Flywheel Marketing: conheça o funil de vendas e como aplicá-lo!

Você muito provavelmente já ouviu falar em funil de vendas. Trata-se de uma das metodologias mais utilizadas no marketing. Mas você conhece o Flywheel Marketing

Saiba agora tudo sobre esta alternativa ao tradicional e já conhecido funil e entenda possíveis novas maneiras de planejar suas estratégias de mercado.

O que é o funil de vendas

Primeiramente, vamos relembrar como é o funcionamento de um funil de vendas tradicional. Caso você não saiba, o funil de vendas é uma estratégia amplamente utilizada quando queremos classificar e estruturar a jornada de um cliente no mercado.

Para facilitar a explicação iremos utilizar um exemplo prático imaginando um ramo específico do mercado, o da manutenção de aparelho de pressão, para aumento da didática.

De qualquer forma, o funil é uma metodologia de estudo que se aplica em todos os momentos de uma transação comercial, desde o primeiro contato do chamado “visitante” com uma empresa até o fechamento do negócio.

O funil de vendas é dividido em 3 etapas: o topo, o meio e o fundo.

O topo do funil

No topo, o visitante descobre um problema a ser resolvido.

Utilizando o exemplo que citamos, imagine uma pessoa que precisa comprar solda tig inox a fim de realizar manutenções em sua fábrica. Então, ela tem o primeiro contato com determinada empresa que atua no ramo.

A empresa precisará transformar o visitante em um “Lead”, que é quando essa pessoa fornece seus dados e estabelece o contato.

Esse processo de transformação só é possível com a utilização de informações valiosas e conteúdo de qualidade, que deve ser fornecido pela empresa a fim de atrair e conquistar os visitantes.

O meio do funil

No meio do funil o visitante, agora um lead, reconhece o seu problema e começa a buscar uma solução. 

Seguindo imaginando nosso exemplo, após estudar o conteúdo de qualidade, fornecido pela empresa, o lead descobre que um dos produtos que precisará comprar é uma fechamento de sacada com vidro.

Nesse momento, a empresa deve trabalhar para realizar mais uma transformação. Agora, o lead deve ser convertido no chamado “lead qualificado”.

O lead qualificado é, basicamente, o cliente que passou a confiar na empresa e está prestes a fechar negócio, convencido de que isso é o necessário para solucionar os problemas que ele reconheceu ter.

Em nosso exemplo, esse processo será feito explicando todos os benefícios de utilização do produto e como ele é uma peça fundamental para atender à necessidade do consumidor.

O fundo do funil

Por fim, a terceira e última etapa do funil de vendas, se fundo. Nesse momento o lead qualificado se torna uma real oportunidade de venda. O papel da empresa é concluir a transação, fechar o negócio.

Nesse momento, todo o processo permitiu que fosse gerado um sentimento de confiança, uma relação sólida entre a empresa e os iniciais visitantes.

Por fim, é concluída a venda de algumas peças que serão úteis para as manutenções necessárias.

Além do produto para vedação, o trabalho de marketing da empresa foi tão bem executado e a confiança gerada com tamanha eficiência que o cliente também adquiriu material para montar uma balança médica digital, que auxiliará nos processos.

Este nosso exemplo mostra uma perfeita aplicação de um funil de vendas, deixando evidente que aliado à metodologia, houve todo um excelente trabalho de marketing, algo que impulsiona os negócios realizados.

O Flywheel Marketing

Agora que você já sabe tudo sobre o funil de vendas, vamos falar sobre uma alternativa ao método amplamente utilizado, o Flywheel Marketing.

Primeiramente, é válido mencionar que o Flywheel marketing foca em reter os leads e, ao contrário do funil que apresenta uma trajetória linear, esse método se baseia em um ciclo, para que se repitam os processos, com eficiência. 

Ou seja, aqui a efetivação da venda não é o ponto final do processo.

Um fato curioso é que o nome do método explica, de certa forma, o seu funcionamento. “flywheel” é nada mais que um volante de inércia, peça fundamental para gerar rotação em determinados tipos de motores. 

É possível também compará-lo com uma engrenagem, um disco que irá gerar energia continuamente.  

Logo, podemos pensar no Flywheel Marketing como um sistema sustentável, que deve agir continuamente e, as suas diferentes etapas “giram” constantemente.

O Flywheel tem o seu foco em interligar todos os pontos no processo de atração e conquista dos clientes. Inclusive, é exatamente nesse ponto que temos as principais diferenciações

Ao definirmos as ações desse método, podemos listá-las como:

  • Atrair;
  • Engajar;
  • Vender;
  • Encantar.

Apesar de apresentar semelhanças com o funil de vendas, afinal, ambas as metodologias são baseadas na jornada de compra, a atuação no Flywheel por parte das empresas deve ser diferente. Isso porque, como já dito, todos os processos devem ser contínuos.

Maneiras de conquistar os clientes no Flywheel

Vamos então entender como a atuação do Flywheel Marketing visa reter os leads com excelência, a fim de transformar o processo da compra em um ciclo.

O principal diferencial com relação ao funil de vendas tradicional é que, uma vez focado na experiência dos clientes, todos os processos são feitos de forma diferente.

Atrair

Ao atrair as pessoas, é necessário apresentar o seu negócio disponibilizando apenas conteúdos de altíssima qualidade, que sejam relevantes e, sobretudo, úteis. O potencial cliente precisa entender a necessidade dos seus produtos e serviços para a vida dele.

Para que isso seja feito com excelência, deve-se colocar em prática técnicas de SEO nas suas páginas, por exemplo.

Vamos supor que alguém interessado em realizar um evento em sua empresa pesquise por “Limpeza química”, a fim de obter um destes objetos para cobrir uma grande área ao livre. 

Para que você consiga atrair esse potencial cliente, é vital possuir o melhor conteúdo possível , que detalhe tudo o que ele precisa saber. 

E, para que esse conteúdo seja prontamente apresentado à pessoa, as aplicações de técnicas de SEO são essenciais para que sua página apareça nos primeiros resultados da pesquisa.

Engajar

Agora, engajar os consumidores é uma das partes mais essenciais do Flywheel Marketing, afinal, é através dela que se constrói a relação de confiança que irá permitir a efetivação de um ciclo no futuro.

Além da aproximação com o seu público, você deve incentivá-lo a interagir constantemente, dando feedbacks e sugestões sobre tudo o que lhe é apresentado. Usar canais de atendimento especializados, focados e personalizados é uma excelente opção para engajar.

Vender

Após a pessoa ser atraída, usando de diversas técnicas, chegou a hora de efetivar a venda. Após conquistar a confiança e engajar o potencial cliente, ele irá entender que as necessidades dele podem ser supridas pelos seus produtos e serviços e que a sua empresa é a melhor opção.

Encantar

Por fim, lembre-se de encantar o seu cliente, fazendo de tudo para proporcionar a melhor experiência possível durante todo o procedimento. Forneça atendimento de qualidade, sempre que necessário, solucione qualquer problema com eficiência e tire todas as dúvidas que possam surgir a respeito do produto e serviço durante todo o processo.

Fazer um programa de fidelidade pode ser uma opção viável, altamente utilizada em estratégias Flywheel.

Pense por exemplo em uma empresa focada na locação de equipamentos estéticos. Seus clientes, revendedores dos produtos, possuem épocas do ano em que esse tipo de produto é vendido com maior frequência, como datas religiosas, por exemplo. 

Um programa de fidelidade que oferecesse vantagens em compras recorrentes, assim como descontos nos períodos específicos, pode fidelizar um alto número de compradores.

Também é indicado criar um sistema de feedbacks, para avaliações dos clientes, a fim de corrigir possíveis erros no processo e repetir os acertos.

Como o ciclo ocorre

Se todas as etapas forem feitas com cuidado, atentando-se às particularidades de cada cliente, os resultados devem ser positivos.

Após uma boa experiência de compra, é provável que o cliente realize recomendações a outros no ramo da sua empresa, podendo auxiliar na etapa de atração. Isso se deve principalmente ao engajamento e encantamento gerados.

Por fim, ao olhar para as etapas do Flywheel Marketing que listamos, tenha em mente que elas não ocorrem somente de forma linear. Para que o ciclo possa se concretizar é importante que as atitudes sejam interligadas durante toda a jornada de compras.

Os processos de engajar e encantar os clientes se inicia logo na atração, e também ocorrem durante a venda. Ademais, após a concretização da venda, você pode iniciar novos processos de atração, identificando outros problemas que o cliente possa ter.

Flywheel como alternativa

Ao contrário do que muitos podem concluir de maneira equivocada, o Flywheel Marketing não pretende extinguir a metodologia do funil de vendas. É preciso analisar o contexto e estudar qual das alternativas é a ideal para cada empresa.

De forma geral, o Flywheel Marketing pode até ser visto como uma evolução do funil de vendas e funcionar como uma alternativa para ele em muitas situações. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *