Jantar a dois: 4 receitas deliciosas para fazer em casa

Jantar a dois: 4 receitas deliciosas para fazer em casa

Sair para comer fora ou pedir um prato daquele restaurante que você e seu companheiro gostam é uma delícia. Embora, cozinhar em casa, além de ser mais em conta, é uma ótima forma de demonstrar carinho ou de construir intimidade, se vocês quiserem fazer todo o processo juntinhos.

 

Nenhum dos dois precisa ser masterchef para preparar pratos especiais e sair da rotina. Seguindo atentamente o passo a passo das receitas, costuma dar tudo certo. Só é necessário disposição e um pouco de amor. Aproveite para tirar os pratos de porcelana e aquele forro bonito do armário para montar uma mesa bonita. 

Maminha ao molho de cerveja preta

Esse é um prato com carne que não leva muitos ingredientes e fica digno de qualquer ocasião especial. Você pode servir com arroz branco e uma salada de folhas frescas. Simples e delicioso!

 

Você vai precisar de: 1 peça de maminha, 1 lata de cerveja preta, 1 pacote de molho de tomate (pronto ou caseiro), 1 pacote de creme de cebola, sal e pimenta a gosto.

 

Forma de preparo: dissolva metade do creme de cebola e metade da cerveja preta em uma panela de pressão. Acrescente a carne com a gordura virada para baixo, o molho de tomate, o restante da cerveja e do creme de cebola. Tempere a gosto, com cuidado para não ficar salgado. Cozinhe na pressão por uma hora.

Ceviche de peixe branco

Clássico da culinária peruana, esse prato é prático e sofisticado. Não vai ao fogo e combina muito bem com os dias de calor, pois pode ser servido gelado, acompanhado de um bom vinho branco. Fica perfeito com chips de batata doce (que dá para preparar na airfryer). 

 

Você vai precisar de: 600g de tilápia ou robalo fresco, 1 cebola roxa, 1 pimenta dedo de moça, coentro, sal, gengibre, azeite e alguns limões.

 

Forma de preparo: corte o peixe em cubinhos, cuidando para serem do mesmo tamanho. Retire as sementes da pimenta e corte em pedaços pequenos, assim como o coentro e a cebola. Misture o sal, um pouco de azeite, uma pitada de gengibre ralado e suco dos limões. Leve a geladeira por cerca de uma hora. 

Conchiglione recheado com ricota e espinafre

Essa é uma massa vegetariana, saudável e digna de qualquer bom restaurante italiano. Com a vantagem de ser um prato rápido e fácil de preparar. Harmoniza bem com um bom vinho tinto.

 

Você vai precisar de: espinafre, macarrão conchiglione grande, 1 quilo de tomate, 1 colher de açúcar mascavo, 1 pote de requeijão, uma cebola, 250g de ricota, azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Como finalização, queijo parmesão ralado para polvilhar por cima.

 

Forma de preparo: refogue a cebola em um fio de azeite até dourar e acrescente os tomates lavados e picados. Acrescente água, o açúcar (para tirar a acidez), sal, pimenta e deixe cozinhar por cerca de uma hora até formar um molho consistente. Se preferir, pode coar, mas rústico também fica delicioso.

 

Lave o espinafre e refogue em uma frigideira até que toda a água seque. Depois amasse com a mão para retirar o restante da água e pique. Misture com a ricota, acrescente o requeijão e tempere a gosto.

 

Cozinhe o macarrão até ficar al dente. Escorra e recheie com a massa formada da mistura acima. Depois forre uma assadeira com o molho de tomate, acrescente o conchiglione recheado, cubra com molho e polvilhe o queijo. Leve ao forno para gratinar e pronto! 

Ratatouille de forno

Preferem um prato que não leve ingredientes de origem animal? Esse ratatouille de forno, versão do clássico da culinária francesa, é fácil, vegano e tem um resultado surpreendente. Pode ser servido com pão, mas também vai bem com um simples arroz branco.

 

Você vai precisar de: 2 berinjelas, 2 abobrinhas, 1 pimentão, 2 cebolas, 2 tomates, 5 dentes de alho, azeite, sal, pimenta do reino e manjericão fresco.

 

Forma de preparo: lave e corte todos os legumes e a cebola em pedaços grandes. Disponha em uma assadeira, junte com o alho descascado e amassado, azeite, sal, pimenta e misture. Leve ao forno por cerca de uma hora, retirando a cada quinze minutos para misturar. Salpique manjericão por cima para servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *