O que fazer para aumentar a produção de colágeno da pele

Neste artigo voce aprenderá tudo sobre produção de colágeno da pele, e você verá o que precisa fazer para ganhar mais nutrientes

A composição da derme é mais de 70% formada por colágeno.

Presente em todo o nosso corpo, da pele aos músculos, o colágeno é uma proteína extremamente importante no nosso organismo e, quase sempre, associada à questão do envelhecimento.

Isso porque o colágeno está diretamente ligado à elasticidade e à firmeza da pele. O problema é que, com o passar dos anos, a produção desta substância pelo organismo humano vai diminuindo. É nesse contexto que surge a necessidade do uso de procedimentos estéticos e dermocosméticos, como o ácido retinóico.

 

Hoje você vai conhecer algumas das formas de aumentar ou manter os níveis de colágeno, de modo a melhorar a aparência das unhas, cabelos e, é claro, da pele.

O que é o colágeno?

O nosso organismo é composto por diversas substâncias e uma das mais abundantes é o colágeno. Quando nascemos, sua proporção é muito maior, sendo que a derme chega a ser composta por mais de 70% de colágeno.

 

É esta proteína que faz com que cada célula fique unida, mantendo a firmeza e a integridade de órgãos, vasos sanguíneos, músculos, cabelos, unhas e, obviamente, da pele.

 

Mas a partir dos 30 anos a produção natural de colágeno começa a cair gradativamente, deixando o nosso corpo mais flácido e propenso ao surgimento de rugas e linhas de expressão. É exatamente por isso que a indústria dermocosmética investe tanto em produtos que ajudem a estimular a produção de colágeno. 

 

Até o presente momento, não existe nenhuma fórmula milagrosa que pause o envelhecimento ou ainda que faça o corpo produzir colágeno em abundância. Entretanto, há alguns tratamentos à base de dermocosméticos, suplementos e mesmo alimentos que ajudam a manter um equilíbrio maior dessa proteína.

 

Alimentação balanceada

Pode parecer clichê, mas uma alimentação equilibrada ajuda, sim, a manter o seu corpo mais saudável e, consequentemente, aumentar a produção de colágeno. Alimentos ricos em antioxidantes são fundamentais para manter o organismo mais sadio e menos predisposto a vírus e bactérias, além de agentes estressores.

 

Sendo assim, inclua na sua dieta vegetais, frutas, proteínas magras e fibras, tais como feijão, lentilha, laranja, acerola, morango, carnes magras (de boi, frango e peixe), quinoa e aveia. A ingestão diária desses alimentos, bem como de água, é fundamental. Em todo caso, o ideal é ter a supervisão de um nutricionista.

Bons hábitos para produção de colágeno da pele

Outra indicação que tem diversos benefícios é a prática diária de atividades físicas, que ajuda a manter o corpo mais forte e flexível, além de ajudar a manter o peso. Existem, ainda, outros hábitos que influenciam tanto na nossa pele quanto no nosso organismo como um todo.

 

Dormir bem, evitar bebidas alcoólicas e não fumar são outra tríade que faz toda a diferença. Isso porque noites mal dormidas, o estresse e o abuso do álcool e do tabaco são fatores que predispõem a fabricação de radicais livres, moléculas que degradam o colágeno, incentivando o envelhecimento da pele.

Cuidado com a pele com colageno

O uso do protetor solar é outro cuidado que não pode ser deixado de lado, já que ajuda a proteger a derme contra a ação do sol. Uma rotina de skincare diária também é indispensável, pois deixa a pele mais limpa e estimula a renovação celular.

 

Para além da limpeza, o uso de produtos com ativos também influencia na questão do colágeno. É o caso da vitamina C, que ajuda a estabilizá-lo; do ácido hialurônico que, além de hidratar a pele, estimula a síntese desta proteína, assim como o retinol e do ácido glicólico, com a mesma função.

 

Lembre-se, porém, que o uso de quaisquer dermocosméticos deve ser feito com a supervisão adequada de um bom dermatologista.

Suplementação

Outra forma de ajudar a manter os níveis de colágeno no organismo é através da suplementação. O uso de colágeno hidrolisado é uma das alternativas mais comuns, mas o interessante é buscar a orientação médica de um dermatologista. Dessa forma, você terá mais segurança e, é claro, um melhor resultado.

https://www.youtube.com/watch?v=F3kfGxlCo4Q

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *