Greenwashing

Greenwashing: o que esse termo significa ?

Nos dias de hoje o olhar das pessoas e dos consumidores estão cada vez mais voltados à natureza e aos impactos ambientais causados pelas organizações e pelas próprias pessoas, isso faz muitas empresas aderirem ao chamado greenwashing.

O greenwashing, que traduzido para o português seria uma “maquiagem verde” ou “lavagem verde”, é um termo que foi ficando muito famoso por ser dado a empresas que não aderiram à práticas sustentáveis mas que dizem que aderiram.

Muitas coisas podem indicar que uma empresa está tendo esse tipo de atitude, como quando ela muda seus processos de fabricação ou a composição dos produtos, mas continua representando um impacto negativo para o ambiente.

Para alguém que trabalha com fraldas infantis ou só está atrás de uma marca consciente para adquirir um serviço ou produto é de extrema importância conhecer o greenwashing.

A seguir explicaremos mais sobre o que é greenwashing, mostraremos pontos que podem ajudar um consumidor a identificar empresas que usam essa prática e como ela não favorece os negócios de uma organização em nenhum aspecto.

Definição de greenwashing

O termo greenwashing vem se tornando mais conhecido a cada dia no mercado, por ser muito usado por empresas que se dizem sustentáveis mas não estão nem um pouco preocupadas com os impactos negativos que causam no meio ambiente.

Em resumo é um jeito que essas empresas encontraram de não mostrar a verdade usando o discurso de organização consciente dentro e fora da empresa.

Isso se dá por meio de mentiras contadas para que o público se convença de comprar os seus produtos em virtude dessas falsas mudanças de posicionamento e de processos da marca.

No geral, qualquer empresa pode estar aderindo a prática do greenwashing de diversas formas diferentes e ter em mente que o conceito é totalmente e completamente não verdadeiro.

Uma companhia que adota essa prática raramente tem fundamentos para seguir com a mentira por muito tempo, pois ela causa muitas confusões internas e externas com os clientes e dentro da empresa.

Por exemplo, dizer que todos ou até a maioria dos seus processos estão sendo modificados quando na verdade nenhuma mudança de verdade foi ou está sendo feita e nada será apresentado aos consumidores.

Sendo aí que entram os profissionais que realizam consultorias para negócios que resolvemos tomar iniciativas sustentáveis. 

Um profissional dessa área saberá com certeza reconhecer se a empresa de lavagem a seco de estofados está praticando uma iniciativa verde real ou não.

Eles analisam as atitudes tomadas e se elas estão ou irão surgir algum efeito, ajudam a melhorar e a repensar posicionamentos além de ajudar na mudança de processos e materiais mais sustentáveis.

Mesmo que a prática não seja considerada um ato criminoso leva uma imagem muito negativa tanto para o público quanto para a lei, por conta da exposição que isso leva.

O que significa que se uma marca aumenta sua visibilidade por se relacionar com iniciativas ambientais e não se mostra sendo verdadeira em seus objetivos, acaba se mostrando uma companhia sem confiança e de falsa comunicação, perdendo sua credibilidade.

Essa falsidade na comunicação seja pelos meios tradicionais ou digitais pode acabar fazendo com que a empresa seja denunciada pelos consumidores e multada pela lei.

Formas de notar o uso de greenwashing

Como visto, existem diversas formas de reconhecer o uso de greenwashing em uma empresa, a seguir alguns dos pontos mais conhecidos para ter certeza de que uma marca faz o uso dessa prática.

1. Falta provas de novos processos

Pedir a apresentação das provas necessárias de novos processos sustentáveis é uma das maneiras mais conhecidas de saber se uma empresa está ou não está praticando o greenwashing.

Principalmente, para aquelas empresas que fazem questão de divulgar que estão aderindo a iniciativas sustentáveis por meio dos seus diversos meios de comunicação, seja online, por sites e redes sociais ou não.

Esse tipo de empresa é a que só foca em divulgar a notícia de sua mudança, mas não entrega uma prova de que seus produtos ou meios de fabricação não são mais nocivos ao meio ambiente.

A melhor maneira de tirar dúvidas sobre a veracidade de uma empresa verde é marcando presença nos meios de comunicação para perguntar a representantes da marca sobre provas de iniciativas sustentáveis na empresa de içamento de móveis.

Isso faz com que a empresa seja obrigada a apresentar as provas concretas e reais de processos sustentáveis ou que confesse que os anúncios são todos propagandas enganosas.

2. Modificações que não geram impacto

Em inúmeros casos, substituir o uso de algum produto ou substância por não conterem meios naturais na fabricação de produtos da empresa pode não mudar em nada depois que ela se consolida como uma empresa verde.

Uma companhia que trabalha com menos um ou dois produtos que não são ecológicos, por exemplo, pode ainda continuar levando males ecológicos com processos que não são sustentáveis.

O que quer dizer que mesmo que a empresa faça a mudança que prometeu, ela não surtirá efeito nenhum sobre os problemas ecológicos que a marca causa no ambiente.

Sabendo disso, no fim de tudo os processos da organização seguem sendo altamente nocivos ao meio ambiente mesmo que esteja divulgando o contrário.

3. Não mostrar conhecimento no assunto

O fato de uma empresa não ter informações precisas de como fazer campanhas sustentáveis com distribuição de ecobag personalizada atacado.

Por exemplo, pode indicar que não existem profissionais do meio sustentável no plano da sua estratégia ecológica.

Isso faz com que o uso do greenwashing na empresa seja mais fácil de identificar, por essa grande falta de informações relevantes para o público em relação a aspectos como:

  • Materiais e matérias primas sustentáveis;
  • Mudanças significativas;
  • Fórmulas ecológicas;
  • Exemplos sustentáveis dentro da própria companhia.

O que quer dizer que se uma empresa se diz sustentável mas não mostra as mudanças e os resultados dessas pseudo mudanças na organização sendo conduzidas, as chances dela estar praticando o greenwashing são grandes.

4. Não ter dados concretos e inventá-los

Por último, é altamente possível que as empresas que adotaram essa prática de greenwashing criem dados inventados sobre as suas iniciativas sustentáveis, o que com certeza pode dar uma imagem ainda pior para a organização.

Esse tipo de mentira acaba sendo facilmente descoberta e a companhia além de ter sua imagem manchada e perder sua credibilidade sendo boicotada por todos os consumidores, têm grandes chances de ter que pagar multas caras em relação a falsa publicidade.

Por isso, é importante entender os processos que deseja implementar em relação às mudanças ambientais na empresa de cristalização automotivas e buscar ser o mais fiel possível à sustentabilidade.

Popularização dessa prática

Inúmeras empresas vêm adotando o uso dessa prática hoje em dia, ainda mais depois que as pautas ambientais se tornaram tão presentes em todo o mundo após vários desastres ecológicos acontecerem.

Hoje em dia, diferente de antigamente, já existe a possibilidade do consumidor acessar as diversas informações sobre qualquer processo feito em uma empresa de serviços de coquetel de inauguração, por exemplo.

Entendendo os seus meios de trabalhar e conhecendo melhor cada produto que é usado nos processos, além de como funciona o descarte de resíduos, entre outros.

Diversas empresas novas estão ganhando destaque com essas propostas de consciência ecológica em todos os processos de uma companhia, seja ela na fabricação de produtos ou na prestação de serviços.

Isso vem trazendo uma inevitável comparação com relação a serviços de companhias antigas no mercado que não tem esse tipo de iniciativa em sua proposta comercial.

Isso faz com que muitas delas se sintam pressionadas a aderirem a métodos ecológicos e a passar a fazer mudanças nos seus setores, mas muitas delas acabam mentindo sobre essas mudanças ou não as aplicando da maneira correta por falta de conhecimento.

Uma organização que disponibiliza consertos de cabo de energia, por exemplo, e de fato tem o propósito de fazer a diferença, não deve em momento algum deixar alguns itens essenciais esquecidos, como a cultura organizacional voltada para a sustentabilidade.

A prática de greenwashing permite muito que uma marca a acabe promovendo algum produto com um novo rótulo dizendo que ele foi ecologicamente modificado mesmo não sendo verdade.

Porém, vale mencionar que muitos consumidores que estão ligados a causas ecológicas já sabem se atentar a marcas que estão verdadeiramente engajadas no sustentável e acabam escolhendo essas.

A popularização da sustentabilidade vem sendo tão grande que até em escola de criança elas já são ensinadas sobre formas sustentáveis de fazer as coisas.

Sendo assim, a preferência nos dias atuais não são escolhidas de uma hora pra outra, os consumidores têm uma gama de informações sobre sustentabilidade desde cedo.

O que faz com que o processo de diferenciar uma empresa verdadeiramente engajada de uma que apenas faz propaganda do assunto se torne muito mais fácil.

Considerações finais

Sendo assim, é de grande importância que as organizações que planejam se destacar no mercado profissional se mostrem adeptas as causas ambientais.

Além de mostrar as mudanças que são capazes de fazer em suas próprias linhas de produção em prol da sustentabilidade.

Tendo sempre em mãos as provas de suas iniciativas verdes e estando sempre dispostas a ajudar ainda mais o meio ambiente e as pessoas que nele vivem.

O greenwashing além de um termo para se referir às empresas que promovem falsas mudanças ecológicas, pode ser levado como um pseudo ato criminoso, trazendo uma retratação obrigatória da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *