um assento macio e também vir com o certificado de qualidade dado pelo inmetro.

Além disso, a mesa também deve vir com uma certificação e com ajustes que permitam a pessoa a trabalhar tanto em pé quanto sentada.

Qualquer móvel que vá ser usado deve contar com a melhor qualidade possível, sendo uma uma preservação do móvel e da saúde no trabalho, tanto a empresa quanto o funcionário só tem a ganhar com isso.

Faça exercícios

O costume de praticar exercícios ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro, além de ajudar na produção de hormônios que ajudam a equilibrar a mente e evitar problemas mentais.

Para quem não pode evitar ficar sentado por muito tempo, amenizar os problemas que isso causa com a constante prática de exercícios físicos pode ser uma boa.

O indicado é a produção de atividades físicas de 3 a 5 vezes na semana, e para quem não tem muito costume, é possível iniciar com uma intensidade baixa para média dependendo de cada um.

Se for uma pessoa mais velha, por exemplo, que precise de enfermeira para idoso o indicado é fazer os exercícios mais leves possíveis, mas ainda manter uma rotina que se adeque a sua realidade.

Faça pausas programadas

Fazer pausas programadas é uma outra maneira ótima de evitar que problemas de saúde afetem as pessoas que ficam ou que precisam ficar sentadas durante todo o expediente todos os dias.

A cada 1h30 que trabalhar sentado criando o design de um andador de empurrar para idoso, por exemplo, faça uma pausa de 15 minutos e faça algo além de somente ficar em pé como:

  • Esticar as pernas;
  • Tomar água;
  • Tomar um café;
  • Ir ao banheiro.

O corpo precisa se movimentar, por isso nas pausas garanta que estará de pé para que o corpo ganhe equilíbrio e para que o sangue circule normalmente no corpo.

Cada pausa tirada é uma chance de ficar mais no trabalho, chegando com novas energias e mais eficiência e engajamento nos processos.

Considerações finais

Como visto, para se manter saudável e evitar que problemas como diabetes, obesidade, má circulação, entre outros, surjam no futuro, é preciso evitar ficar tanto tempo sentado.

Tente evitar ficar mais de duas horas assistindo televisão, jogando ou mexendo em computadores todos os dias, esse pode ser um ótimo começo.

Já no trabalho, siga as dicas passadas acima para que problemas futuros não atrapalhem sua saúde ou alguma outra área.

Levante-se e faça pequenas pausas, ande um pouco pelo escritório, trabalhe em pé, se alongue e pratique exercícios. Seguir essas e outras dicas pode ser a melhor escolha para a sua saúde a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *