Pneu com perfil maior pode ser colocado no carro

Pneu com perfil maior pode ser colocado no carro?

Leia este artigo até o final e saiba se um Pneu com perfil maior pode ser colocado no carro? Aprenda tudo sobre este assunto.

No mundo automotivo existem diversas modificações que podem ser feitas no carro, e entre as formas mais simples de dar aquele gostinho especial, a opção de mudar a calibragem dos pneus está entre as principais a serem realizadas.

 

Ao mudar o tamanho dos pneus pode- se perceber que a alteração é feita para melhorar a aparência, outros buscam melhorar a distância de frenagem e finalmente a economia colocando pneus menores por questões de custo.

Pneus equivalentes com tamanho alternativo podem ser instalados com segurança no carro e não afetará o desempenho geral, quer o tamanho do aro seja aumentado ou diminuído. Mas mesmo de forma segura, será que vale a pena aumentar ou diminuir o tamanho das rodas?

Fique neste artigo e veja se realmente vale a pena alterar o tamanho dos pneus do seu veículo, antes de comprar pneus novos na loja.

Vantagens e desvantagens de modificar o diâmetro das rodas

Os fabricantes de automóveis estudam cada detalhe dos carros ao projetá-los e levá-los para as estradas, para que funcionem perfeitamente com todos os seus componentes.

 

Quanto ao conjunto de aros e pneus, eles só permitem na maioria dos casos, aumentar ou reduzir o diâmetro externo do pneu em 2%, por isso, ao aumentar o tamanho dos aros deve escolher um pneu com perfil ou altura menor para não alterar o diâmetro total.

 

Os pneus homologados serão o que permitirá manter essa medida dependendo de cada carro e com eles as garantias de perfeita condução e operação geral, proporcionando assim a tração indicada pelo fabricante juntamente com as qualidades de manuseio e frenagem oferecidas.

Vantagens de aumentar o diâmetro das rodas

O aumento das rodas proporciona mudanças imediatas no comportamento e funcionamento do carro, em primeiro lugar, aumentando o tamanho consegue-se melhorar a aderência, pois o comportamento do carro em curvas depende diretamente do perfil e largura do pneu, tendo muito mais superfície de contato com a estrada.

 

Quanto à frenagem, é melhorada com pneus maiores, pois ao frear, a superfície em contato com o solo, evita que a roda deslize ou trave.

 

Aumentando o diâmetro do aro e reduzindo o perfil do pneu, obtém maior estabilidade nas curvas, pois o pneu com perfil menor terá menos espaço para se deformar lateralmente nas curvas em velocidades mais altas, o que juntamente com o aumento da largura se manterá firme na estrada.

 

No mundo das modificações automotivas encontramos dois pontos importantes que se conquistam alterando o tamanho das rodas, em primeiro lugar, o aspecto estético é muito melhor com a colocação de pneus de maior diâmetro, dando ao carro um visual diferente e esportivo.

 

Por outro lado, com o aumento de pneus, você pode optar por trocar os discos de freio por outros maiores, que permitirão melhor desempenho na frenagem.

Desvantagens de modificar o tamanho das rodas

Com a modificação do tamanho das rodas teremos certos pontos de desvantagens para o proprietário e em alguns casos, para o próprio carro. Em primeiro lugar, os custos dos pneus em Goiânia aumentam, pois quanto maior o diâmetro, maior o preço que deve ser pago por eles.

 

Pneus com perfil menor e banda de rodagem mais larga aumentam o custo, pois por trás dele encontramos materiais aprimorados e tecnologias avançadas que proporcionam um melhor desempenho de direção.

 

O consumo de combustível é afetado pelo aumento do tamanho das rodas, pois com isso, a resistência ao rolamento está sendo modificada, cobrindo uma superfície maior no asfalto, o que exige um pouco mais do carro.

 

Essa mudança é perceptível, principalmente, em carros de baixa cilindrada e onde o aumento do pneu é bastante considerável. Ao conduzir com pneus de perfil reduzido é provável que sejam danificados mais facilmente, assim como o conforto do carro é ligeiramente prejudicado com pneus mais baixos ou mais largos, pois todas as imperfeições da estrada serão transmitidas em dureza e ruído.

 

O problema da aquaplanagem aumenta um pouco com um pneu mais largo e mais baixo, pois a quantidade de água entre o pneu e a estrada é maior. Por esse inconveniente, os fabricantes de pneus tiveram que melhorar os desenhos e as bandas de rodagem, conseguindo assim um melhor comportamento, mas no final observa-se o maior custo no momento da compra.

Modifique a largura do pneu sem modificar o aro

A alteração da largura dos pneus está intimamente ligada à busca por melhor desempenho ou comportamento na estrada, mas nem sempre está ligada à troca dos aros, pois existem tolerâncias para aumentar um pouco a largura. Seguindo uma série de regras de equivalência temos que a largura pode ser aumentada em 2%, assim como é o caso do diâmetro.

 

Devemos lembrar que a mudança nas medidas dos pneus funciona proporcionalmente, temos um exemplo de carro que utiliza um pneu 185/60 R15, onde 185 é a largura, 60 a altura ou perfil e R15 as polegadas do aro; podemos substituí-lo por um pneu tamanho 195/55, no qual aumentamos sua largura e reduzimos o diâmetro em 1,3%, estando dentro dos limites permitidos ou aconselháveis.

O que não seria aconselhável é colocar um pneu 195/50 nesse mesmo carro, pois estaríamos reduzindo significativamente o perfil e, portanto, o diâmetro em 4,25% menos que o original.

Em qualquer caso, não devemos exceder +1,5/-2% em geral para manter o desempenho do carro intacto ou melhorado, para quem procura um aumento de desempenho. O uso de medidas inadequadas em um carro pode causar atrito com as bordas internas dos para-lamas, danos internos na dianteira ao girar a direção e, em alguns casos, o mau funcionamento dos sistemas de tração ou freios, como o ABS.

Tome cuidado ao fazer qualquer alteração no seu carro e se necessário consulte um representante nas lojas de pneus em Goiânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *