Marketing e Negócios Tecnologia Uncategorized

Tecnologia em prol da melhoria do setor de food service

Nos últimos anos, o setor de food service teve um crescimento exponencial no Brasil e no mundo. Saiba quais são as principais tendências da área

O setor de food service tem se tornado nos últimos anos uma tendência que atrai muitas pessoas — afinal, comer é uma necessidade do ser humano, e ela nunca vai acabar.

Sendo assim, há várias praticidades que a tecnologia trouxe para o setor: consultar o preço de cardápios digitais ao invés de físicos, pedir lanches pela internet e receber em casa de maneira rápida e fazer subscrição online de alimentos e bebidas, como cafés especiais, vinhos e até mesmo marmitas fit!

Além disso, desde o período do distanciamento social, houve um aumento ainda maior pelo interesse no setor, fazendo com que essa indústria crescesse muito mais rápido do que o esperado para os próximos anos.

Por isso, vamos conferir hoje as principais tendências nesse setor e como a tecnologia tem impactado nesse quesito para tornar a experiência do consumidor ainda melhor.

Serviços de assinatura

Serviços de assinatura são cada vez mais populares, e no setor de comida não é diferente: diversas assinaturas chamam a atenção nesse mercado que cresce cada vez mais.

Já há serviços para receber mensalmente marmitas de acordo com a especificidade de cada cliente. Por exemplo: comida fitness, comida vegana, comida sem glúten, entre outras variedades.

Além disso, diversas marcas já fazem assinatura de comidas e bebidas com um ticket médio mais alto, como cafés especiais, vinhos de qualidade, doces e mais! Geralmente, além da comida ou bebida, recebe-se um material informacional e “mimos” para enriquecer a experiência.

Nesse sentido, ter softwares de pagamento automatizados e integração com uma logística eficiente é fundamental para manter os clientes satisfeitos com as suas assinaturas. Há toda uma estrutura por trás que o cliente não vê, mas que é fundamental para o bom funcionamento dessa indústria.

Aplicativos de delivery otimizados

Aplicativos de delivery são muito usados no Brasil e no mundo todo — especialmente depois do período de distanciamento social, quando estes cresceram de forma exponencial.

Sendo assim, as empresas responsáveis pelos apps buscam oferecer uma experiência mais adequada ao cliente, personalizando as ofertas de acordo com os gostos de cada um, oferecendo cupons de aniversário, entre outros.

Há também aplicativos especializados em determinado tipo de produto, como é o caso de aplicativos focados apenas em bebidas ou comidas específicas.

Também é uma tendência a criação de aplicativos específicos para cada restaurante. Muitas redes de fast food já têm seus próprios aplicativos com serviço de delivery e cupons exclusivos.

Por fim, alguns concentram-se apenas em determinadas regiões, buscando atender da melhor forma possível aquele público em questão.

Autoatendimento via totens ou apps

Para tornar a experiência do cliente ainda mais prática, é possível fazer com que o cliente use um terminal de autoatendimento para personalizar o seu pedido de maneira rápida e sem enfrentar filas.

De fato: esses totens já são populares em muitos restaurantes e dão mais praticidade para que o cliente escolha com calma o seu pedido, podendo olhar com mais detalhes as várias opções de cardápio disponíveis.

Algo similar ocorre por meio dos pedidos feitos através de aplicativos: é possível pedir uma comida em apps de grandes redes de restaurantes e pegar o pedido no balcão, sem precisar chegar com antecedência na fila. Com isso, há economia de tempo e maior praticidade também.

Cardápio e informações via QR Code

Por fim, o uso de código QR (mais popularmente conhecido como QR Code) é uma medida que muitos restaurantes adotaram por conta das medidas de restrição social ocorridas a partir de 2022.

Nas mesas e no balcão de atendimento, há um QR Code que pode ser escaneado pela câmera do celular e que fornece informações dos produtos disponíveis pelo estabelecimento e seus preços.

Além disso, é possível usar o QR Code para várias outras utilidades: para receber cupons de descontos, para conhecer curiosidades do restaurante, acessar o aplicativo do estabelecimento na loja de aplicativos e muito mais!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *