Instagram
Blog

Instagram: Aprenda como montar um Perfil Comercial

De grandes empresas, passando por comércios locais, pequenos negócios e até empreendedores individuais estão com os olhares atentos para o potencial que o Instagram tem para seus negócios. Os perfis comerciais estão no centro dessa discussão.

O interesse em atrair a atenção das empresas para o ecossistema interno do Instagram parece ser mútuo, isso porque cada vez mais usuários têm acesso às ferramentas próprias para essa finalidade na plataforma.

Em números atualizados, o Instagram já conta com mais de um bilhão de usuários ativos, e junto com essa imensidão de públicos a serem alcançados, a plataforma dispõe de informações e ferramentas capazes de oferecer tudo para uma estratégia de marketing. 

Com um grande público e largo acesso ao controle de métricas, dimensionamento de investimento, tráfego orgânico e outros benefícios, o Instagram virou uma presença óbvia para qualquer empresa que queira se dedicar ao meio online.

Grandes empresas colocam essa rede social como uma parte do seu planejamento de marketing, mas um pequeno negócio pode surgir diretamente das vendas e contatos feitos pela plataforma e lucrar muito apenas com a presença ativa no Instagram.

O que surgiu com um site para publicação de fotos, hoje é um hall com dezenas de funcionalidades, desde um marketplace, ou seja, espaços para a venda interna da plataforma, até um meio de divulgação interativo, de baixo custo e eficiente.

Sobram exemplos de empreendedores que começaram a sua carreira vendendo e divulgando produtos em seu perfil social e atualmente expandiram seus negócios para lojas físicas, cursos e até pequenas franquias lucrativas.

Com esse ambiente naturalizado, é mais comum que pessoas consumam cada vez mais pelos meios online, inclusive o Instagram. Atualmente, se calcula que ao menos metade da população brasileira já realizou compras online e esse número tende a crescer.  

O que é um perfil comercial feito no Instagram

O perfil comercial do Instagram abre uma série de possibilidades para que uma empresa desenvolva seu trabalho.

Mesmo que as empresas tenham começado de forma espontânea, a própria plataforma criou mecanismos para moderar o mercado e dar mais oportunidades.

De uma grande companhia de cadeira longarina 2 lugares que colocam o Instagram como parte de sua estratégia de marketing até um empreendedor que cria um negócio apenas com o Instagram, a rede social oferece benefícios para todos os tipos de negócio.

O ponto mais relevante é que o Instagram oferece um meio de comunicação com um público segmentado e engajado, além de dispor de ferramentas que vão agir como as opções do marketing digital interno da plataforma como impulsionamento de posts.

Para utilizar esse mecanismo para a sua empresa, é essencial saber como configurar um perfil comercial, bem como buscar conhecimento sobre as estratégias mais eficientes da rede social para o seu nicho de mercado.

Diferente da conta pessoal onde a proposta da plataforma é desenvolver apenas um espaço de interação com amigos virtuais ou mais próximos, as empresas podem utilizar o Instagram como meio de relacionamento e conversão.

Com o perfil comercial é possível explorar ferramentas com um alto valor de marketing. Conhecer métricas de alcance de publicações, visualizações do perfil, visitas, cliques valiosos e muitos pontos de interação com o público.

Empresas de som automotivo interno poderiam basear toda a sua presença digital em abrir caixas de perguntas diárias no Instagram e responder seu público. Essa é apenas uma das opções para gerar movimento em um perfil comercial e atender mais clientes.

A presença digital no Instagram, otimizada pela conversão da conta em perfil comercial, também se apresenta como um grande veículo de pesquisa de mercado. Através da plataforma, é possível rastrear hábitos e consumos da audiência e analisar estatísticas.

Assim como todas as estratégias de marketing digital, a presença no Instagram traz como benefícios a possibilidade de mensurar todo o investimento e o resultado obtido através de cada ação ou produção colocada na rede social.

Diferenças entre um perfil comercial e um pessoal

No começo, o Instagram tinha habilitado apenas um tipo de perfil e isso deixou um rastro até hoje. A humanização das empresas em estratégias digitais dos dias atuais é um reflexo da necessidade que elas tiveram de se parecer com um perfil pessoal para vender.

A grande questão é que um perfil pessoal pode ser encontrado por novos seguidores, mas em geral, é mais valorizado a interação com quem já está conectado e a privacidade. Para empresas, o ideal é que o algoritmo apresente a marca para cada vez mais pessoas.

Além disso, a principal vantagem de investir em um perfil comercial no Instagram para uma empresa de ensaio fotográfico de família é a possibilidade de consultar métricas detalhadas de cada publicação.

A partir dessas informações, que são oferecidas de forma gratuita, diferente de outras plataformas pagas de marketing digital, há a possibilidade de validar modelos de publicação que dão mais resultados, realizar testes e até utilizar esses dados para outros fins. Caso tenha dúvida, recorra ao auxílio de uma Empresa de Marketing Digital para que custos desnecessários sejam evitados.

Com esse relatório em mãos, a presença digital da marca tem um controle de resultados muito maior. Muito além de apenas produzir conteúdo, jogar na rede social e esperar o crescimento da empresa é preciso se atentar para alguns pontos.

Depois de fazer uma postagem o gestor do perfil de uma empresa de aluguel do aparelho criolipólise deve monitorar os resultados, interagir com a audiência, estruturar a estratégia para as próximas publicações e até promover as melhores postagens.

Muitas dessas informações não estão disponíveis para perfis pessoais e até métricas como curtidas já foram excluídas da visibilidade de perfis únicos para preservar a saúde mental.

O perfil comercial faz com que a empresa não sofra com essas alterações e aproveite os benefícios.

Com métricas e relatórios em tempo real, o poder de ajuste do gestor de marketing de uma empresa é muito maior, assim como a possibilidade de ação. O Instagram oferece uma gama completa de possibilidades de conteúdos e está sempre testando formatos.

Imagens, fotos, textos, carrosséis, vídeos curtos, stories, transmissões ao vivo e interações são as possibilidades que um empreendimento em perfil comercial pode utilizar para apresentar a sua marca.

Com todos esses benefícios é necessário que a configuração do seu perfil comercial seja feita da forma correta, seja para poder aproveitar das funções para contas comerciais ou para desenvolver um perfil atrativo que traga resultados consistentes para a empresa. 

Como estruturar um perfil comercial eficiente no Instagram

Quando se fala em ações de um gestor de marketing, é importante entender que muitas vezes essa função é acumulada pelo proprietário da empresa de Gestão de Frota. Com isso, o Instagram se apresenta como opção mais simples e viável.

Mesmo sem um grande conhecimento prévio da plataforma, obter bons resultados com processos simples e rápidos é possível.

Além do perfil no Instagram, é necessário criar uma conta no Facebook, que também pertence ao grupo Meta, para dispor de todas as funcionalidades.

Antes de mais nada, é preciso realizar alguns passos básicos de configuração da conta:

  • Realizar o primeiro login e preencher as informações pedidas;
  • Se direcionar para a aba de configurações do aplicativo;
  • Siga para as opções conta, depois clicar em “mudar para conta comercial”;
  • Preencher as informações adicionais;
  • Vincular a conta do Instagram a uma página no Facebook.

Quando um perfil de uma empresa de instalação de câmara fria cumpre todos esses passos ela se habilita para aproveitar de todas as funções de análise, publicação, impulsionamento e gestão do seu perfil.

Por fim, e ainda assim fundamental, é importante compreender que o seu perfil no espaço digital é uma extensão do ambiente físico da sua empresa. Por isso, é essencial manter o perfil atualizado, organizado e atrativo para o seu público consumidor.

Essa questão vai muito além da regularização e da configuração interna do perfil na plataforma. Questões como a foto de perfil, a biografia, os destaques, as postagens, o nome do perfil e todos os outros detalhes são importantes para compor a imagem da marca. 

Considerações finais

O mercado digital está cada dia mais se expandindo e se tornando mais atrativo para empresas de grande, médio e pequeno porte. Desde uma multinacional até um pequeno empresário do ramo de desmontagem e montagem de móveis pode e deve investir em redes sociais.

Nesse cenário, uma das opções de maior relevância é o Instagram, isso porque a plataforma oferece uma série de funcionalidades que internalizam a lógica de marketing digital e ainda oferece uma gestão mais ativa e simplificada.

Para dispor desse recurso, é necessário que o perfil seja criado ou configurado como conta comercial, assim, além do acesso a essas informações, também é possível gerir anúncios de tráfego pagos para o seu perfil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.