O que considerar ao escolher uma escola para os filhos?

Veja algumas dicas para decidir qual lugar seus filhos irão estudar 

Quando o assunto é educação são muitas as perguntas feitas pelos pais durante o processo de escolher a melhor escola para seus filhos como: “Qual é o tipo de educação que desejo para meu filho?”. Se você já passou ou está passando por esse período de escolhas, com toda certeza você já se fez essa mesma pergunta. 

Ao contrário do que é pensado, muitos centros metropolitanos não são vilões quando o assunto é educação. Escolher viver em São Paulo, por exemplo, pode ser muito positivo na hora de decidir a melhor escola para seu filho, uma vez que cidades grandes como esta oferecem várias opções de colégios e transportes.  

Escolhida a melhor cidade, o que não pode faltar para garantir a melhor escolha?

O financeiro é o principal ponto a ser levado em consideração, afinal, é importante ter conhecimento dos valores de mensalidade, quais serão os gastos com transporte, como será a alimentação oferecida pela instituição, etc.

Outro aspecto que logo pesa na decisão é o calendário escolar em paralelo a grade curricular e quais os materiais didáticos trabalhados naquelas escolas.

Mas não é apenas o financeiro e os métodos de ensino que devem ser levados em conta. A escola ideal é aquela que melhor conversa com a sua visão de mundo e suas ideias para o futuro de seus filhos. Por isso, separamos algumas dicas de ouro para ajudar você nesse momento decisivo. 

Semelhança com a família

Como o assunto aqui é educação, buscar uma escola que converse com suas ideias de mundo e sua maneira de educar é muito importante, pois a criança passará boa parte do seu dia naquele ambiente.

Outro fato que deve ser levado em consideração são os desejos de seus filhos. É muito importante buscar por escolas que ofereçam atividades voltadas para as áreas de interesse da criança. 

Existem escolas que visam métodos mais tradicionais de ensino, ou mais flexíveis, outras que a religião faz parte da grade escolar, entre tantas outras características… O ideal é sempre buscar aquela que melhor combina com a educação oferecida em casa. 

Ensino oferecido pela instituição

Não tenha receio de visitar as escolas antes de tomar sua decisão. Busque sempre conversar com os diretores e coordenadores pedagógicos, entenda como funciona o sistema de provas e avaliações daquela escola. É de extrema importância entender como serão passados os conhecimentos para seus filhos e se a maneira daquela escola é a que você considera ser a ideal. 

Existem escolas que oferecem inglês ou espanhol em sua grade, há também aquelas que usam métodos apostilados, outras usam como base do ensino, livros didáticos. 

Entender o que você deseja para seu filho na hora dos estudos é o primeiro passo para decidir qual o melhor sistema para suas necessidades.     

Localização

Cidades grandes possuem mais ofertas tanto no número de colégios como na diversidade de  transporte, porém muitas vezes a distância pode ser levada como critério de desempate na hora das nossas escolhas. A escola escolhida fica próxima a sua casa? Como será o deslocamento até o local? O caminho é seguro? Quais serão os gastos com transporte? A distância pode interferir no descanso e na alimentação do meu filho?

Essas são algumas das muitas perguntas que devem ser pensadas quando o assunto é localização da escola. Na maioria das vezes, os pais optam por escolas mais próximas de seus lares, uma vez que os gastos com deslocamento podem interferir diretamente nos gastos do mês.

Outra pergunta que merece ser destacada é o tempo de descanso. Crianças e adolescentes em idade escolar necessitam de ótimas noites de sono e tempo de lazer, por isso mapear as escolas presentes no seu bairro ou em bairros vizinhos pode facilitar na hora das pesquisas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *