gengiva

Gengiva retraída: entenda as principais causas

Muitas pessoas acabam tendo medo de perder seus dentes para doenças como as cáries, mas subestimam problemas como a gengivite que pode levar o paciente a ter uma gengiva retraída.

Dessa forma, uma vez que esse problema acontece, o paciente pode acabar desenvolvendo muitos sintomas como a sensibilidade. 

Além disso, é importante saber a ameaça por trás das gengivas retraídas, uma vez que elas são um tecido importante para a proteção dos dentes. 

Ou seja, uma vez que elas se encontram danificadas, isso significa que os dentes também acabam mais suscetíveis a inúmeras doenças, como por exemplo a cárie. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a retração da gengiva, o motivo pelo qual isso acontece, quais os sintomas e consequências desse fator. 

Além de entender como tratá-lo e evitá-lo para que possa passar longe da necessidade de fazer um implante dentário e assim, ter um sorriso sempre saudável e estético. 

O que é a retração gengival e quais são os sintomas?

Caso nunca tenha ouvido falar a respeito da retração gengival, tá na hora de entender o que é isso. 

Portanto, esse termo se refere ao deslocamento da gengiva em direção à ponta da raiz do dente, o que por sua vez acaba reduzindo ela de tamanho, que faz parecer com que os elementos dentários do paciente sejam maiores e alongados.

Nesse sentido, em casos mais extremos de retração gengival, a raiz dos dentes pode chegar a ficar exposta, o que por sua vez traz muito desconforto e dor ao paciente. 

Além de não favorecer a estética do sorriso, ao contrário de procedimentos como o clareamento a laser, por exemplo. 

Em suma, é possível então concluir que esse processo de retração da gengiva pode surgir de forma lenta e ir piorando com o passar do tempo, sem contar que esse problema pode chegar a afetar um dente, ou vários ao mesmo tempo.

Quais são as principais causas de uma Gengiva retraída?

Para responder corretamente a essa pergunta, primeiro é preciso saber que a gengiva faz parte do periodonto, que por sua vez nada mais é do que um grupo de tecidos que é responsável por proteger os dentes e fazer com que eles se mantenham presos na boca. 

Especificamente falando sobre a gengiva, individualmente ela é a principal responsável por proteger a raiz dentária, para que ela não sofra agressões do meio externo. 

Sendo assim, é de extrema importância que ela cumpra o seu papel e cubra os dentes, sempre na medida certa para que partes sensíveis não fiquem expostas. 

Com isso, uma vez que a retração gengival acontece, ela precisa ser tratada pela ortodontia invisível, e pode ter como causa uma série de fatores. 

Desse modo, confira a seguir algumas das principais questões que levam à retração gengival. 

  • Escovação com força;
  • Trauma na gengiva;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Ao analisar todos esses pontos, é preciso tomar ainda mais cuidado com a saúde bucal. Com isso, veja alguns métodos para tratar esse problema. 

Quais são os principais métodos para tratar uma Gengiva retraída?

Quando o assunto é realizar um tratamento para uma gengiva que já foi danificada, o primeiro passo sempre é buscar um profissional dentista, que pode ser alguém que entenda de facetas de resina, por exemplo. 

Isso porque, apenas o especialista consegue indicar o melhor tratamento. 

Entretanto, é possível afirmar quais são os procedimentos mais comuns nesses casos, que envolvem coisas, como limpezas profundas do gengival e enxerto. 

Esse por sua vez é um procedimento para tirar parte do tecido saudável do céu da boca ou o uso de um material de enxerto gengival para substituir o tecido perdido. 

Além disso, outros profissionais também podem realizar cirurgias com o objetivo de regenerar os tecidos perdidos, em casos muito graves, com um material colocado na área de perda óssea para ajudar a regenerar o osso e o tecido. 

Com isso, o tecido da gengiva se fixa nessa parte, em que um ou mais elementos dentários podem ter sido comprometidos. 

Quanto tempo em média demora a regeneração de uma gengiva?

De acordo com alguns especialistas, a recuperação da gengiva vai depender do paciente e de seus cuidados após o tratamento de regeneração devido à retração gengival. Entretanto, é possível afirmar que em média demora de 01 dia para a raspagem. 

Em relação a recuperação da periodontite, ela está completamente interligada com o tipo de procedimento realizado. Sendo que o tratamento clínico demora até 48 horas e o tratamento cirúrgico demora até 07 dias. 

Para saber mais, basta solicitar mais informações a um especialista dentista de sua confiança ou pesquisar por mais informações em qualquer navegador, assim como é realizado quando pessoas precisam saber sobre o valor clareamento dental.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *