Administração Marketing e Negócios

5 tipos de eventos corporativos para ampliar o networking

Networking não precisa ser algo chato e mecânico: existem vários tipos de eventos em que é possível fazer contatos profissionais de maneira dinâmica. Saiba mais!

Quem deseja fazer networking precisa passar por várias etapas: ir a convenções corporativas, ser sociável, manter contato com as pessoas, entre diversos outros passos.

Se engana quem pensa que esse tipo de compromisso precisa ser sempre chato, totalmente formal e artificial. Hoje, existem muitas maneiras de fazer networking de maneira eficiente e prazerosa.

Para te ajudar nesse sentido, separamos os 6 principais eventos que você pode participar para conseguir contatos profissionais e ascender na sua carreira.

Leia abaixo o artigo completo que preparamos e veja qual se adapta melhor ao seu estilo profissional:

1. Palestras e cursos

O primeiro tipo de evento é aquele com objetivo educacional, ou seja, aquele capaz de ensinar conceitos e práticas de negócios importantes para a sua carreira. Mas isso também pode ser uma importante ocasião de networking.

Seja em cursos mais longos, como uma pós-graduação ou MBA, ou mais curtos, como cursos livres e palestras, é possível conhecer profissionais do seu ramo e impulsionar sua carreira.

Ao longo das atividades, é possível se conectar com pessoas que estudem com você e até mesmo com os professores dessas atividades, o que possibilita conhecer pessoas de sua área.

2. Convenções, feiras e eventos

Convenções, feiras e outros eventos se diferenciam do grupo anterior, pois costumam apresentar não só material educacional, mas stands temáticos, mesas redondas e uma variedade maior de atividades.

De forma geral, ocorrem ao longo de mais de um dia e cada pessoa deve escolher quais eventos deseja participar, pois alguns acontecem ao mesmo tempo.

Todos esses eventos possuem pausas para almoço, lanches e, às vezes, até organizam encontros entre profissionais como parte da programação.

3. Happy hour

O happy hour é o encontro de colegas de empresa depois do expediente em bares e restaurantes próximos do local de trabalho. Costumam acontecer com mais frequência às sextas-feiras — uma vez que a maioria das empresas não possui trabalho no sábado.

Nessas ocasiões, o profissional tem a chance de estreitar laços com seus colegas de trabalho, o que pode ajudar no futuro. Além disso, é possível conhecer pessoas de outras companhias nesses mesmos locais, o que pode alavancar sua carreira.

Por isso, ainda que o happy hour possa representar um custo a mais por causa da conta no fim da noite, participar de reuniões desse tipo pode ser interessante do ponto de vista profissional.

4. Grupos de Internet

Por mais que seja um ambiente virtual, é possível encontrar grupos da sua área de atuação no Facebook para acompanhar conteúdos, participar de debates e, é claro, fazer networking.

São muitas as oportunidades de negócios que existem nesses grupos. Os posts nesse tipo de ambiente permitem discussões mais profundas e falar nestes espaços pode ajudar você a se destacar.

Outra possibilidade são os grupos de WhatsApp e Telegram, mais focados na transmissão de mensagens rápidas. Neles, é possível ter um contato ainda mais próximo, sendo possível pegar até mesmo o número de celular das pessoas rapidamente — desde que não haja invasão de privacidade.

Por isso, não descarte a possibilidade de entrar num bom grupo de internet de sua área e começar a contribuir através de discussões respeitosas e do compartilhamento de informações de valor.

5. Rodadas de negócios

Para pequenos e médios empresários, esse tipo de evento pode ser muito importante para captar recursos. Aqui, o empreendedor pode conhecer profissionais com capital para investir em seu projeto.

Mesmo que o profissional não seja empreendedor, ir nesse tipo de evento pode contribuir para conhecer outras pessoas da mesma área e formar laços profissionais que podem ajudar na carreira.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *