Saiba como combinar diferentes cores em um só look

As dicas vão te ajudar a dar um toque de cor, mas sem exageros

As cores servem para dar um toque colorido e chamar a atenção para o look. Há quem prefira um estilo mais discreto, com foco no neutro e apenas um ponto de destaque, como uma bolsa lilás, e quem ame os tons mais vívidos.

Não importa de qual lado você esteja, saiba que as cores podem ser parte do seu dia a dia e há como combinar várias no mesmo visual, por mais que, a princípio, pareça impossível fazer isso. Confira as dicas e fuja um pouco do pretinho básico.

O círculo de cores

O círculo cromático será seu grande aliado para acertar na escolha das cores e criar um look harmônico. Primeiro é preciso entender o que ele mostra, no caso, cores complementares, análogas e variações do mesmo tom.

Cores complementares

São aquelas dispostas em lados opostos no círculo. Por exemplo, o amarelo é complementar do roxo. O laranja tem o mesmo efeito com o azul, assim como o verde com o rosa. 

Se você pretende trabalhar cores complementares, vai trazer duas opções para o look e elas vão combinar facilmente. Assim, vale vestir uma calça pink com uma camiseta verde-limão. Ou, se você não quer se arriscar tanto, invista em uma cor neutra no meio. Por exemplo, calça preta, camiseta verde-limão e bolsa rosa.

Cores análogas

As cores análogas estão alinhadas lado a lado no círculo cromático. Elas são variações de tons quentes ou frios. Laranja e rosa são análogas ao vermelho, azul e roxo ao violeta. Por isso, essas cores podem ser usadas juntas porque, apesar de serem vizinhas, combinam.

Assim, é permitido apostar no visual todo pink com uma bolsa vermelha. Ou em um vestido vermelho com sapatos alaranjados. Uma terceira opção é combinar calça vermelha, camiseta cor-de-rosa e um cinto laranja. O look fica mais chamativo, mas estará combinando.

Variações do mesmo tom

As variações do mesmo tom estão em um único espaço do círculo cromático, que envolve ir de um tom mais claro para um mais escuro, mas sem fugir da cor principal. Por exemplo, o azul pode ser bem escuro se estiver mais próximo das bordas do círculo ou bem delicado se está perto do centro.

Nesse caso, a dica é voltada para os looks monocromáticos ou para quem não se sente pronto para fugir do toque neutro. Você pode vestir uma camiseta azul-clara acompanhada de sapatos azuis-escuros e uma calça preta. Deu para combinar duas cores, mas com um toque bem mais leve e discreto.

Seguir a mesma intensidade

Para quem vai se arriscar na combinação de cores complementares ou análogas, uma dica é bem importante: aqui você deve seguir a mesma intensidade, ou seja, as opções escolhidas precisam estar lado a lado no círculo cromático.

Um exemplo para ficar mais fácil de entender. O look pode ser montado todo em tons pastéis, com rosa e violeta juntos (opção com cores análogas), ou bem escuro com um vermelho acompanhado de um verde. Também é válido investir nos tons médios para a mesma composição.

O tom neutro como terceira cor

Ao optar pelas cores análogas é possível incluir um terceiro tom no visual. Vermelho combina com laranja e com rosa. Ou seja, as três podem estar presentes. Se você ama um look mais chamativo, se jogue sem medo na combinação, agora, se prefere algo mais discreto, há alternativas para a terceira cor.

A dica é usar duas cores análogas ou investir nas complementares e finalizar com um tom neutro. Preto, branco ou cinza são muito bem-vindos e vão quebrar um pouco os exageros. Por exemplo, você pode usar uma saia pink, um cinto verde e finalizar a escolha com uma camisa branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *