padrão de consumo

Padrão de consumo: Saiba o que é 

Não é preciso muito conhecimento em psicanálise ou psicologia para entender que cada um dos seres humanos são indivíduos de hábitos, ou seja, a vida de cada um pode ser vista como uma repetição ou variação habituais, um deles é o padrão de consumo.

Esse rastreamento de padrões e lógicas podem servir para se entender hábitos pessoais ao organizar a vida financeira, ou em âmbitos coletivos, para analisar como o momento social interfere nos hábitos das pessoas.

Conhecer a realidade financeira de um grupo, a forma com que eles consomem, o horário que estão mais ativos e principalmente o que eles compram são informações muito valiosas quando aplicadas na realidade.

O padrão de consumo pode ser compreendido como a maneira que o consumidor está efetuando o consumo e quais variáveis afetam essa estrutura social e cultural. Com base nesses conceitos, é possível explorar gatilhos que favorecem a conversão de vendas.

Esse e qualquer outro padrão não são fixos, pois existem muitas questões que, mesmo que pouco, alteram a forma que um determinado público gere o seu dinheiro, entende as próprias demandas ou planeja a realização de desejos.

A tecnologia e recentemente a pandemia causaram mudanças drásticas na forma e no que as pessoas colocam o próprio recurso. Emergências fizeram os gastos diminuírem, ao passo que o mercado online cresceu vertiginosamente.

As mudanças ocorrem o tempo todo e podem mudar completamente diversos mercados ou causar atritos pequenos em mercados restritos. A análise desses pontos contribui para que gestores de empresas e de setores de marketing criem soluções hoje para questões futuras.

Quando se pensa em um cenário em que as pessoas passam mais tempo em casa, cresce também a presença de animais domésticos para animar o lar. Em consequência, aumenta a demanda do mercado por tela de proteção para janela basculante, e assim por diante. 

Do que se trata o padrão de consumo?

De forma geral, o padrão de consumo permite que uma empresa visualize um quadro do comportamento de consumo de um determinado público, quando, como, o que e por que ele realiza a compra de um produto ou contrata um serviço.

Essa avaliação considera pontos relacionados ao produto vendido pela empresa e também externos e indiretos, que afetam a demanda pelo produto ou o desejo e condição do público. Ou seja, é uma pesquisa profunda e completa sobre a situação atual do mercado.

O padrão de consumo pode não ser exato, principalmente por que, de forma geral, ele busca entender consumidores a partir de grupos que se relacionam por diferentes fatores, sejam eles de caráter econômico, demográfico e social.

Compreensão da saúde financeira, adaptação aos meios de comunicação e venda digital, faturamento mensal e classe social são análises econômicas. Idade, gênero, localização e moradia são dados demográficos e cultura, moda e influências são fatores culturais.

Como, geralmente, se tratam de hábitos referentes à pessoas físicas, esses elementos são pensados em empresas de contato direto com o público, denominadas B2C, sigla para business to consumers.

Contudo, também é possível analisar o momento de investimento que as empresas vivem em setores B2B, ou seja, business to business, como uma empresa de içamento. Nesse caso, são avaliadas as situações empresariais e as situações atuais e futuras da empresa.

Nesse ponto, já é evidente que, para entender o padrão de consumo, é preciso avaliar uma compreensão de tudo que social, econômica e culturalmente afeta o estilo de vida das pessoas, assim como a criação de um cenário social, com todos os elementos demarcados.

A percepção dessa questão com a relação do consumo é útil para empresas basearem decisões de produção, de segmentação dos produtos, definição de custo e também para estruturação de uma estratégia de marketing e vendas adequada à realidade.

Quando a realidade demonstra um aumento na compra de imóveis em detrimento da recorrência de contratos de aluguel, uma empresa pode investir mais em porta motorizada, já que as pessoas tendem a investir mais nas casas que vão morar por mais tempo.

Mensurar qual é o momento atual de um consumidor pode ser decisivo para acertar na campanha de marketing e na estratégia comercial. Existem situações em que os clientes podem gastar mais e outros em que eles estão com o orçamento mais apertado.

Para compreender o padrão de consumo, pode-se criar ações de interação com o próprio público e coletar informações de diversas formas, como:

  • Realização de pesquisas próprias; 
  • Análise dos dados coletados nas ferramentas de marketing; 
  • Consulta a dados públicos; 
  • Notícias que incidem gravemente sobre a realidade das pessoas.

A partir da conjuntura que esses dados reunidos apresentam, uma empresa de catraca flap pode modular a comunicação e mensurar a produção a partir de uma base material de informações que captam a realidade dos consumidores ou do mercado a ser atendido.

Sempre existiu a necessidade de investir nessa pesquisa para entender o padrão de consumo, mas a tecnologia transformou isso em algo obrigatório. Mais empresas do mercado estão buscando essas informações, que estão disponíveis com mais facilidades.

Além de estarem mais acessíveis, essas informações são ainda mais necessárias em um cenário cada vez mais dinâmico e que apresenta novos desafios para organizações a todos os momentos. 

Como a pandemia afetou o padrão de compra

Desde o mercado mais amplo e genérico até o específico mercado de Retifica de Virabrequim foram afetados por um acontecimento que parou boa parte da economia do mundo todo e gerou grandes mudanças, que foi a pandemia do Covid-19. 

Em março de 2020, o Brasil começou a sofrer os primeiros impactos da pandemia que antes mesmo dos cientistas e médicos entenderem o comportamento do vírus, mudaria completamente o convívio da humanidade.

O isolamento social foi a resposta para mitigar os casos de contaminação pelo novo coronavírus, e com isso, os hábitos precisaram se adaptar ao ambiente doméstico e ao suporte digital.

As pessoas fizeram pequenas reformas em casa, compraram aparelhos para fazer exercícios na sala, se inscreveram em cursos online, adquiriram mais apetrechos domésticos e passaram a se consultar com dermatologista particular a partir de consultas remotas.

Esse nível de isolamento não foi possível para uma fatia da população que, por sua vez, passou a se atentar muito mais com o consumo de itens de segurança e higiene para se proteger durante o tempo fora de casa.

Uma situação como essa também foi um momento de insegurança econômica, então um reflexo natural da pandemia foi a diminuição do consumo de produtos secundários para dar lugar a uma economia maior das contas pessoais.

Também houveram menos casos de pessoas que realizaram grandes alterações na vida, compras de carro, reformas, construções, novos empreendimentos e até mudanças foram postergadas, e quem empreende no ramo de Moto frete pode perceber isso.

Muitas empresas reformularam a comunicação e até processos produtivos para se adequar a demanda atual do mercado. A presença digital e o foco na utilidade atual, além da facilidade de compra e entrega, foram questões fundamentais para as vendas durante a pandemia.

Outro padrão de consumo que se consolidou com a pandemia deve estar cada vez mais presente no cotidiano das empresas e da sociedade são as entregas online. Seja de comida pronta de restaurantes, compras de supermercado ou até de outros produtos.

O cenário de isolamento da pandemia chegou acompanhado de uma expansão da tecnologia e da conectividade que pode comportar a demanda de entregas que explodiu durante o início da pandemia do coronavírus.

As empresas que analisaram mais cedo esse padrão de consumo chegou primeiro nesse mercado e garantiu seu espaço. A facilidade fez com que as compras online chegassem ao cotidiano das pessoas e se transformaram em um padrão real.

Com o aumento do índice de vacinados e com a redução do número de casos, o cenário epidêmico vai se afastando e esse novo momento traz um novo mundo para ser explorado com padrões de consumo renovados.

O que se sabe até o momento é que o receio ainda existe, o que segura o consumo, mas uma questão importante é a volta dos encontros com os amigos e parentes, maior trânsito pelas cidades, e também a demanda por um produto que acompanhe uma experiência. 

Considerações finais

O padrão de consumo é a reunião de hábitos de compra de um indivíduo ou de um grupo de pessoas, que é capaz de mudar de acordo com variáveis ligadas diretamente com um produto ou questões externas e indiretas.

Em especial mercados específicos, como cerca arame, são drasticamente afetados por mudanças econômicas, tecnológicas e sociais. Recentemente, muitas transformações foram geradas pela adaptação dos mercados aos desafios do Covid-19.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *