frutas

Inclua as frutas no seu cardápio e alimente-se bem

Se alimentar bem é um processo que pode parecer difícil para algumas pessoas, principalmente quando é necessário incluir frutas e legumes no cardápio. Entretanto, esses dois alimentos são essenciais para o bom funcionamento do corpo e mente humana.

Ricas em nutrientes, as frutas, em específico, possuem muitas vitaminas que auxiliam no combate a algumas doenças, aumentando a imunidade e até mesmo ajudando a controlar o peso. Por isso é importante que elas sejam consumidas todos os dias. 

Inicialmente, pode ser difícil incluir as frutas na alimentação, principalmente com a correria do dia a dia em que, com tantos afazeres como procurar móveis escritório planejados, por exemplo, a alimentação acaba sendo deixada de lado. 

Porém, com uma boa organização e preparação, logo as frutas irão fazer parte do prato, entregando diversos benefícios que irão impactar de forma positiva o funcionamento do corpo. 

A importância de comer frutas

Cada fruta possui uma vitamina e outros nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo. Dentro delas há também bastante minerais, antioxidantes e fibras, elementos que promovem uma melhor qualidade de vida para o ser humano. 

Quando o corpo passa a se alimentar também de frutas, que devem ser incluídas em um cardápio rico em proteínas e carboidratos, ele recebe uma série de benefícios, como:

  • Mais energia;
  • Retardamento do envelhecimento precoce;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhor funcionamento do intestino;
  • Previne o surgimento de doenças.

Todos esses benefícios e muitos outros são adquiridos quando há a inclusão das frutas nas refeições do dia a dia, mesmo que ele seja repleto de atividades como a instalação de rede de proteção para prédios em construção, por exemplo. 

  1. Mais energia 

Muitas vezes o corpo humano fica fraco e a pessoa não tem muita vontade de fazer outras coisas além das obrigações do dia a dia. É claro que esse quadro de falta de energia pode estar relacionado com alguns problemas de saúde, mas as frutas podem ajudar. 

Com o seu açúcar natural, a frutose, esse tipo de alimento serve como combustível que promove uma maior disposição para o corpo, afinal, muitas frutas também são ricas em carboidratos, nutrientes que dão mais força e ajudam nas atividades do dia. 

Seja para ir a academia, realizar ensaio feminino externo, comprar roupas, trabalhar, correr no parque, em qualquer situação as frutas podem ajudar. 

As principais frutas energéticas mais consumidas e recomendadas pelos nutricionistas são:  banana, laranja, morango, uva-passa, kiwi, açaí e até mesmo a água de coco natural, que é feita com parte da fruta. 

  1. Retardamento do envelhecimento precoce 

Além de promover mais força, as frutas também agem contra o envelhecimento precoce, isso porque elas são ricas em antioxidantes, elemento que impede que as outras moléculas do corpo se oxidem e produzam radicais livres, o que leva ao envelhecimento. 

É muito comum encontrar em produtos cosméticos, por exemplo, que têm em sua composição vitaminas das frutas, como a vitamina C, que age na pele de forma anti-idade, reduzindo as linhas de expressões e outros pontos. 

E quando se consome a fruta, esse poder torna-se ainda mais poderoso, pois elas agem internamente, soltando dentro do corpo os peptídeos, ácidos e vitaminas. 

Para quem deseja retardar o envelhecimento, as frutas mais indicadas são: amoras pretas, uvas, laranjas, mirtilos, cerejas, mamão, abacaxi, framboesa, groselha e cranberry. 

  1. Fortalecimento do sistema imunológico 

O sistema imunológico também é um dos afetados positivamente pelos nutrientes das frutas, que o fortalece, evitando o aparecimento de doenças, como a gripe, que é bastante combatida com a ingestão da vitamina C. 

Esse fortalecimento ocorre porque as frutas, especialmente as cítricas, aumentam as propriedades anti-inflamatórias presentes no corpo, o que acaba gerando um combate às infecções. As frutas que mais possuem esse poder são: laranja, limão, abacaxi e morango. 

  1. Melhor funcionamento do intestino  

Um dos principais componentes das frutas são as fibras, que tem alto poder de regular o intestino, seja para prender ou soltar. Além disso, elas promovem a desinflamação do intestino grosso, processo chamado de diverticulite. 

Para quem sofre com constipação, as frutas mais recomendadas são: ameixa, acerola, figo, kiwi, abacate, mamão, tangerina, manga, melancia e pêra. Elas funcionam como uma espécie de laxante natural, ajudando a soltar o intestino de forma orgânica. 

Já para quem sofre com intestino solto, as frutas recomendadas são: caju, banana, jabuticaba e goiaba.

  1. Previne o aparecimento de doenças 

Por aumentar o sistema imunológico, as frutas já afastam o surgimento de doenças, principalmente as que são virais. Além disso, elas também melhoram a saúde porque ajudam a controlar muitas questões, como o colesterol alto e a taxa glicêmica. 

Esses resultados podem ser vistos na realização de exames de rotina, na coleta de saliva para exame. Torna-se necessário incrementar esses alimentos dentro da dieta para que a saúde do corpo melhore consideravelmente, evitando assim doenças leves e graves. 

Quantas frutas comer por dia

Para ingerir as frutas de maneira correta de forma que os seus benefícios possam ser adquiridos, é necessário mantê-las presentes na rotina alimentar e não apenas comer esporadicamente e esperar que o corpo absorva as vitaminas e já fique saudável. 

É como acupuntura cachorro coluna, tratamento que só irá fazer efeito se for realizado recorrentemente, por exemplo. 

E para que isso ocorra, para que as frutas sejam de fato aproveitadas, os nutricionistas e outros especialistas na área da saúde indicam que, pelo menos, três frutas diferentes sejam ingeridas por dia, ou seja, 400 gramas. 

A ingestão diária é muito benéfica e reduz o aparecimento de muitas doenças, além de dar mais energia para o corpo, como citado anteriormente. 

Entretanto, apesar da indicação ser três frutas ao dia, é importante ressaltar que esses alimentos precisam ser consumidos na sua forma primária, ou seja, caso a pessoa deseje bater a fruta para consumir como suco, ela não estará alcançando a meta diária. 

Isso ocorre porque quando a fruta se transforma em suco, ela acaba perdendo muitas fibras e nutrientes durante o preparo, o que já diminui o seu poder quando for ingerida. 

Porém, caso seja necessário comer esse alimento de outras maneiras, uma forma de driblar esse problema é aumentar o consumo de frutas, passando a comer uma ou duas a mais. 

Existem diversas receitas na internet que estimulam a inclusão desse alimento no cardápio que, como foi citado, precisa acontecer de forma recorrente assim como os outros tipos de tratamento, como a realização de exame toxicológico admissão

Como incluir as frutas no cardápio

Na hora de colocar as frutas nos pratos do dia a dia, deixar a criatividade rolar solta é o ideal. Fazer uma mescla de duas frutas ou preparar uma receita em que ela seja o elemento principal são formas de consumir esse alimento que é tão importante. As formas são:

Bater um suco ou vitamina, incluir nas refeições ou comer como sobremesa. Esses são os jeitos mais comuns e mais fáceis de colocar as frutas no cardápio, conseguindo assim fazer proveito dos seus benefícios. 

  1. Bater um suco ou vitamina

Como citado anteriormente, dessa forma a fruta perde boa parte dos seus nutrientes, mas isso não quer dizer que ela não possa ser consumida assim. Para atingir o valor diário de frutose, que é 400 gramas, o certo é adicionar mais fruta para compensar a perda. 

Além disso, um suco ou vitamina é uma boa forma de começar o dia ou de aproveitar a tarde, principalmente naqueles dias de verão em que o calor se faz presente. 

E para quem não é muito fã de frutas, é uma forma rápida de consumi-la, principalmente entre uma atividade e outra, enquanto espera o ônibus ou compra tela mosquiteiro para janela de alumínio, por exemplo. 

  1. Incluir nas refeições 

Outra forma é colocar a fruta dentro das três principais refeições. No café da manhã, ela pode ser combinada com iogurte e granola, ou com chia. Já no almoço, a fruta pode ir no prato, ao lado da comida ou na salada, como é o caso da manga muito usada nesse prato. 

Já no jantar, dependendo do que será preparado, a fruta também pode estar como um elemento ou ser ela própria o prato principal. 

  1. Comer como sobremesa 

Aqui, as frutas, principalmente as mais doces, assumem um papel divertido. Quando não são ingeridas sozinhas, elas podem ser incrementadas com creme de leite ou outros doces, mas com moderação. 

Considerações finais

Colocar as frutas dentro das refeições do dia a dia é um passo muito importante para cuidar da saúde do corpo e também da mente, pois elas promovem uma melhor qualidade de vida, fornecendo energia, melhorando a concentração e noites de sono. 

Para que isso ocorra da forma mais natural possível, existem diversas formas de ingeri-las, o importante é não esquecer de comê-las, principalmente com a correria do dia a dia, que é repleto de atividades, como comprar alarme monitorado 24 horas e muitas outras. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *