Playlist para skatistas

Movimento tem forte ligação com hip hop e bandas de rock

Surgido em meados da década de 1960 nos EUA, e ganhando projeção mundial nos períodos seguintes, o skate é um dos esportes mais associados à cultura urbana. E não é para menos, já que a prática envolve muita atitude, energia e incentiva a convivência entre pessoas de diferentes grupos sociais.

No Brasil, a história do Skate anda lado a lado com a da música, especialmente nas décadas de 80 e 90, onde as tribos urbanas começam a surgir, atrelando comportamento, moda e música como resposta ao contexto social no país.

Neste artigo você confere algumas das bandas que não podem faltar numa boa playlist para andar de skate, desde nomes obrigatórios na cena nacional, passando por clássicos do punk rock e bandas que trazem inovação no som sem deixar de lado as raízes radicais. Confira!

Bandas essenciais em uma playlist para andar de skate

Originado na Califórnia, o skate é um esporte que logo ganhou popularidade ao redor do mundo, graças ao forte apelo jovial, reunindo estética, códigos de comportamento atrelados ao ambiente urbano, música e muito mais. Sendo assim, não é de surpreender que estilos como o punk rock estejam presentes no universo do skate.

Warpaint

Formado em 2004, o grupo composto por Emily, Theresa, Jenny e Stella já fez show no Brasil e marca presença na biblioteca de músicas de skatistas de todos os gêneros. A banda combina elementos do indie rock, dream pop e eletrônico, e já deu pitadinhas da influência do skate no seu repertório no clipe de ‘Disco//Very – Keep It Healthy’.

Charlie Brown Jr.

Formada em 1992 e eternizada no cenário musical do rock brasileiro, a banda projetou Chorão como um dos maiores compositores da música contemporânea, com uma produção digna de ser tocada à exaustão em pistas de skate. 

O próprio Chorão praticou skate durante toda a sua vida, o que aproximou ainda mais a banda do ambiente de shapes, paredes grafitadas, guitarras pesadas e letras sensíveis.

CPM 22

Também nascida nos anos 90 na grande São Paulo, CPM 22 é uma banda que marca presença até os dias de hoje na lista de músicas de meninos e meninas que andam de skate. Suas canções agitadas, letras energéticas e a estética do grupo casaram perfeitamente com a cena, marcando toda uma geração de jovens no início do milênio.

O Blink 182 e o skate compartilham nada menos que o mesmo lugar de origem: Califórnia. Surgida nos anos 90, a banda logo ganhou espaço nos fones de ouvido e speakers de jovens que andavam de skate nos decks, lado a lado com palmeiras, parques de diversão e muita azaração.

A banda foi uma das que abriu caminho para o que viria a ser o emo posteriormente, com músicas regadas a riffs pesados, vocais melódicos, letras melancólicas e irônicas e um visual rebelde combinando elementos do punk, gótico e skate.

Fugazi

Fugazi é uma daquelas bandas que é citada por todas as outras bandas do mesmo estilo ao longo do tempo. Conhecidos por um som original e por se manterem fiéis ao DIY (faça você mesmo) até hoje, o quarteto formado por Ian MacKaye, Joe Lally, Guy Picciotto e Brendan Canty dão motivos de sobra para suas músicas combinarem perfeitamente com as mais diversas modalidades de skate.

Fatboy Slim

Embora com um som bem mais eletrônico, conhecido nas pistas de todo o mundo, diversas músicas do Fatboy Slim fazem parte do repertório do skate, como Rockafeller Skank e Ya Mama, com elementos que combinam a cena rave, vocais de hip hop e a guitarra com riffs à lá California.

O fato é que a cultura skate é repleta de influências, abraçando desde clássicos do punk dos anos 70, passando pelo pop irreverente dos anos 90, assumindo a rebeldia emo dos anos 2000 e pegando carona no hip hop com letras provocativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *