Três negócios de impacto social que você precisa conhecer

Conheça setor que alia empreendedorismo com causas sociais

Muitas pessoas ainda enxergam o empreendedorismo como uma atividade que visa apenas o lucro, sem se preocupar com as pessoas. No entanto, isso não é verdade, pois há muitos empreendedores que de fato querem que suas empresas deixem um impacto positivo na sociedade.

Isso se chama empreendedorismo social, modalidade de negócio que experimentou um enorme crescimento no Brasil. De acordo com dados do 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, lançado pela Pipe.Social 2019, o número de negócios sociais cresceu 70% no Brasil entre 2017 e 2019. As áreas de tecnologias verdes (46%) e cidadania (43%) registraram a maior quantidade desses negócios.

Mas você sabe o que é um negócio social e quais são as particularidades desse setor? Ou já viu alguma empresa que trabalha com impacto social? Se a resposta é não, este texto vai explicar o que é empreendedorismo social e trazer exemplos de empresas que atuam com essa filosofia.

Gerando lucro e mudando a sociedade

Os chamados negócios sociais são como quaisquer outros, que podem ou não visar o lucro. Mas eles também possuem um objetivo primário diferente: mudar a sociedade e o ambiente no qual estão inseridos.

Por isso, a maioria desses negócios surge para resolver algum tipo de problema local, como o de uma comunidade pobre, por exemplo.

Nesse sentido, imagine uma comunidade na qual os adolescentes possuem dificuldade de estudar por vários motivos. Vendo essa limitação, um empreendedor social resolve comprar alguns computadores e abrir uma escola local de programação, para dar aos jovens a oportunidade de aprender uma profissão.

Portanto, os negócios sociais têm como objetivo trazer alguma solução real para o meio no qual estão inseridos. Sim, eles visam obter lucro, afinal é o lucro que mantém a empresa funcionando, mas o grande objetivo é trazer mudanças para aquela comunidade ou região.

Por isso, os negócios sociais são diferentes das Organizações Não Governamentais (ONG), já que estas não visam obter lucro. Um negócio social precisa ter viabilidade econômica e poder se sustentar com os lucros da sua operação.

Atualmente, muitas grandes empresas possuem projetos sociais em suas estruturas, como bancos, por exemplo. No entanto, elas não se enquadram como negócios de impacto social, já que o projeto é um braço da empresa, e não sua atividade principal.

No Brasil, grande parte dos negócios sociais está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas. Os negócios de impacto social brasileiros se concentram principalmente nas seguintes áreas:

  • produção e consumo sustentável;
  • criação de cidades e comunidades sustentáveis;
  • saúde e bem-estar;
  • trabalho decente e redução das desigualdades.

Exemplos de negócios sociais

Agora que você sabe o que são negócios sociais, está na hora de conhecer exemplos de empresas que atuam nesse setor. No levantamento citado anteriormente, a Pipe.Social reuniu 1002 empresas, mas o Brasil conta com uma quantidade muito maior de negócios sociais.

Por isso, conheça agora cinco empresas de impacto social que já atuam no mercado brasileiro e levam desenvolvimento para suas comunidades.

Moradigna

A Moradigna foi criada em 2019 e leva serviços de reforma de casas voltadas para o público de baixa renda. Seu público-alvo é sobretudo a população de comunidades carentes, cujas habitações normalmente são construídas de maneira irregular.

Com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e no Amazonas, a Moradigna já impactou mais de 2500 pessoas através da reforma de 800 moradias. A empresa oferece planos de reformas com baixo custo e rapidez, oferecendo dignidade e melhora no padrão de vida das comunidades.

Maturi

Conseguir emprego na terceira idade não é uma tarefa fácil para muitas pessoas, e a Maturi é uma empresa de impacto social que trabalha justamente nesse setor. A empresa disponibiliza oportunidades de emprego e cursos de capacitação para pessoas que têm mais de 50 anos.

Além disso, a plataforma também funciona como uma rede social que conecta pessoas entre si e com as empresas. Isso faz da Maturi uma plataforma completa que reúne capacitação e busca de oportunidades em um só lugar.

CUFA

Sigla para Central Única das Favelas, a CUFA talvez seja o negócio social mais conhecido desta lista. De fato, o trabalho realizado pela CUFA, liderado por Celso Athayde, representa uma das organizações de impacto social mais conhecidas do Brasil. Seu papel é promover atividades, negócios e experiências nas principais comunidades do país.

Por exemplo, a CUFA promove desde projetos sociais e atividades de empreendedorismo até campeonatos de futebol e e-Sports. Com isso, a organização estimula o empreendedorismo, o fortalecimento das relações sociais e o desenvolvimento pessoal dos moradores das comunidades.

Em suma, os negócios sociais possuem capacidade de impactar o meio no qual estão inseridos e ainda gerar lucro e desenvolvimento aos moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *