Sexta, 21 DE janeiro DE 2022

Quem tem a pele oleosa também precisa usar hidratante facial?

Quem tem pele oleosa geralmente fica em dúvida se pode ou não usar hidratante facial. Descubra neste artigo!

Publicado em:

8 de
dez
Categorias: Blog.

Quem tem pele oleosa geralmente fica em dúvida se pode ou não usar hidratante facial. Descubra neste artigo!

O hidratante facial é um produto muito importante nos cuidados com a pele. Ele é necessário tanto para as peles secas quanto para as peles mais oleosas. É muito comum que as pessoas acreditem que quem tem pele oleosa não pode usar o produto, pois imaginam que ele apenas agrava a textura da pele. Isso é um mito.

Ele não só hidrata a pele, como também evita que ela produza óleos desnecessários. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

O que causa a oleosidade da pele?


A oleosidade na pele surge por conta do excesso da produção de óleos pelas glândulas sebáceas. Isso pode provocar o surgimento de cravos e espinhas, o que exige um tratamento adequado para a melhora do problema. A oleosidade na pele atinge cerca de 90% das mulheres jovens. Um número alto, não é?

O excesso de oleosidade pode ser causado, principalmente, pelo desequilíbrio hormonal, muitas vezes a mulher apresenta o problema durante o período menstrual. É muito comum que isso aconteça antes ou depois deste período, visto que a mulher está sofrendo mudanças em seus hormônios, mas se o problema persiste até mesmo nos outros períodos, o ideal é procurar um médico.

A água quente também pode ser um motivo para que sua pele esteja tão oleosa. Isso porque ela remove os óleos naturais da pele, exigindo que ela produza esses óleos de maneira excessiva. Lavar o rosto várias vezes ao dia também promove um aumento do problema. A dica é usar água morna ou fria ao lavar a pele.

Uma alimentação desequilibrada com certeza afeta a saúde da sua pele. Alimentos gordurosos ou açucarados vão deixá-la ainda mais oleosa. A exposição excessiva ao sol também é um fator que faz com que a pele produza mais óleos, isso ocorre porque a pele está tentando evitar o envelhecimento devido à exposição.

Por fim, o uso de produtos que não foram feitos para o seu tipo de pele com certeza vai interferir nos resultados que você espera. Use sabonetes, hidratantes e géis de limpeza produzidos para peles como a sua.

Quais os hidratantes adequados para peles oleosas?


O hidrante facial mais recomendado para peles oleosas é aquele que apresenta a informação “oil-free” na embalagem. Ou seja, ele é livre de óleos. Por isso, verifique se ele é feito em creme ou em gel, sendo o gel mais leve, mantendo os poros livres de obstrução.

Uma boa dica é procurar por hidrantes com “efeito mate” ou “toque seco”. Se na embalagem constar esta informação, significa que ele foi feito para peles oleosas, por isso é adequado para você. E, claro, caso estas informações não estejam presentes nos rótulos, não compre!

Por que usar hidratante facial em peles oleosas?


Apesar de parecer que não, a hidratação facial é uma aliada da pele oleosa, não utilizando hidratante você causa na pele o efeito contrário. Funciona assim: quando lavamos a pele de maneira excessiva, removemos completamente os seus óleos naturais.

E como dissemos, as glândulas sebáceas vão tentar repor estes óleos produzindo ainda mais. É nessa hora que a hidratação facial atua como uma barreira para essa produção, devolvendo a hidratação necessária para a pele.

Por isso, é muito importante que o uso de produtos voltados para a limpeza e a remoção da oleosidade sejam associados ao uso de hidratantes faciais. Caso contrário, você obterá resultados completamente diferentes do que espera.

Além de melhorarem a textura da pele, os hidratantes faciais também melhoram a tolerância a outros medicamentos. Se possível, tente encontrar produtos com funções calmantes, como os que contém camomila.

Cuidar da pele também faz parte dos cuidados com a saúde, cada parte do nosso corpo merece atenção, por isso você deve investir em produtos adequados, atividade física, alimentação saudável e tudo que for preciso para garantir mais bem-estar e qualidade de vida.
[apss_share]

 

Outras Notícias

Câmara de Senador Canedo: Reinaldo Alves, herói ou vilão?
Suspeito de tráfico é preso com R$ 20 mil em cocaína, em Senador Canedo
Com mais um discurso político-eleitoreiro, Reinaldo Alves detona Divino e Laudeni Lemes
Coronavírus: espetáculo “A Paixão de Cristo” é cancelado em Senador Canedo
“O presidente colocou palavras na minha boca”, disse Marcelita Manze em sessão ordinária na Câmara
--->