Maneiras de controlar ou diminuir o peso dos cães e gatos

O sobrepeso é prejudicial para os pets, mas existem medidas simples que ajudam a controlar o peso e garantir a qualidade de vida deles

Assim como os humanos, os pets também lidam com o sobrepeso e a obesidade. Tudo depende da vida que levam e da ração oferecida, além, é claro, da idade do cão ou gato.

Mas será que os donos podem auxiliar o animal na perda de peso e a levar uma vida saudável? A resposta é sim e você pode incluir até mesmo um suplemento vitamínico na alimentação! Confira outras dicas:

Controle as porções de alimento

Um erro comum dos proprietários é deixar a comida à disposição do pet ou não controlar as porções, servindo o prato sempre que ele pede. O ideal é conferir na embalagem da ração qual a quantidade ideal diária para o seu cão ou gato, depois separar em porções iguais.

Por exemplo, um cão de porte médio que deve comer até 400 gramas por dia de ração pode ter suas refeições divididas em duas porções de 200 gramas.

Cuidado com os petiscos fora de hora

Os petiscos podem se tornar os grandes vilões da dieta, afinal, são uma forma dos donos recompensarem seus pets por um bom comportamento. No lugar de oferecer apenas os industrializados, opte por incluir frutas, mas apenas um pedaço.

Além disso, cuidado para não substituir o carinho pelo petisco. O cão ou gato pode estar por perto porque quer sua atenção e não porque está com fome.

Faça passeios regulares

Essa dica não vale para os gatos, afinal, se for para passear, eles preferem fazer isso sozinhos ou no colo dos donos. No entanto, para os cães a ideia é muito bem-vinda, sem contar que pode ser útil também para o dono.

Reserve um horário no seu dia para um passeio, se possível, faça isso duas vezes por dia. Coloque a coleira no seu aumigo e leve-o para conhecer o bairro.

Inclua brincadeiras diferentes

As brincadeiras ajudam o pet a gastar energia e, consequentemente, perder peso. Pense em trazer mais diversão para o dia dele. No caso dos gatos, brinquedos que estimulam o procurar e caçar, já para os cães devem incluir um pouco de corrida.

Além de entregar os brinquedos para o animal, tente participar da brincadeira. A ideia é ter mais momentos de interação entre dono e pet.

Sirva a refeição em horários fixos

Acostume seu pet com a alimentação em horários fixos. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e até aquela necessidade de comer tudo de uma vez só. Você pode dividir em duas ou três porções, um café da manhã, um almoço e uma janta.

Caso prefira apenas duas refeições, pelo tempo que passa em casa, pode oferecer uma refeição pela manhã e outra quando voltar do trabalho. Só se lembre de incluir a quantidade ideal para o peso e idade do seu cão ou gato.

Não dê restos de comida humana

Outro erro comum dos tutores é acreditar que apenas um pedaço de pão ou de bolacha não faz mal para seus amigos de quatro patas. O problema é que esses alimentos contribuem para o ganho de peso e não seriam ideais para a dieta deles.

Caiu um pedaço da sua janta no chão? O melhor é juntar e descartar, não chame seu cão ou gato para comer. Se for dar algo para ele como petisco, opte pelas frutas.

Ofereça suplementos vitamínicos

Os suplementos de vitaminas são indicados pelo veterinário e auxiliam nos casos em que o cão quer comer a todo momento. Muitas vezes o problema está na escolha da ração e ele está com falta de nutrientes, porém, acima do peso.

O suplemento vitamínico resolve isso e ainda pode ser um aliado enquanto você testa uma nova ração com seu companheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *