links

Saiba agora o que são links patrocinados

Em muitos momentos, o ambiente digital pode aparecer como uma espécie de agente de alta concorrência. Por isso, entender como se relacionar com um público através de links patrocinados é fundamental.

A partir de toda busca que se tem notícia, uma empresa está disposta a oferecer os seus serviços para o público.

Seja qual for o mercado, a visibilidade é um fator preponderante para que qualquer marca consiga se manter em seu segmento.

A todo momento há algum usuário ávido por alguma resolução de problemas e, portanto, pesquisando em algum mecanismo de busca.

Se o assunto for renovação CNH categoria C, sempre haverá uma autoescola de prontidão para aparecer no momento certo.

Entretanto, essa relação não é automática. Na verdade, ela é fruto de uma série de posturas estratégicas.

Sendo assim, deve-se ter em mente quais são os benefícios dos links patrocinados acabam sendo de grande valor para quem deseja aplicá-los:

  • Visibilidade;
  • Qualificação de leads;
  • Segmentação;
  • Aumento de vendas.

É certo que há uma infinidade de vantagens que a aposta em links patrocinados podem trazer para uma empresa.

Esses são apenas alguns dos pontos mais importantes, mas que precisam ser classificados de forma sóbria.

O primeiro ponto de grande destaque que essa estratégia pode trazer é a visibilidade na hora da pesquisa.

Se o cliente estiver procurando por venda e instalação de piso laminado, os links patrocinados podem atribuir a uma empresa que decidiu aplicar esse tipo de estratégia.

Nesse sentido, esse recurso acaba sendo utilizado como um destaque na grande vitrine que esses mecanismos de buscas são.

É a partir de seu alto fluxo de usuários que esse tipo de aplicação se justifica e ganha aspectos positivos.

Um outro ponto a ser levantado é a qualificação de leads que eles conseguem fazer com os usuários que acessam a plataforma.

Isso se dá porque eles já estão conscientes do que querem e, nesse sentido, os sites de buscas ou as redes sociais só os direcionam para a empresa.

Se a busca foi por sala individual coworking e a empresa oferecer esse serviços, isso significa que as chances de ele se manter na plataforma são bem grandes.

Isso acontece, em grande medida, por causa da grande capacidade de aglutinar todos os tipos de usuários na plataforma.

Sendo assim, esse tipo de serviço pode ser garantido, justamente, por conta de sua amplitude de cobertura. Apesar disso, os mecanismos de busca também conseguem segmentar cada vez mais esses usuários.

Seja por idade, hábitos de consumo ou região, a busca pela entrega perfeita de resultados é o que impera.

Em uma pesquisa por uniforme escolar personalizado, todos esses fatores serão levados em consideração para que a sugestão seja bem apurada.

É importante ressaltar que alguns desses métodos de compras de palavras-chave, por exemplo, fazem as plataformas receberem por clique.

Diante disso, ela também acaba se empenhando em qualificar esse público que está acessando a plataforma.

Por fim, tudo isso acaba convergindo para uma série de qualificação que, consequentemente, acabam levando ao aumento do volume de vendas.

Isso é extremamente salutar para a relação das empresas com esses mecanismos e, nesse sentido, acaba promovendo novos rumos para a marca.

Se uma autopeças conseguiu um grande número de acessos ao publicar o conserto de vidro elétrico automotivo. Agora, ela poderá pensar em novos produtos ou serviços que irão passar por esse crivo.

Toda estratégia carece de definição. No entanto, quando se trata de uma perspectiva do meio digital, torna-se ainda mais necessário.

Os links patrocinados correspondem a uma série de medidas que as plataformas digitais têm tomado para publicar anúncios. Eles são estabelecidos através do formato textual e tem o grande potencial de atingir o público no ato da pesquisa.

Um dos exemplos mais comuns desse tipo de estratégia são com relação aos mecanismos de busca. Se uma gráfica estiver propondo o anúncio de sua sacola de plástico personalizada, no ato da pesquisa, ela aparecerá para o usuário.

Contudo, há algumas redes sociais que, também, utilizam esse tipo de recurso e tem dado bons resultados para as empresas.

Ao contratar esse tipo de serviço, é possível que a companhia se depare com uma série de termos que dizem respeito ao modelo de cobrança que, por vezes, podem acabar confundindo.

Entendê-los, então, acaba se tornando imperativo para a manutenção de boas práticas de transparência no mercado. São eles:

CPA

Esse é um modelo de cobrança que diz respeito ao custo por ação do usuário dentro do site que anunciou.

Ou seja, a cada avanço do lead rumo à compra, a plataforma de busca terá um valor a mais a cobrar do anunciante.

CPC

Essa é uma modalidade um pouco mais simples, mas, também, mais utilizada que a anterior. Ela corresponde ao custo por clique, ou seja, a cada ação do usuário nesse sentido a empresa anunciante deverá pagar.

CPM

CPM é uma modalidade que tem mais a ver com a capacidade da plataforma do que a ação do cliente.

Ela corresponde ao custo de mil impressões. Ou seja, quando o site de busca entregar o conteúdo para esse número de usuários, o anúncio será cobrado.

CPV

Já essa modalidade faz referência ao custo por visualização e, apesar de um tanto complexa, ela acaba incidindo um valor proporcional à entrega de conteúdos.

Qual a sua diferença para o SEO?

Alguns pontos de intersecção entre as duas estratégias podem acabar confundindo na hora de atribuir alguma definição a elas.

Por isso, definir o que é SEO para, de fato, acabar com possíveis ruídos acaba sendo fundamental.

Essa postura mercadológica diz respeito à otimização dos mecanismos intrínsecos e extrínsecos ao site de uma empresa para os mecanismos de busca.

Sendo assim, o foco, nesse sentido, é a busca orgânica. Diferentemente, o link patrocinado tem a intenção de aparecer na parte de anúncios.

Um anunciante de máquina de café cápsula 3 corações pode se beneficiar das duas estratégias, por exemplo, basta entender alguns pontos para se estabelecer.

Definir uma estratégia como essa exige que uma série de medidas sejam tomadas para que não se caia em generalismos.

Entender, portanto, quais são as dinâmicas desse tipo de postura dentro do mercado é fundamental. Por isso, é preciso definir alguns passos essenciais rumo a uma boa manutenção dessas práticas.

Conheça o público

Sendo um dos fatores mais importantes para qualquer estratégia de marketing, o reconhecimento do público-alvo é o que irá definir todos os rumos de uma estratégia.

Conhecê-lo, nesse sentido, significa levantar todos os dados referente aos seus aspectos demográficos e hábitos de consumo.

Para a definição dos links patrocinados, é importante, também, entender quais são as motivações para a busca daquele produto ou serviço.

Defina as palavras-chave

Esse é, talvez, o ponto central de qualquer definição estratégica para links patrocinados em mecanismos de buscas.

Porém, definir as palavras-chave não é apenas extrair do produto ou serviço anunciado e aplicar na hora do anúncio.

Na verdade, existem diversas expressões de hábitos de mídia que alguns sites fornecem que podem ajudar nessa definição.

Uma empresa de tapeçaria, por exemplo, pode avaliar que, ao anunciar com base nos termos “lavagem de cortinas a seco”, o público apresentará maiores inclinações para entrar em seu site.

Tudo isso vai depender, sobretudo, da capacidade que a equipe de marketing terá de avaliar quais serão os termos utilizados.

Definição de mídias

A partir das compreensões anteriores, é viável estabelecer quais serão os mecanismos de mídia utilizados.

É certo que a possibilidade dos sites de busca podem ser tentadoras, mas é preciso entender onde é que o público está.

Por isso, definir quais são as redes sociais e os sites que abarcam esse tipo de anúncio acaba sendo fundamental.

Além disso, determinar quais serão os custos e o modelo de pagamento também pode incidir na escolha da mídia.

Considerações finais

O ambiente digital tem proporcionado uma série de novas ferramentas para facilitar que as empresas encontrem o seu público.

Nesse caso, os links patrocinados acabam se tornando um dos pontos essenciais para que se garanta essa facilidade.

Entretanto, é preciso compreender as suas potencialidades e, sobretudo, como se dá a sua aplicação.

Outro ponto fundamental é entender qual a sua diferença para os mecanismos de SEO em sites de busca.

A partir disso, já é possível começar o planejamento de sua aplicação que vai passar, inevitavelmente, por conhecer o público, as palavras-chave utilizadas e, também, pela definição das mídias utilizadas.

Todos esses aspectos podem ser a garantia de um objetivo definido e alcançado de forma salutar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *