marketing de guerrilha

Marketing de Guerrilha: 4 dicas para alavancar os lucros das empresas.

Todo empreendedor busca formas de expandir a marca e os negócios, e o marketing de guerrilha pode superar determinadas estratégias da publicidade tradicional e online. 

Pensada como campanhas que contam com estratégias que extrapolam as fronteiras do que é considerado normal dentro da publicidade, o marketing de guerrilha pode garantir que uma empresa alcance o sucesso almejado, com baixo custo e alto impacto sobre o público-alvo.

Muitas empresas em início de carreira, e mesmo as grandes corporações consolidadas, utilizam o marketing de guerrilha para alavancar os lucros e expandir os negócios. 

A criação de uma campanha voltada para essa estratégia, dentro do bom senso e da criatividade ilimitada, pode ser uma solução de baixo orçamento, o que ajuda a angariar melhores resultados sem a necessidade de um orçamento alto. 

O que é o marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha tem como base a promoção de bens e serviços, sempre apresentado de uma maneira incomum, mas ainda assim atraente e criativa. 

Essa abordagem tem como objetivo chamar a atenção para uma marca, um produto ou serviço de forma criativa, com apresentações que fogem do padrão e apelam, de alguma forma, ao humor e à diversão. 

Uma campanha voltada ao marketing de guerrilha tende a aumentar:

  • Destaque sobre a concorrência;
  • Exploração de mídias fora do padrão;
  • Formação de identidade corporativa;
  • Reconhecimento da marca.

Essa proposta foi apresentada por Jay Conrad Levinson, escritor e diretor criativo de uma agência de publicidade. 

A ideia inicial foi estudar a colocação de impressos em locais com um público-alvo em potencial, e com o tempo, formas criativas e eficazes surgiram, se transformando no marketing de guerrilha. 

O objetivo da publicidade, afinal, é conquistar mais clientes e aumentar as vendas e o lucro. No caso dessa abordagem, ela tem características específicas que a tornam um conceito à parte. 

Por que investir no marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha visa um público mais amplo, ou seja, não se restringe a uma segmentação, mas trata de uma abordagem abrangente, para permitir que o maior número possível de pessoas tenha contato com uma marca ou conheça um produto. 

No entanto, há de se considerar que essa estratégia tem efeito de curto prazo, ainda mais que a tecnologia, em particular as redes sociais, pode criar um aumento estrondoso nas visitas de sites, entre outros indicadores. 

Sem métodos típicos de promoção, como publicidade contextual, gerenciamento de comunidade e utilização das ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca, os resultados de longo prazo não devem ser considerados. 

Por outro lado, há o custo com publicidade mais baixo, pois envolve um investimento menor, ou até mesmo de forma gratuita. 

Esse menor custo ocorre porque se concentra mais no alcance do que na frequência, visto que a regra é tentar chamar a atenção dos clientes em potencial o quanto antes, da forma mais eficiente possível. 

4 dicas para um marketing de guerrilha de sucesso

Existem inúmeros tipos de marketing de guerrilha, pois obter alta exposição com um custo de investimento baixo pode ser considerado um amplo guarda-chuva de tentativas e possibilidades. 

Dessa forma, essa estratégia vem se tornando cada vez mais popular, e para levar benefícios aos negócios, ele deve ser implementar de maneira eficaz, 

Para isso, vale seguir 4 dicas rápidas para alcançar um marketing de guerrilha de sucesso.

  1. Localização e público-alvo

Sempre que possível, as campanhas devem ser bem pensadas em termos de localização para atingir o público-alvo.

  1. Autenticidade acima de tudo

Caso uma campanha tenha sido feita anteriormente, ou tenha semelhança, perde as características de marketing de guerrilha.

 Aqui, a autenticidade é o segredo primordial. 

  1. Exige planejamento

Para ser uma campanha de baixo custo, envolve tempo em etapas de planejamento, pois uma das principais características dessa estratégia é que ela não é escalável e replicável. 

Dessa forma, a execução precisa ser pontual e certeira. 

  1. Tempo é tudo

Uma campanha de marketing de guerrilha certeira acontece quando o público menos espera, ou seja, a surpresa faz parte da ação. 

Conclusão

Uma campanha voltada ao marketing de guerrilha é envolvente, exige menos custo e pode ser muito eficaz, se aplicado de maneira correta. 

Tudo que essa estratégia exige é energia, criatividade e imaginação, e tempo de execução. 

As táticas empregadas no marketing de guerrilha usam mídias não convencionais, muitas vezes em locais inesperados, com foco na estratégia de baixo custo e que causa uma impressão de alto impacto. 

Por fim, o marketing de guerrilha exige atitudes por vezes aventureiras, e mentalidade saudável para deixar os clientes confortáveis, mesmo fora da zona de conforto, com o intuito de criar um impacto memorável junto aos consumidores e ao público em geral.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *