Rebranding: Qual o momento certo de aplicar? 

Empresas nascem e se desenvolvem todos os dias, passando por constantes mudanças e reposicionamento no mercado, este processo de recolocação é justamente chamado por rebranding

Nenhuma empresa nasce sendo grande, com o melhor marketing do mercado, design e o público já definido. Muitas surgem de dentro de um quarto ou em uma garagem e vão se desenvolvendo.   

Mesmo iniciando de um projeto bem elaborado, chega uma hora que o projeto da empresa deve mudar também.  

Quando você pensa em uma empresa, logo vem uma característica marcante dessa empresa, seja o logo, o sabor ou a cor que ela usa, mas essa característica não é feita de um dia para outro, leva um tempo para uma construção da marca.  

O que é rebranding?

Rebranding é o nome que se dá a estratégia usada para reposicionar uma marca no mercado ou mudar a visão do cliente sobre ela. 

Muitas empresas que têm as imagens prejudicada, migram de setor ou querem investir em novidades, utilizam esse método para se realocar.   

Com o aumento de vendas e do consumismo pela internet, a competição pelo mercado só aumentou junto com a facilidade de se achar novas empresas e lojas do mesmo segmento, com isso, diversas empresas tiveram que repensar suas estratégias de marketing e seu jeito de vender.   

Vendo a mudança que ocorreu entre os consumidores que passaram a buscar tudo pela internet, se adequar com a ajuda do rebranding para atender a todos ou a certos públicos virou uma necessidade para se manter em destaque.   

O branding são todas as ações de uma marca e o seu objetivo é criar conexões mais verdadeira com o seu público que faz com que o seu cliente goste mais do seu produto. 

Contudo, com o tempo algumas estratégias de marketing podem ficar desatualizadas e assim os seus resultados diminuírem, então, o rebranding veio para levantar os resultados.  

Minha empresa precisa do rebranding?

Se realocar no mercado pode se tornar uma necessidade, quando se nota que a empresa não passa mais a imagem que o público necessita e não transmite mais o seu total desempenho, e isso faz com que a empresa busque uma mudança.   

Você pode notar que precisa de um rebranding se:  

  • Seu público alvo não está mais sendo atingido;  
  • A mensagem passada não é mais sobre a sua essência;   
  • O seu design se tornou antiquado;  
  • O seu produto mudou;  
  • A linguagem usada não condiz com o seu público.   

E diversos outros fatores que aos poucos fazem você ir decaindo no mercado competitivo do seu produto, se você nota que está perdendo clientes e a sua imagem está cada vez mais fora do seu público alvo, está na hora de repensar o rebranding.   

Como fazer o rebranding?

Primeiro identifique o problema que está acontecendo com a sua empresa, veja onde você mais perde clientes e onde a sua marca está mais defasada e assim ir atrás do que você precisa. 

Comece vendo os insights que a sua empresa gera e note onde você caiu e onde permanece. Pesquise entre os seus colaboradores e consumidores mais próximos sobre a sua marca ou empresa, veja onde eles acham que podem melhorar, o que pode mudar e novas ideias para acrescentar na imagem da empresa. 

Além de estudar seus clientes, também analise o mercado no qual você está ou vai entrar, veja seus competidores e se você pode acrescentar neste mercado. 

Algo muito importante é você investir na imagem da marca, ou seja, na identidade visual. Como você apresenta o que você é ou o que faz é muito importante, o seu logo chega primeiro que você então investir em um bom design para redes sociais, sites e e-mails, afinal tudo isso chega antes do seu contato. 

Além de investir em um bom marketing para recomeçar saiba o seu público alvo e para isso conheça mais sobre o inbound marketing que basicamente é o marketing que direciona o seu conteúdo a um público específico, e monitore os seus alcances.  

Lembre-se que o rebranding é uma técnica para relançar uma marca, que exige pesquisa e planejamento, muitas marcas passam anos estudando e ainda assim não vão para frente. Por isso, analisar tudo como os clientes e o mercado é essencial. 

Não é uma estratégia que se coloca em prática do dia para a noite, mas com uma boa preparação pode lhe fazer ter um grande sucesso.   Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *