outbound marketing

Por que adotar uma estratégia de outbound marketing?

Captar clientes é o que move um empreendimento de maneira que os fazem criar estratégias de marketing para isso, e um desses métodos é chamado de outbound marketing.

Nesta estratégia, uma empresa que utiliza o outbound de marketing tem as chances de identificar os potenciais clientes que se encaixam com os produtos ou serviços, e assim, começar a abordá-los. 

Considerada uma estratégia mais ativa, o outbound marketing é o oposto do inbound marketing.

O inbound marketing é o que fica na criação de mecanismos para atrair e não ir atrás do cliente, o outbound é considerado até mesmo uma fórmula “agressiva” de conquistar um consumidor.

Uma clínica de pilates para artrose de quadril pode usar a estratégia do outbound marketing para conseguir clientes utilizando parâmetros ligados ao perfil do público-alvo que mais precisa ou procura os serviços. 

Utilizando todos os meios de divulgação de um outbound marketing para atrair o cliente, desde ligações para os possíveis consumidores, outdoors, propagandas, caso seja bem planejada e realizada, os resultados aparecem em pouco tempo.

A importância desse marketing para uma empresa

Por ser uma estratégia que utiliza mais de um meio de comunicação para conquistar o consumidor, utilizar o outbound marketing proporciona uma maior possibilidades para conquistar os leads mais qualificados para o empreendimento.

Exemplificando, se uma casa de ração mais próxima de um movimentado centro comercial começar a utilizar o outbound marketing, logo irá ficar reconhecida naquela região e também, em outras se utilizar a mídia social.

O que permitirá que com os leads alcançados, estes sejam classificados de forma qualitativa para que o negócio seja reconhecido pelos que possuem o mesmo perfil.

O outbound marketing também é uma forma de estratégia utilizada por empresas que estão iniciando em seu ramo ou que estão começando a ganhar destaque e querem se consolidar ainda mais chamando a atenção de consumidores ou até da concorrência.

Existem diversas empresas que vendem botijão de gás de cozinha grande, contudo, se uma delas utilizar o outbound de maneira correta em relação às demais, ganhará destaque no mercado e se tornará uma referência. 

Quais as vantagens de utilizar o outbound marketing?

A concorrência no mercado é algo inevitável, pois todos desejam vender os seus produtos e serviços para o público-alvo e ainda, ter a criatividade em novas estratégias que possam fazer a solidificação no segmento. 

Sendo essencial em alguns ramos, especialmente no modelo B2B (Business To Business) que é quando uma empresa vende para outra empresa, a necessidade de uma abordagem mais agressiva pode gerar maiores resultados.

Por exemplo, uma empresa utilizar o email para vender um plano de manutenção de ar condicionado para multinacionais, e suas estratégias por esse meio revelarem as vantagens e as desvantagens de forma que seja marcante.

O outbound marketing também permite que o ROI de uma empresa tenha resultados mais rápidos, o que se torna uma das principais vantagens em se utilizar essa estratégia. 

Pois, também podem ajudar quando se trata de promoções em determinadas épocas ou em datas comemorativas que ganham atenção dos consumidores, por exemplo, a Black Friday, dia do consumidor e o natal.

Os principais tipos de outbound marketing 

Por ser uma estratégia de marketing que abrange vários formatos de comunicação com o consumidor, algumas que são as mais utilizadas e podem proporcionar vários conteúdos diferentes são:

  • Anúncio em rádio e TV;
  • Telemarketing;
  • Banners;
  • Anúncios em displays;
  • Email;
  • Rede social.

Por ainda alcançar um grande público mesmo na era digital, o outbound marketing feito em anúncios de televisão ou em programações de rádio é considerada a forma mais tradicional deste modelo de estratégia. 

Os investimentos para que uma propaganda de uma empresa seja transmitida em emissoras de televisão pode ser um investimento alto que um empreendimento deve realizar, contudo, o retorno é quase certeiro.

Visto que as emissoras de televisão compreendem o seu amplo poder de alcance sobre o público, e podem anunciar em vários horários de sua grade um serviço de impermeabilizar fachada exterior

Já as estações de rádio costumam cobrar um valor menor para que uma propaganda entre em sua grande entre um programa e outro.

O telemarketing também é um dos formatos usados como outbound marketing, embora estes possam oferecer uma certa resistência do consumidor por não ter tempo de se prender a uma ligação.

Levando a empresa ao desafio de criar um time de vendas e abordagem que possa atrair o consumidor.

Estratégias de outbound marketing que possam ser vistas fora da casa do consumidor é denominada de OOH (Out of Home). 

Anúncios em pontos de ônibus, estações de metrô e painéis digitais são formas de uma empresa fazer suas propagandas.

Quando o outbound utiliza o método de OOH, uma das vantagens é o fator surpresa quando se é diferente das demais propagandas, podendo servir como um introdutório ou como um complemento de forma que surpreenda o público e desperte curiosidade. 

Email e redes sociais são um dos meios de comunicação que mais se utilizam para conseguir consumidores devido a sua popularidade.

Um outbound feito por email há grandes chances de funcionar se a linguagem certa for utilizada, da mesma maneira que nas redes sociais, conteúdos e hashtags são as fórmulas mais indicadas para que o usuário encontre o post de forma mais rápida.

Outbound marketing 2.0

Pelo fato de que, a internet e a tecnologia estão cada vez mais presentes no cotidiano, incluindo os segmentos mercadológicos, as estratégias acabaram se modernizando para acompanhar as inovações.

O outbound marketing 2.0 são estratégias reformuladas para que se adequem ao avanço que o marketing digital oferece, e proporcionando em alguns casos, uma abordagem mais suave do que a original do outbound.

O time que compõe o outbound marketing é dividido em três funções, sendo Business Intelligence, hunters e closers

O setor de Business Intelligence é onde os vendedores responsáveis fazem um levantamento de dados de empresas que podem se tornar clientes, utilizado mais no modelo B2B. 

Exemplificando, o setor de Business Intelligence irá coletar os dados de empresas que serão consumidores de uma porta metálica de enrolar por meio do ICP (Ideal Customer Profile), um sistema para mostrar o perfil de cliente ideal. 

Os hunters são chamados de prospectores, os responsáveis pelo primeiro contato que a empresa terá com o lead e a partir de então, avaliar o nível de qualificação daquele consumidor ou de um público-alvo para o empreendimento. 

Os vendedores que finalizam as vendas são chamados de closers, e esta tarefa é realizada após a avaliação feita pelos prospectores. 

Por exemplo, um rodapé alto madeira pode ser comprado por qualquer pessoa que deseja instalar a peça no ambiente, porém os prospectores vão analisar os consumidores que tem um histórico com o produto e passar para os closers como forma de conclusão.

Os cuidados com esse marketing 

Antes que uma empresa faça uma aquisição do formato de outbound marketing, é preciso planejar pois é uma estratégia que requer um investimento elevado para se obter algum retorno positivo.

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) nestes casos é bastante alto, pois ao se utilizar canais como emissoras de televisão ou anúncios onlines em redes sociais, plataformas de vídeo ou no topo de sites de busca, é exigido uma quantia.

Esse montante deve ser de um meio que ao final do mês não deixe as contas da empresa no vermelho ou em cima da média.

Pois, da mesma forma que o outbound marketing pode funcionar, também existem as possibilidades de que o público rejeite.

Por se tratar de uma estratégia em que se aparece em todos lugares, o usuário online pode bloquear a visualização do conteúdo nas páginas que frequenta, o que fica registrado como rejeição, do mesmo modo em que pode não pegar os panfletos distribuídos nas ruas.

Outbound por ligações também são uma forma de rejeição do possível consumidor, portanto, para prender a atenção, a abordagem deve ser feita da maneira correta e com um público que esteja acostumado a dar atenção para esse modelo de propaganda. 

Considerações finais 

Se tratando de uma estratégia mais agressiva e que é destinada a quem procura resultados imediatos, o outbound marketing é o mais recomendado quando se trata de anunciar conteúdos relevantes e criativos para se conquistar o máximo de consumidores possíveis.

Os anúncios e as abordagens podem se encaixar nos mais diversos tipos de segmentos, desde o de vestuário até o ambiental com bandeja plástica para mudas.

Possuindo mais de uma fórmula para ser feito, o outbound marketing pode abranger desde a televisão do consumidor por propagandas até por anúncios em relógios digitais de ruas ou banners em pontos de ônibus.

Sendo aderido cada vez mais, embora seja necessário um alto investimento, o outbound marketing é um ponto de partida para fortalecer ainda mais um empreendimento e fazê-lo conquistar espaço no mercado e consumidores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *