tom de voz de marca

Saiba o que é tom de voz de marca e como aplicar 

A comunicação de uma marca depende do tom de voz que é empregado para atingir o público-alvo nas peças de divulgação em uma campanha publicitária. 

O tom de voz é um dos componentes mais importante da comunicação empresarial, e não se trata do que se diz, mas como se comunica com a população em geral

Quem possui uma gama de produtos reconhecidos pela excelência e qualidade, e que sejam explicados de forma clara e concisa, pode ter encontrado a forma correta para se comunicar com o público-alvo. 

No entanto, é preciso pensar em como tudo foi dito para alcançar os vários públicos, e como é possível atrair ainda mais para o setor de vendas. 

Mais importante, é preciso saber qual a forma que uma empresa se comunica, e quais as palavras que estão sendo empregadas para encorajar as pessoas a permanecer em um site, por exemplo, verificar outras páginas e retornar para, em última análise, fazer mais compras. 

Do que se trata o tom de voz de uma marca?

O tom de voz de uma marca é o reflexo de personalidade de toda uma empresa, que ajuda a definir todas as comunicações que podem ser utilizadas em uma campanha de marketing digital e, dessa forma, alcançar o público certo de maneira consistente.

A chave para o sucesso da comunicação é desenvolver uma compreensão do que você deseja alcançar.

Para uma empresa que quer parecer acessível, não precisa ter medo de adicionar, por exemplo, um pouco de sagacidade e sarcasmo em determinado conteúdo. 

Esta pode ser uma ferramenta eficiente para diferenciar de outras marcas, ainda mais quando se atua em um cenário complexo e com tanta concorrência. 

De certa forma, o tom de voz de uma marca deve estar alinhado ao desenvolvimento de um buyer persona, ou persona de comprador do público-alvo. 

Isso significa que não se deve recorrer a jargões e frases que, em certo aspecto, são longas demasiadamente, se a empresa simplesmente tentar vender um picolé em uma praia durante um dia de muito sol. 

A verdade é que uma marca que encontra o tom de voz adequado tende a obter mais do marketing digital, ou da publicidade em geral, quando fala-se menos. 

O melhor é ir direto ao ponto e falar exatamente o que a marca tem a oferecer, desde que utilize uma linguagem clara e concisa.

Como definir o tom de voz acessível

Encontrar, ou definir, o tom de voz de marca acessível está em quanto as pessoas se sentem confortáveis em ouvir o que uma empresa tem a dizer.

A teoria dos 5 Ps evidencia a importância de inserir as pessoas como protagonistas na hora de definir o tom de voz de marca. 

Isso pode ser apresentado em diferentes formatos, como:

  • Jingle;
  • Frase de efeito;
  • Slogan;
  • Vinheta.

Dessa maneira, o tom de voz pode estar relacionado às características dos próprios clientes, que podem ser amigáveis, fáceis de conversar, e até mesmo sorridentes.

Mensagem com vibrações positivas e humor

A maioria das pessoas prestam mais atenção às vibrações positivas e o bom humor em uma mensagem, o que significa que o tom de voz é acessível, pode ser engraçado e irradia felicidade. 

Nesse caso, é preciso ressaltar que o tom de voz acessível tem como característica a fácil audição e compreensão, e não pode ser crítico. 

Por isso, é preciso empregar inclusão, positividade e simplicidade na linguagem, sem qualquer tipo de julgamento. 

A tênue linha da vulnerabilidade

O marketing digital, e a publicidade em geral, deve correr riscos, como criar um tom de voz acessível a partir da vulnerabilidade, desde que se tome o cuidado entre rir de si mesmo e autodepreciação, que se dividem por uma linha tênue.

A empresa que ri de si mesma demonstra uma característica acessível, e que está confortável dentro de uma natureza despreocupada, de acordo com a própria vulnerabilidade. 

No entanto, ir longe demais com a vulnerabilidade afasta as pessoas e, portanto, deve ser um risco calculado. 

Ainda assim, não se deve subestimar a vulnerabilidade pois, quando empregada de forma correta, pode ser uma ferramenta eficiente e acessível no tom de voz. 

Conclusão

Quanto antes uma empresa determina e aplica o tom de voz consistente, melhor para a comunicação em geral, e o marketing digital em particular. 

Os textos se tornam mais consistentes e tudo se ajeita de maneira elegante e unificada. 

Por outro lado, pode ser que o tom de voz seja aplicado por razões adversas, e que demonstram que a empresa tem muito o que se comunicar com o público-alvo. 

Por isso, seja qual for o segmento produtivo, é preciso ter um tom de voz certo, que sempre seja lembrado pelos consumidores. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *