Pontos a analisar antes da compra de um imóvel

Dicas que vão te ajudar a decidir com clareza se vale a pena assinar o contrato de compra de um imóvel 

Comprar um imóvel é um assunto sério. Muitas pessoas sonham com o dia em que terão a casa própria, podendo mobiliá-la do jeito que quiserem. Por isso, é muito importante que, até que o contrato seja assinado, a família tenha a completa certeza de que aquele é o lugar certo, afinal, ninguém quer se sentir frustrado por ter feito uma escolha que no final não era tão boa.

Sabemos que essa não é a realidade de todo mundo, afinal, comprar um imóvel não é algo barato. Os preços dos imóveis costumam variar, mas mesmo assim é um mercado que está sempre se valorizando, isso faz com que o valor aumente ainda mais dependendo da região onde você mora. É claro que existem algumas variações de preço em cada região, os imóveis em Curitiba, por exemplo, não vão ter o mesmo valor que os imóveis em São Paulo, já que esta cidade é muito mais cara de se viver.

O que deve ser levado em consideração na hora de comprar um imóvel? Abaixo você confere algumas dicas que podem te ajudar se você estiver passando por esse momento de escolher a casa própria.

Saiba qual é o seu limite financeiro

Antes de sair por aí procurando imóveis para comprar, é necessário analisar alguns pontos muito importantes, e o principal deles é entender o seu limite financeiro. Comprar um imóvel é uma decisão que não pode ser tomada no impulso, você precisa colocar na ponta do lápis todos os seus gastos e entender se realmente pode fazer esse investimento para a vida toda. Se é uma residência que precisa de alguma reforma, saiba que esse vai ser um gasto a mais no seu mês, sem contar as contas de energia e de água e todos os gastos mensais que uma família tem. 

Quando você analisa o seu limite financeiro, fica mais fácil encontrar um imóvel que se adeque ao valor que você pode gastar e que não impacte de forma tão brusca a sua renda no final do mês. Pense que o importante é ter uma casa própria, mas que não vale a pena passar sufoco por isso.

Entenda as necessidades da sua família

Depois de analisar seu limite financeiro, é necessário que você entenda quais são as necessidades reais da sua família e o que esse imóvel deve ter. Se você pretende ter filhos, talvez tenha que ter um espaço maior. Saiba quantos quartos são necessários para toda a família, se deseja ter uma churrasqueira para os finais de semana, entre outras questões essenciais. 

Essa parte é importante para que o imóvel escolhido tenha realmente tudo que você deseja e que esteja dentro do que você pode gastar. Não tenha medo de sair por aí visitando vários imóveis, o importante é encontrar um que se adeque ao que você precisa.

Analise a estrutura do imóvel

Esse também é um passo necessário na hora de comprar um imóvel. É superimportante que a estrutura do lugar esteja em perfeitas condições. Observe detalhes como a estrutura geral da casa ou do apartamento e confira se os canos estão bem conectados sem que haja nenhum risco de vazamento. Além disso, verifique se o imóvel tem o que você deseja e se está em ótimas condições, essa dica é válida principalmente para quem vai comprar um imóvel usado.

Leve em consideração a região onde o imóvel está localizado

Além de tudo isso, é importante que a região do imóvel seja compatível com o que você precisa. Essa também é uma parte importante, já que o imóvel conta muito sobre a região que você escolher. É claro que regiões mais nobres costumam ser mais valorizadas e contam com uma maior acessibilidade a diversos serviços, como escolas, hospitais e restaurantes. Um bairro mais popular também conta com tudo isso, mas às vezes a uma distância muito maior.

Avalie todos os documentos

Avaliar os documentos da compra é um passo importante para quem está passando por esse processo. Isso serve exatamente para resguardar o comprador a fim de que ele saiba de cada pequeno detalhe que envolve a compra do imóvel. Antes de realmente fechar o negócio, não se esqueça de ler todas as cláusulas e tenha absoluta certeza de que aquele é realmente o imóvel que você quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *