trade

O que é Trade Marketing?

Ao realizar uma exposição estratégica dos produtos em um canal de vendas, essa ação é denominada como trade marketing. Ela acaba também tendo uma ligação com centros de distribuição usados por lojas de varejo. 

Essa ação gera, na verdade, a oportunidade de o consumidor poder visualizar em um melhor ângulo os produtos que estão sendo ofertados.

E isso, por sua vez, é algo que ajuda a dar uma visibilidade ainda maior para que esse modelo de marketing também gere um posicionamento de mercado à empresa. 

Criar um relacionamento com o consumidor é fundamental para que a atuação da empresa seja positiva em seu mercado, e quando isso ocorre a partir dos pontos de venda da marca, torna-se uma estratégia ainda mais importante. 

Porque são nesses pontos que a divulgação de uma empresa jardinagem e paisagismo pode conquistar seu espaço dentro do mercado, e com isso, seus consumidores. 

Para que a estratégia de trade marketing possa funcionar positivamente, é fundamental compreender sua importância no cotidiano de uma empresa, e, com isso, as formas de aplicação tornam-se mais fáceis de serem compreendidas. 

Ao se ter um bom trade marketing, há chances de que outras ações de marketing também possam ser utilizadas de uma forma positiva e, com isso, pode-se gerar um longo relacionamento entre consumidores e empresas. 

A importância do Trade Marketing a um negócio

Se uma clínica de fisioterapia em animais de grande porte, por exemplo, decide usar o trade marketing como parte do negócio, é possível destacar alguns pontos que são importante e que até mesmo que geram benefícios como:

  • Potencialização de vendas;
  • Melhora na percepção do público com a marca;
  • Auxilia no domínio de mercado;
  • Fidelização mais assertiva. 

Quando se usa uma estratégia como o trade marketing, é preciso que se tenha uma atenção, porque pode envolver não apenas um setor, como também outro: o fornecedor. 

O fornecedor é o que contribui para que o estoque de uma loja que usa o trade marketing não fique com produtos em falta, que refletem no seu nome no mercado e na qualidade de atendimento com o consumidor. 

Por isso, com a potencialização das vendas por meio do trade marketing, torna-se possível que haja uma produção elevada e até mesmo uma melhoria de acordos com fornecedores para que haja uma boa geração de lucro. 

Outro ponto importante que a estratégia oferece é a melhora que o público tem com a marca, tendo uma percepção mais apurada e fazendo com que a visibilidade dentro do setor de gesso acartonado para quarto seja elevada. 

Com esse foco mais apurado e com boas primeiras impressões, há um bom aumento de que o consumidor seja convencido de adquirir o produto ou serviço que é oferecido pelo negócio. 

E, com isso, se tornando um contribuinte para que haja uma dominação de mercado. Essa dominação pode fazer com que haja uma melhor exposição dos produtos da marca, o que gera uma maior elevação das vendas. 

Porque, ao se ter uma percepção de que os produtos estão bem expostos aliados com as estratégias de marketing, há grandes oportunidades para que haja uma maior venda e com isso, a dominação do mercado alinhada com uma fidelização. 

Os processos de trade marketing podem estar ligados com outras técnicas de marketing que a empresa realiza, contribuindo para que se tenha uma elevação na busca por chaveiro automotivo assim como de conversões para consumidores fidelizados. 

Ou seja, a importância que a técnica oferece para a empresa está diretamente ligada nas formas de como os produtos serão dispostos e, principalmente, para que essa disposição contribua para que eleve a relevância dentro do mercado e também a procura por eles.

Como aplicar o Trade Marketing?

Para que a aplicação do trade marketing em uma empresa de rede de proteção removível para janela basculante, por exemplo, possa ser positiva, um dos primeiros pontos dos quais devem ser realizados é conhecer as necessidades. 

Porque por intermédio destas informações e conhecimentos, a empresa não apenas sabe como desenvolver o trade marketing mas também como alinhá-lo com outras estratégias que estão em andamento ou passarão a estar. 

Uma gestão que compreende quais são as necessidades do mercado ou, então, internas, para desenvolver um produto com melhor qualidade, ganha bases mais sólidas para que possam atuar dentro do mercado. 

E, com isso, ela pode conquistar uma relevância, como uma visibilidade, que ajude as vendas e a fidelização mais acelerada do consumidor fazendo com que, deste modo, a chance de que ações presente e futuras apresentem índices positivos. 

Com todo o conhecimento, surge o momento para que se alinhe com os objetivos e ações que estão ou entrarão em andamento, fazendo com que os investimentos necessários e até mesmo uma percepção dos erros sejam maiores. 

Porque quando se alinha com outras estratégias de marketing ou que outros setores da empresa fabricante de prateleira de aço para mercado possui, é possível saber profundamente os gargalos e, com isso, solucioná-los do melhor modo. 

A partir de então, o trade marketing é elaborado ao negócio do melhor modo e buscando sempre fortalecer a presença do produto dentro do mercado com a ajuda de boas imagens, caso recurso digital seja usado, ou então um bom ponto físico. 

Para que durante a experiência de compra o consumidor possa ter um acesso total e até mesmo um atendimento humanizado com profissionais que possam solucionar suas dúvidas fazendo com que, assim, a empresa ganhe um reconhecimento. 

Embora possa alterar alguns pontos de um nicho para outros, até mesmo devido aos objetivos que são divergentes, quando o trade marketing é bem executado é possível que as metas sejam concluídas rapidamente.

Erros para evitar com Trade Marketing

Diante algumas estratégias de marketing, é possível que se tenham alguns gargalos durante a execução de determinados pontos que podem vir a ser prejudiciais quando se trata de vendas e posição dentro do mercado. 

Um dos principais erros que devem ser evitados é o fato de deixar a tecnologia de fora da estratégia. Essa ação faz com que a empresa demonstre não estar alinhada com as novidades que o mercado oferece ou que os clientes buscam.

Por isso, quanto maior for o uso de tecnologia dentro de uma marca, melhores se transformam seus resultados para conquistar boas posições diante das constantes concorrências. 

Outro erro que também deve ser evitado é quando a empresa não investe em criação de experiências, ou seja, se durante o processo o cliente não tiver um percurso que possa ajudar na fidelização posteriormente. 

A falta dessas estratégias podem complicar os objetivos da empresa de serem realizados, e com isso, não obtendo os números desejados dentro do mercado, assim como não tendo uma conversão que possa ser duradoura. 

Porque, quando um cliente é fidelizado a longo prazo com uma empresa especializada em teto de gesso, a oportunidade aumenta consideravelmente e faz com que os objetivos sejam positivos dentro do nicho. 

Um outro erro que também deve ser evitado trata-se do trade marketing é quando não há um planejamento para situações que o cliente é no formato B2B ou business to business.

Mesmo se tratando de um mercado que possa ser o modelo tradicional B2C, uma empresa que não oferece possibilidades para que outra possa comprar seus produtos acaba não desenvolvendo uma boa base no mercado. 

Isso porque essa relação também pode ser recomendada para outros negócios e com isso, fazer com que o trade marketing não ofereça resultados diferenciados para a marca. 

A falta de humanização também é um erro comum deste modelo de estratégia que deve ser evitado, porque por meio dessa sensibilidade e de um canal mais direto que o consumidor pode retornar como indicar ao ciclo social. 

O profissional especialista de Trade Marketing

Caso uma empresa especializada em saco plástico transparente com lacre busque por um profissional que possa ajudar na estratégia, as chances de que se tenha melhores índices são altas. 

Isso porque com essa ação torna-se possível que os planejamentos sejam mais assertivos e façam com que, deste modo, as oportunidades possam estar direcionadas para que sejam concluídas de forma positiva. 

Com o profissional também torna-se possível ter um alinhamento e compreensão maior de como unir o trade marketing com outras estratégias, fazendo com que deste modo o negócio possa ter resultados esperados. 

Esse investimento, porém, deve ser bem planejado pela empresa para que não atrapalhe em finanças futuras que possam gerar prejuízo ao negócio, assim como manter uma boa relação com outras partes terceiras que possam estar na estratégia. 

Considerações finais

O trade marketing é uma estratégia que pode envolver fornecedores e, se bem elaborada, contribui com a estabilidade da marca dentro de seu mercado de atuação. 

Por ser um modo de expor os produtos, é fundamental que pontos como a tecnologia sejam usados como aliados à técnica do mesmo modo que a humanização da estratégia em relação ao cliente também seja utilizada. 

Até mesmo o formato de B2B deve ser considerado a fim de que os clientes, sendo pessoas físicas ou  jurídicas, possam contribuir para que se tenha um destaque dentro do mercado e, com isso, também, bons resultados em relação à concorrência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *