Saiba como conservar seus itens de casa por mais tempo

Dicas para aumentar a durabilidade de roupas de cama e das louças da casa

Muito se fala sobre a conservação de móveis e eletrodomésticos, porém, raramente vemos comentários sobre cuidar das roupas de cama e dos itens de louça.

Como envolvem produtos mais delicados, é natural que sua duração seja menor. Veja, a seguir, se você já está em busca de um jogo de lençol com desconto. Mas será que você tem guardado esses itens do jeito certo? Saiba como conservá-los por mais tempo.

Lave a roupa de cama semanalmente

A roupa de cama precisa ser trocada ao menos uma vez por semana. Assim que tirar os lençóis, coloque na máquina ou lave à mão. Usar as peças por um intervalo maior resulta em mais sujeira acumulada.

E como isso prejudica o lençol e as fronhas? Simples, eles ficam mais difíceis de lavar e você pode precisar esfregar mais ou usar produtos mais fortes. Com o tempo o tecido desgasta e você perde os itens.

Tenha um local exclusivo para guardar os itens

Roupas de cama, louças e outros itens delicados precisam de um espaço próprio para serem guardados, preferencialmente sem misturar com outros itens. No caso dos lençóis, deixe uma prateleira do guarda-roupa apenas para eles.

Agora, para as louças você precisa ser ainda mais organizado. Guarde os conjuntos de jantar juntos e separe os pratos dos copos e talheres. Mesmo para a secagem da louça, evite amontoar tudo. Já as louças mais delicadas podem ser intercaladas com um pedaço de papel manteiga, para não riscarem.

Mantenha os armários bem arejados

Armários arejados ajudam a prevenir a umidade e consequentemente o mofo. Seja na cozinha, na sala ou no quarto, cuide para isso e evite locais muito escuros para acomodar estes móveis.

Coloque também produtos anti-mofo. No caso do guarda-roupa ou local onde ficam as roupas de cama, ocasionalmente abra as portas e deixe entrar um pouco de ar. Fuja da ideia de guardar as peças em plásticos. No máximo proteja com sacos de TNT, pois são arejados.

Cuidado com a lavagem

A lavagem também é uma etapa importante e deve seguir as orientações do produto. Para as roupas de cama, confira a etiqueta e veja o que o tecido aceita, se pode usar água quente, os tipos de sabão e até se pode ir à máquina.

Quanto às louças, fuja das esponjas abrasivas e opte por detergente neutro, aqueles sem perfume e cor. Esfregue delicadamente, enxágue e veja também se a peça aceita água quente.

Evite secar lençóis o tempo todo no sol

O sol é um grande aliado na secagem dos lençóis e fronhas, porém, você não deve deixá-los o tempo todo expostos aos raios solares. Quanto tirar da máquina ou finalizar a lavagem à mão, pendure em um local mais iluminado.

A peça já está com aspecto mais úmido? Mude de lugar e deixe que termine de secar à sombra, assim você evita que o tecido desgaste e aumenta sua durabilidade.

Dobre e passe corretamente as roupas de cama

Antes de guardar a roupa de cama, preste atenção ao jeito como você dobra. O mais desafiador são os famosos lençóis de elástico, mas, até para eles, existe um truque.

Passe as peças conforme a orientação da etiqueta e dobre todas por igual, para fazer uma pilha equilibrada no seu guarda-roupa. Deixe as usadas mais recentemente por baixo, para ter variedade de uso.

Deixe próximo o que é mais usado

A regra é válida principalmente para as louças. Sempre há um aparelho de jantar mais utilizado no dia a dia da casa e aquele reservado para as ocasiões especiais. Deixe esse segundo mais ao fundo do armário.

Agora, para as peças rotineiras, que estão sempre à mesa no almoço e jantar, o local precisa ser de fácil acesso, preferencialmente nas prateleiras mais baixas e mais a frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *