marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo para iniciantes

Muitos donos de pequenas empresas não se beneficiam totalmente do marketing de conteúdo. Alguns começam até com estratégias, outros não levam a sério o suficiente e há aqueles que desistem no meio do caminho.

Muitas vezes, empreendedores acreditam que estão extremamente ocupados, pensando que não têm tempo para fazer conteúdo estratégico ou, simplesmente, não entendem o quão fácil é em relação a outras iniciativas.

A realidade é que o conteúdo deve ser uma grande parte da estratégia geral de marketing digital de uma empresa de loja de freio automotivo, por exemplo.

Um conteúdo valioso pode, por exemplo, ajudar a encontrar um cliente em potencial mesmo com anúncios pagos pausados ou cancelados. 

Depois de conhecer os fundamentos do marketing de conteúdo, qualquer profissional responsável pelo marketing em uma determinada companhia será capaz de começar a desfrutar de um fluxo cada vez maior de novos acessos.

A internet tornou possível, para qualquer tipo de companhia, seja uma empresa de mão de obra temporária ou não, aproveitar os muitos benefícios de atrair os clientes certos sem gastar muito em publicidade.

Quando as melhores informações são fornecidas aos clientes, ou seja, algo que eles realmente precisam e estão procurando, os clientes perfeitos chegam até a marca com maior interesse pela compra ou conversão. Além disso, há indicação para outras pessoas.

As pequenas empresas têm uma grande vantagem sobre as grandes quando se trata de marketing de conteúdo.

Um conteúdo excepcional pode dobrar ou até triplicar o tráfego e as vendas porque é muito mais fácil obter um aumento significativo se está começando.

É por isso que ter um conhecimento prático de marketing de conteúdo e como usar esse tipo de estratégia dentro de um plano de marketing ajudará qualquer companhia a alcançar mais sucesso, até as que fazem sala planejada para apartamento pequeno.

O que é marketing de conteúdo?

Conteúdo não é algo que uma empresa escreve para apenas ter uma classificação mais alta no ranking de buscas ou produzir artigos longos. É expressar uma mensagem que dê valor para o público-alvo de uma marca.

O marketing de conteúdo trata de criar conteúdo com as informações que os clientes desejam e estão procurando. Para obter os benefícios desejados, o conteúdo precisa ter:

  • Informações valiosas;
  • Canal preferido dos leitores;
  • Com bom SEO;
  • Ser bem escrito e com boas referências.

Enquanto as pessoas consomem o conteúdo de uma marca, elas aprendem sobre a empresa, o que o torna uma ótima maneira de comercializar produtos e serviços vinculados, como cortina romana branca.

Um ótimo conteúdo estabelece confiança, reconhecimento da marca e lealdade enquanto aumenta a base de clientes. É um ganha-ganha imperdível para as corporações e para os clientes.

O conteúdo pode ser uma simples selfie de um dos clientes usando o produto ou serviço da companhia. Também pode ser uma série de postagens de blog explicando como fazer algo ou resolvendo problemas típicos que as pessoas de uma área específica costumam ter.

Outra possibilidade é fazer entrevistas por vídeo conversando com um especialista em um podcast ou programa do YouTube. E até mesmo postagens nas redes sociais contam como conteúdo.

Não é preciso criar o conteúdo por si só, caso a empresa que faz treinamento Nr 32 não se sinta confortável. É possível contratar um profissional para fazer conteúdo como terceirizado.

Ou, em casos mais raros, é possível selecionar o conteúdo de outra empresa ou de outra pessoa. Isso significa que o uso do conteúdo de outra pessoa terá atribuição ao autor original e permissão do mesmo.

E seja qual for o conteúdo, deve ser publicado onde o público-alvo está. Se as pessoas estão majoritariamente no TikTok, postar no Facebook não ajudará muito.

Uma boa estratégia de conteúdo, na verdade, foca no público-alvo e nos potenciais novos públicos que podem surgir pelo caminho.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Desenvolver um plano de marketing de conteúdo manterá a equipe responsável focada em produzir o conteúdo certo para atingir clientes e metas de negócios que envolvam até o objetivo de conseguir brindes, como adesivo freezer.

Metas

Definir metas mantém a equipe focada e oferece uma maneira de medir o sucesso dos esforços de marketing de conteúdo.

Os objetivos comuns são, por exemplo, aumentar uma lista de e-mail, gerar leads, conquistar novos clientes, fidelizar e melhorar a taxa de retenção.

Ao definir as metas, o próximo passo é se perguntar sobre os objetivos de negócio que fornece curso de comissario a distancia, que precisam ser alcançados a partir dessas metas.

Personas

Criar perfis ou personas de clientes refletindo e dando uma “cara” para os clientes ideais permite que a marca entenda mais a fundo o comportamento esperado dessas pessoas.

Basicamente, o conteúdo pode falar diretamente com eles quando há uma noção, por meio das personas, sobre os desejos, os pontos de atenção, os medos, os interesses e até os dados demográficos.

Saber em que região moram permite que se escolha a melhor plataforma e o melhor canal para alcançá-los. Conhecer o conteúdo que costumam consumir também indica qual tipo de conteúdo criar.

Concorrência

Saber o que os concorrentes estão fazendo ajuda a descobrir áreas em que uma determinada empresa pode fazer e atuar para sair na frente. 

É possível também retrabalhar as informações que estão usando e publicá-las de uma forma diferente para um público diversificado. No entanto, isso exige o máximo de cuidado por causa de direitos autorais e de trade marketing.

Dados

Analisar o site e as postagens já feitas é uma forma de deixar os próximos textos e conteúdos mais robustos e mais aderentes ao público consumidor.

O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta gratuita que mostra as páginas e os conteúdos mais visitados.

A partir disso é que se sabe quais tópicos e tipos de conteúdo os clientes gostam. Assim, sair do mais do mesmo e fazer diferente tornam o conteúdo mais convidativo, se distinguindo da concorrência.

Orçamento

É preciso analisar o orçamento ideal para um bom projeto de marketing de conteúdo e quais habilidades uma equipe de conteúdo precisa ter. O resultado disso varia muito de empresa para empresa, pois cada um tem uma realidade diferente.

No entanto, caso o orçamento seja uma pedra no sapato da empresa em relação ao marketing, uma alternativa, mais uma vez, é terceirizar a produção de conteúdo.

Planejamento

Grande parte das empresas que trabalham com esse tipo de marketing usam um calendário de conteúdo com um planejamento bem delineado. Pode ser semanal, mensal e até ter um anual. O que importa é ter a visibilidade dos conteúdos.

Um cronograma de publicação irá ajudar a listar os principais tópicos do seu conteúdo para manter um fluxo consistente das melhores informações e manter a equipe trabalhando em prol desse cronograma definido por todos. 

Criação

Os processos de criação de conteúdo permitem um fluxo de trabalho estabelecido e há no mercado ferramentas padrão para os membros da equipe manterem esse fluxo sem maiores problemas de organização. 

Criar, por exemplo, um resumo de conteúdo para cada parte, como um esqueleto, dá agilidade para recriar em cima. Isso garante que o processo seja rápido e eficiente em torno de atingir as metas estabelecidas.

O uso de freelancers ou agências pode reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade, mantendo um fluxo consistente de conteúdo.

Publicação

O lugar que uma empresa publica e faz seu marketing de conteúdo depende do tipo de texto, vídeo ou áudio e, também, da melhor maneira de alcançar os clientes ou potenciais clientes. Depois de publicar, é necessário pensar nas várias formas de divulgação.

Ou seja, saber se haverá postagens nas redes sociais, listas por e-mails, banner para barbearia e o uso de blog externos podem ser opções também. Para gerar mais alcance certeiro, os anúncios pagos são ótimas alternativas.

Considerações finais

Agora que o marketing de conteúdo já foi destrinchado neste artigo, mostrando sua importância para qualquer tipo de negócio que vise crescimento, é hora de aplicar na prática esses conceitos e essas dicas. 

Marketing de conteúdo é uma forma barata de gerar engajamento e dar posicionamento de marca para uma empresa que ainda está se estabelecendo. E mesmo para as companhias que já estão em estágio avançado, há um grande valor em virar autoridade em um assunto.

É isso o que as marcas precisam buscar para se diferenciarem umas das outras e criarem seus espaços dentro das suas áreas específicas.

Se colocar na frente de uma competitividade tão grande na internet é garantir cada vez mais clientes dentro da operação. Com certeza, esse é, senão o maior, o grande objetivo de uma companhia que preza pelo crescimento de suas estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *