viagem

O que são produtos controlados?

Se você está precisando lidar com algum tipo de produto controlado é necessário ter uma certa atenção em pequenos detalhes. Afinal, eles não recebem esses nomes à toa, certo? Mas, o que são os produtos controlados e porque há tanta preocupação na utilização dos mesmos?

Falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo. Mas, vale lembrar que se possui a necessidade de obter qualquer desses produtos, poderá ter acesso aos mesmos a partir de uma licença. 

O que são de fato?

Esses produtos podem ser de diferentes origens. Por exemplo, há produtos controlados químicos ou explosivos. O que torna seu uso “controlado” é exatamente o risco que pode apresentar na segurança coletiva ou individual.

Graças a isso, toda a fiscalização do produto é realizada com bastante cuidado. É necessário avaliar bem a necessidade do comprador e, se possível, fiscalizar seu uso. Alguns desses produtos, em grande quantidade, podem ser utilizados para algumas ações ofensivas.

Em outras palavras, além dos produtos possuírem um caráter perigoso, que utiliza também pode ter segunda intenções. Caso não sejam manuseados por pessoas que tenham uma boa formação profissional, o problema poderá ser ainda maior.

Dito isso, a fiscalização é fundamental, mas depois disso é necessário também que exista um planejamento durante o uso.

Como planejar o uso dos produtos controlados?

Com certeza essa etapa é valiosa para quem deseja diminuir os riscos futuros. Fazer tudo antecipadamente irá garantir mais segurança. Então, é necessário planejar como os produtos serão utilizados, armazenados e até comercializados. 

Em muitos casos, também se busca prever os problemas que podem ser causados pelo uso incorreto. Assim se torna mais fácil realizar algumas ações caso tenha problemas. 

Dito isso, esses são produtos que exigem um cuidado real. A maioria das pessoas utilizam estão em busca de orientação de alguns profissionais para que tudo possa sair de acordo.

Falando mais sobre a fiscalização

Como dito acima, é necessário que exista uma certa fiscalização com os produtos. Assim, a Polícia Federal, o Exército e a Polícia Civil atuam nessa área. Cada órgão é responsável por determinado tipo de controle.

Continue a leitura para saber o que cada um pode fazer diante da situação da compra ou venda de produtos do gênero.

A Polícia Civil

Esse é o órgão responsável pela fiscalização de produtos químicos controlados. Existe uma divisão própria para esse tipo de ação, que é chamada de Divisão de Produtos Controlados e Registros Diversos. Você talvez a conheça por sua sigla, a DPCRD.

Importante saber que a fiscalização vai além do processo de compra e venda. Na verdade, é feita a fiscalização em sua totalidade. Ou seja, desde a produção há um certo cuidado com o que se busca.

Dito isso, para que qualquer pessoa possa lidar com esses produtos é trivial entender que eles podem ser perigosos. Ver a fiscalização como algo negativo não ajuda em nada. A segurança é para você também, vale lembrar! 

Ela acaba avaliando diversos fatores, então com certeza a Polícia Civil contribui com um ótimo trabalho.

Polícia Federal

Esse órgão também trabalha com produtos químicos controlados. Nesse caso, o objetivo é garantir que os produtos sejam bem utilizados pelas empresas. Assim, devem fiscalizar se o uso de cada elemento está dentro da legislação!

Assim, deve ser evitado ao máximo que exista qualquer tipo de desvio desses materiais para que possa ser preservada a segurança de todos. A fiscalização é de suma importância para qualquer área que deseja trabalhar com os produtos químicos.

Caso deseje obter algum que tenha relação com o órgão, saiba que no site poderá encontrar diversas informações, assim como é possível encontrar um FAQ para que algumas das suas dúvidas sejam tiradas.

O exército

E por último devemos tratar do exército. Nesse caso não há um trabalho com produtos químicos e sim com outros tipos de itens, como é o caso de armas, explosivos, munições e diversos outros que estão relacionados. 

O órgão fica responsável por toda a fiscalização. Desde o processo de fabricação ao transporte e venda do produto. Também oferece licenças necessárias para a fabricação do produto.

Essas são muito importantes porque todos que trabalham com a produção desses itens precisam manter ela em dia. Também devem seguir todas as normas impostas pelo exército.

Saiba que esses produtos são muito importantes para alguns setores e podem causar um grande prejuízo caso utilizados de forma errada.

Conclusão

Bem, isso é tudo que precisa saber sobre os produtos controlados. Caso seja necessário que faça a fabricação ou a venda dos mesmos, será notificado em qual categoria pertence. A fiscalização deverá acontecer para que a segurança de todos estejam em primeiro plano.

Lembre-se que apesar de serem produtos perigosos são de extrema importância para diversas áreas. Tanto o exército, como a Polícia Civil e Federal precisam realizar todo o processo de monitoramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *