marketing de performance

Marketing de Performance: como aplicar no seu negócio?

O marketing é o conjunto de uma série de conceitos que estão em constantes transformações. Com novos meios e formas de comunicação, se faz cada vez mais importante se atentar ao marketing de performance para basear os seus investimentos.

A evolução para o marketing digital fez com que os gestores tivessem acesso a uma gama muito maior de dados, estatísticas e métricas.

Se nos tempos antigos todo tipo de resultado era uma mensuração aproximada, agora dá para saber com exatidão quanto cada ação gerou para a empresa.

As estratégias atuais de marketing em geral giram em torno de três conceitos: marketing digital, marketing de conteúdo e o inbound marketing. Com cada vez mais evoluções desses conceito, o marketing de performance surge como mais uma opção para as marcas.

Com essa nova tendência, uma empresa de higienização de cadeiras estofadas pode direcionar suas ações de marketing a partir dos resultados obtidos. Essa possibilidade faz com que seja possível valorizar as iniciativas com um investimento até menor.

O marketing de performance é uma tendência em franco crescimento e de origem muito ligada à expansão do mercado digital. Por isso, em muitos casos, o que as pessoas no senso comum entende por marketing digital, na realidade é o próprio marketing de performance.

Entendendo o marketing de performance

A ideia de planejar as ações de marketing se baseando principalmente na performance das ações surge porque, em via de regra, esse é o principal quesito de sucesso para qualquer campanha. Toda empresa busca aperfeiçoar seu trabalho para aumentar os resultados.

A performance aqui não é só sobre gerar muito resultado sem projetar o quanto de tempo e até de verba que vai ser investido. Muito pelo contrário: essa vertente do marketing busca mensurar como aumentar a lucratividade das empresas a partir do marketing.

Quando os resultados são aumentados com a redução da necessidade de investimento, a margem de lucro cresce. Por isso, a busca de empresas por especialistas em marketing de performance cresceu em números consideráveis nos últimos anos.

Em geral, o marketing de performance é uma evolução dos tempos atuais, como a criação de um escritório virtual, ela gera mais resultado que os modelos antigos de marketing com menos aporte financeiro.

O foco principal desse modelo de divulgação é gerar resultados a partir do levantamento de dados e métricas relevantes para que as empresas alcancem seus objetivos da forma mais rápida. Esses dados podem medir tanto o faturamento quanto o número de acessos ao site.

O resultado dessas iniciativas vem justamente da análise dessas informações e de decisões mais assertivas, baseadas em dados colhidos até em tempo real. Ter a opção de retirar recursos que não geram resultados e alavancar ações lucrativas é o segredo desse sucesso.

O marketing de conteúdo também atua de forma complementar às outras ações de marketing. Uma empresa de ferragens para laje pode investir em marketing de conteúdo tomando as decisões inerentes dessa ação a partir de uma análise de performance.

Por que investir em marketing de performance?

A base do marketing de performance é a criação de ações de divulgação pagas e a sua manipulação a partir do desempenho delas ou da taxa de conversão. Essa conversão se trata de uma ação do público diante de uma oferta de valor.

Em configurações mais simples, é a compra em si do produto que está à venda, mas também pode ser a geração de um lead.

Ou seja, desde o cadastro de pessoas em uma lista de contatos em troca de conteúdos ricos, materiais relevantes, aulas ao vivo ou eventos disponibilizados de forma gratuita.

A quantidade de cliques em páginas do site institucional ou em landing pages, páginas de venda ou as curtidas, comentários e outras métricas das redes sociais, também podem basear uma campanha de marketing de performance.

Porém, é preciso tomar cuidado ao estruturar campanhas de marketing de performance baseada em métricas de vaidade, essas são as curtidas e outras formas de engajamento que são importantes sim, mas não geram retorno financeiro para a empresa.

Explorando um caso de uma empresa de divisória de gesso para sala que investe em redes sociais e tem uma verba para patrocinar um de dois posts, o primeiro com muitas curtidas e o segundo com menos engajamento, mas que gera organicamente um número maior de pedidos.

Baseado nas informações do marketing de performance que são gerados pelas próprias plataformas, o gestor poderá escolher qual decisão gera mais lucro ou qual é mais interessante para o momento do empreendimento.

O ponto fundamental para entender o marketing de performance incide sobre o processo de análise dos dados. Essa etapa torna essa modalidade de marketing tão lucrativa. A partir das informações, detectar falhas e gerar novas ideias baseadas em sinais da realidade.

Esse aperfeiçoamento, muitas vezes, acontece pela simples modulação do investimento nas ações pagas em um negócio que faz distribuição de bateria 60 hp.

Reduzir a verba de ações que não estão dando retorno e ampliar o montante das iniciativas de maior sucesso pode levar empresas a crescerem de forma exponencial.

As alterações em tempo real nas campanhas de marketing também valorizam muito o marketing de performance, resolver problemas ou aprimorar peças criativas rapidamente para economizar a verba de investimento.

A palavra que define os benefícios do marketing de performance é a assertividade. Essa vertente permite que as empresas possam investir com certeza de que estão investindo pelo menos no caminho correto porque tomam ações baseadas em dados concretos. 

Marketing de performance na prática

O marketing de performance acontece de forma mais comum nas plataformas digitais de divulgação e seus serviços de Ads, isto é, de anúncios pagos nos sites ou redes sociais que recebem o investimento em troca da configuração de conteúdo para um nicho segmentado.

Os benefícios dessa ação são os mais diversos:

  • Levantamento de dados sobre a audiência;
  • Expansão das marca;
  • Criação de uma base maior; 
  • Segmentação de público; 
  • Contingenciamento dos investimentos; 
  • Maior engajamento do público atingido;
  • Refino das peças criativas; 
  • Possibilidade de realização de testes; 
  • Aumento na taxa de conversão de compra.

Além de criar anúncios nas plataformas, monitorar resultados e modular investimentos, é preciso entender de forma completa como estruturar campanhas, sejam elas inteiramente focadas no marketing de performance ou que atuam em sincronia com outras ações.

Seja para uma influenciadora digital que vende um infoproduto, ou para uma empresa de copos personalizados metal, é preciso entender os elementos que compõem uma análise correta de métricas.

As plataformas oferecem muitas informações para que empresas norteiam suas ações e, quando temos tantos dados, é preciso um trabalho de curadoria em primeiro momento.

Esse será o responsável por filtrar as informações separando as mais relevantes e gerando mais eficiência na análise.

Como todo conceito de marketing existe uma sigla para os dados mais relevantes. Esses são os KPIs, do inglês Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Performance, que são:

  • As impressões e visualizações de conteúdos produzidos;
  • O número de cliques em páginas do site ou em landing pages
  • O engajamento nos posts de redes sociais e blogs; 
  • A geração de leads da campanha;
  • A aquisição de novos clientes.

Uma gráfica que produz agenda corporativa personalizada pode utilizar todas essas informações geradas automaticamente pelas plataformas digitais para basear as ações realizadas por seus gestores. 

Considerações finais

O marketing de performance se manifesta e entra em ação a partir do momento que uma empresa define objetivos e cria ações específicas para chegar mais próximas de alcançar suas metas no ambiente digital.

Essa vertente do marketing atual conecta elementos para acelerar o crescimento da marca.As ações são guiadas a partir de indicadores de desempenho das campanhas de tráfego pago.

Como é focado diretamente no resultado, o marketing de performance pula etapas e atinge diretamente o que mais importa para as empresas, que é o lucro.

Uma empresa de adesivo personalizado para vidro pode ganhar com a estratégia de marketing pago nos momentos bons e ruins. Quando as ações dão resultado, é possível investir mais com a certeza de que o resultado será maior.

Já quando as coisas não saem como planejado, as métricas indicam em tempo real onde estão os erros e possibilitam a retirada do investimento ou a correção, reduzindo as perdas nesse processo. 

Tudo isso graças à possibilidade de medir os resultados e calcular quanto pode ser investido em ações de marketing para valorizar e divulgar o produto de uma empresa.

A lucratividade de um negócio não vem apenas do aumento do faturamento, mas sim, da contenção de recursos que poderiam ser desperdiçados com técnicas que não levam o desempenho em conta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *