Saiba aplicar o design thinking na sua estratégia de marketing

Nos últimos anos, a adoção de estratégias voltadas para o consumidor tem se tornado a tônica do marketing. O design thinking vai exatamente por essa linha.

Ele funciona como metodologia de trabalho e também como base de uma cultura organizacional moderna.

O foco é preparar os empreendedores para concretizarem inovações sempre tendo como referência a qualidade da experiência do cliente.

Quer entender esse termo? Ver como ele funciona na prática? Informar-se sobre os benefícios que ele traz? Leia mais a seguir!

O que é design thinking?

Design thinking refere-se ao processo de pensamento crítico e criativo que permite que as ideias sejam organizadas para acelerar a tomada de decisões e o conhecimento acerca do público. 

Esta abordagem cria as circunstâncias necessárias para a geração de conhecimento aprofundado e sua aplicação prática.

A ideia é que o processo seja realizado de forma coletiva e colaborativa para reunir o maior número possível de perspectivas diferentes.

Até porque design vai além de criar objetos ou campanhas esteticamente agradáveis: é sobre satisfazer necessidades e facilitar o uso de produtos e serviços.

Em outras palavras, o objetivo dos designers é desenvolver projetos que atendam aos requisitos do cliente da maneira mais harmoniosa e eficiente possível.

Como funciona o design thinking?

Agora que você entendeu o conceito, deve estar curioso sobre como fazer para implementá-lo, no contexto do marketing.

Vamos elencar as etapas desse processo, que são:

  • Imersão;
  • Brainstroming;
  • Protótipos;
  • Implementação.

Conheça todas elas agora mesmo!

Imersão

A primeira etapa do design thinking requer muita pesquisa. Além de analisar a concorrência, deve-se estudar tudo o que diz respeito e afeta a empresa.

A imersão inclui análise SWOT, benchmarking, big data e feedback do cliente.

Brainstorming

O brainstorming e os mapas mentais são ferramentas importantes nesta parte. A criação de uma ideia começa com a identificação dos pontos que precisam ser melhorados.

À essa altura, a conversa entre o grupo deve ser totalmente sinérgica e sincronizada. Ninguém deve ser impedido ou intimidado a compartilhar as próprias ideias e opiniões.

Protótipos

Depois da reunião das ideias do time, é hora de testá-las. A equipe deve escolher quais propostas do estágio anterior têm maior probabilidade de sucesso.

A prototipagem de produtos e serviços é uma forma de reduzir erros e economizar nos negócios.

Com a ajuda dos testes realizados, a equipe deve decidir se a ideia já pode ser implementada ou se novas alterações devem ser feitas.

Isso vale tanto para produtos tangíveis (que podem ser tocados) até elementos virtuais, como landing pages, campanhas de anúncios ou sorteios!

Implementação

Na última etapa do design thinking, é hora de trazer a solução para a razão de ser de tudo isso: o público!

Agora, o produto ou serviço já pode ser levado ao mercado de acordo com a estratégia de comunicação e promoção definida pelo departamento de marketing.

Só que o processo não termina aí. O produto sempre pode ser melhorado com base nas experiências de clientes, fornecedores e funcionários.

Por que utilizar o design thinking?

A abordagem criativa focada no esforço coletivo traz muitas vantagens para a empresa. Listamos alguns dos principais abaixo, veja!

Fortalece a equipe

Equipes de diversas áreas e níveis hierárquicos são envolvidas para que pensem em alternativas para atender às necessidades da persona.

Incentivar o time completo a pensar em conjunto e encontrar maneiras diferentes de resolver problemas sem dúvida aumentará a motivação dos colaboradores, o que criará uma equipe forte e coesa, verdadeiramente dedicada aos resultados do negócio. 

Tem ótimo custo-benefício

Em comparação com os benefícios para a empresa, a ferramenta e conceitos do design thinking custam muito pouco.

Estamos falando de uma filosofia muito simples que não requer investimentos muito grandes.

O maior custo pode ser mudar a cultura da empresa para atender as práticas da metodologia, pois só assim algum resultado será alcançado.

Incentiva a empatia

A solução de problemas deve ser interna e da perspectiva do cliente. O cliente é, na verdade, o centro do projeto.

Por isso é importante que o funcionário esteja motivado para entender as dores que deve trabalhar para resolver.

A proposta é fortalecer o relacionamento entre equipes, colaboradores e clientes e em todos os sentidos de acordo com as expectativas do negócio.

Aprender a respeito de metodologias inovadoras é muito importante para se manter relevante e eficiente!

Ainda mais quando essas ideias dizem respeito à dinâmica interna de um negócio. Então, esperamos que o design thinking te inspire a continuar inovando e alcançando resultados notáveis!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *