Retiro espiritual: saiba qual é o objetivo desses retiros

Se você tem vontade de experienciar um retiro espiritual, veja mais sobre qual é o objetivo deles e como eles são organizados!

Para muitas pessoas, cuidar da espiritualidade é um autocuidado fundamental para a sua saúde emocional, física e mental. Além de frequentar lugares considerados sagrados para cada religião (como igrejas, templos, terrenos, centros, etc), muitas pessoas buscam retiros espirituais para vivenciar outras formas de cuidar de sua espiritualidade e encontrar outras pessoas que também o buscam.

Além dos pontos acima, os frequentadores de retiros buscam um lugar de relaxamento e descanso. Se você ainda não viveu essa experiência, confira mais detalhes a seguir!

O que são retiros espirituais?

Esses retiros são eventos cujo objetivo é reunir pessoas que apresentam o interesse comum  de fortalecer, iniciar ou resgatar uma conexão maior com o divino ou sagrado. 

Além disso, tais pessoas também buscam intensificar o autoconhecimento e um maior contato consigo mesmo, ouvir o seu corpo, emoções e reconhecer seus desejos. Isso pode ser importante para aumentar o discernimento sobre uma determinada situação que exige uma tomada de decisão.

O mais comum é que os lugares escolhidos para sediar retiros espirituais sejam ao ar livre e inseridos em meio à natureza, para haver bastante conexão com plantas e mais silêncio, o que muitas vezes é difícil nos grandes centros urbanos. Para quem frequenta retiros há um tempo, ir a esses eventos acaba sendo uma oportunidade para rever amigos e pessoas queridas.

Regras de convivência

É fundamental ter em mente que retiros espirituais não são hotéis nem pousadas. Se o seu intuito é somente descansar e não ter obrigação nem horários, é recomendado não ir a retiros espirituais.

Esses eventos favorecem o descanso da mente e do corpo, mas tem uma programação e regras de convivência bem definidas que devem ser seguidas por todos os participantes. Alguns possíveis exemplos disso são: não ingerir substâncias que alterem a percepção (como drogas lícitas e ilícitas), dormir em quartos separados por gênero (só para mulheres e só para homens), não assistir TV, ter hora certa para acordar e ter as refeições em horários definidos.

Programação

É importante ressaltar que a programação varia entre um retiro e outro e isso depende não só da religião em questão, mas também da linha seguida (por exemplo, o budismo possui diversas linhas que diferem entre si, como também há diferentes práticas cristãs, etc).

As experiências propostas pelos organizadores do retiro são pensadas para um determinado público. Por isso, antes de escolher um retiro, verifique qual é a programação e se ela atende ao que você busca experienciar no retiro. 

Em práticas meditativas do tipo vipassana, é comum que os praticantes devam permanecer em silêncio durante algumas horas, pelo menos durante as práticas. Em determinadas religiões, é comum serem oferecidas palestras e workshops sobre determinada doutrina, além de grupos de estudo sobre documentos e escrituras consideradas sagradas.

Preços e deslocamento

Outra informação relevante para quem pensa ir a um retiro espiritual é verificar os  preços, que dependem de fatores como duração do retiro, data e organização de quem o realiza. Também é comum que as pessoas paguem menos se optarem por um retiro antecipadamente. 

O valor cobre custos de alojamento, alimentação e manutenção do espaço. Há ainda retiros que contam com a participação de voluntários para ajudar na organização e funcionamento dele em atividades como limpeza do espaço e preparo dos alimentos. O mais comum é que retiros ocorram aos finais de semana, mas há aqueles mais duradouros que podem durar mais de uma semana.

Por fim, verifique o endereço em que o retiro vai ocorrer. Se você for de carro, veja com os organizadores se há espaço para os participantes deixarem seus automóveis. Alguns retiros organizam caronas entre os participantes e propõem que eles dividam os custos com combustíveis, por exemplo. Se for de ônibus, pesquise com antecedência como chegar até o local do retiro e os horários de saída dos veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *