Terça, 07 DE dezembro DE 2021

SAMU inicia Atendimento Móvel de Suporte Avançado

A solenidade de entrega da ambulância de atendimento móvel avançado (USA) aconteceu na segunda-feira (02)

Publicado em:

3 de
set
Categorias: Saúde.

Foto/Reprodução

Foi realizada na segunda-feira (02), a solenidade de entrega da ambulância de atendimento móvel avançado (USA), popularmente conhecida como UTI Móvel. A estrutura é adequada para prestação de socorro em casos de acidentes graves, e também para o transporte de pacientes em estado crítico (casos de alta complexidade).


Foto/Reprodução

O evento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Estiveram presentes: prefeito Divino Lemes, deputado estadual Júlio Pina, Doutor Sandro Batista – superintendente do Complexo Regulador em Saúde (representando o secretário estadual de Saúde), secretário municipal de Saúde, Carlos Maranhão, os vereadores: Betim, Ronaldo da Feira e professora Denise, coordenador do SAMU Senador Canedo, Pedro Palácios, entre demais lideranças.


USA é formada por uma equipe com condutor socorrista, enfermeiro e médico, que são capazes de realizar procedimentos mais invasivos e de extrema importância nas ocorrências, como parto, intubação, drenagem torácica, e demais. A ambulância (UTI) é equipada com aparelhos de alta tecnologia, como respirador mecânico, cardioversor, bomba de infusão, monitorizarão de oximetria, materiais para imobilização e ampla cartela de medicamentos, que podem ser usados nas ocorrências de emergência.


Foto/Reprodução

Em fala, o prefeito Divino Lemes ressaltou a importância do investimento para garantir melhor atendimento em ocorrências graves, de alta complexidade. “É mais um investimento da administração municipal para que possamos atuar com eficácia no atendimento pré-hospitalar, e que este, seja seguro e ágil. Esses fatores são imprescindíveis nas ocorrências e garantem ao paciente mais chance de sobrevida, inclusive, evitando sequelas, que podem ser fatais ou mesmo permanentes”.


Na ocasião, também foram entregues equipamentos de proteção individual (EPIs) e demais acessórios (como jaquetas, joelheiras, e outros) que serão usados pelos condutores das motolâncias.


Parceria e mais investimentos

O serviço será ofertado pela Prefeitura Municipal de Senador Canedo, em parceria com o Ministério da Saúde, garantindo mais eficiência nos atendimentos disponibilizados pelo SAMU/192 do município. Foram entregues, além da USA, equipamentos de proteção individual (EPIs) e acessórios.


A Base independente do SAMU foi inaugurada no dia 19 de junho de 2017, com duas unidades de suporte básico. No mês de maio de 2018 foram implantadas duas motolâncias, acompanhando o crescimento da cidade e o aumento no número de ocorrências (que atingiu 6971 atendimentos – de janeiro de 2016 a 26 de agosto de 2019). No ano passado, uma ambulância do suporte básico foi substituída por um modelo mais novo,  e em 2019, o município recebe a USA e demais aquisições.



*Fonte: Prefeitura de Senador Canedo
[apss_share]

 

Outras Notícias

Câmara de Senador Canedo: Reinaldo Alves, herói ou vilão?
Suspeito de tráfico é preso com R$ 20 mil em cocaína, em Senador Canedo
Com mais um discurso político-eleitoreiro, Reinaldo Alves detona Divino e Laudeni Lemes
Coronavírus: espetáculo “A Paixão de Cristo” é cancelado em Senador Canedo
“O presidente colocou palavras na minha boca”, disse Marcelita Manze em sessão ordinária na Câmara
--->