Steel Frame: vantagens e desvantagens

Sendo uma tendência que pode agregar valor às construções brasileiras, a Steel Frame ainda necessita de mão de obra especializada em território nacional

A engenharia para construção de imóveis, prédios e afins, evoluiu bastante com o decorrer dos anos, e nomes como Steel Frame estão surgindo na boca dos engenheiros brasileiros que estão cogitando essa técnica para a construção civil, já que o sistema é bastante utilizado no exterior. Sendo um sistema formado por peças de aço galvanizado, estima-se que as estruturas construídas através deste sistema sejam mais fortes que o normal. 

No entanto, uma dúvida que está pegando muitas pessoas de surpresa, é se dá realmente para fazer casas para morar através desse sistema “inovador”, para nós, brasileiros, mas que, nos Estados Unidos, já é utilizado há décadas. E a resposta é sim, com esse sistema é possível construir um imóvel para morar. 

Mas para responder outras dúvidas que podem surgir quando falamos sobre o sistema de construção inovador americano, nada melhor do que um artigo completo sobre essa temática, não é mesmo? Então, se estiver a fim de descobrir as vantagens e desvantagens do Steel Frame, a recomendação é que prossiga com a leitura.

O que é Steel Frame

O primeiro passo para conseguir entender melhor os detalhes sobre esse sistema, é destrinchar o que ele realmente é. Basicamente, Steel Frame é um sistema criado a partir de peças de aço galvanizadas que formam a principal estrutura de um imóvel. 

A vedação da estrutura feita através da Steel Frame pode ser realizada de diversas maneiras, usando os mais diversos materiais. Um fato interessante é que esse sistema já é utilizado há muito tempo nos Estados Unidos, e é considerado um dos métodos de estrutura mais famosos do mundo. Mas será que ele realmente é a melhor opção para construção?

Conhecendo benefícios desse sistema

Quando analisamos as vantagens desse sistema, o primeiro ponto que chama a atenção é a sua durabilidade, que chega até os 300 anos, mas claro que essa não é a única vantagem presente neste método de estrutura para construção. 

  • Obras limpas e rápidas: Algo chato é o tempo para a construção de um imóvel. E através desse método de construção americano, é estimado que não exista quase nada de entulho, tornando o ambiente de trabalho e as obras muito mais limpas, eficientes e com tempo de produção reduzida, sendo então, obras mais rápidas;
  • Maior aproveitamento da área: Ao comparar as paredes feitas através do aço galvanizado e, as edificações utilizando tijolos e blocos, será possível conferir uma espessura mais fina, com a construção Steel Frame. Logo, o ganho de área e aproveitamento se tornam um ponto positivo para a estrutura Steel Frame.

Ao observar apenas duas vantagens desse estilo de construção, é possível identificar pontos interessantes que, ao serem utilizados da maneira certa, irá agregar valor para o dono do imóvel.

Mas claro que nem tudo são flores, então mesmo possuindo suas vantagens, a Steel Frame também tem desvantagens e a seguir, elas também estarão listadas.

Desvantagens do sistema

Ao olhar as desvantagens que o sistema possui, podemos observar que as vantagens dele ainda são bastante atraentes, e que esse estilo de construção, aos poucos, se torna uma tendência em território nacional.

  • Necessita de mão de obra especializada: a primeira desvantagem na utilização da Steel Frame, é a necessidade de uma mão de obra especializada. Para colocar em prática esse estilo de construção, é necessário realizar cálculos e o planejamento certo, afinal, essa construção não tem espaço para erros, e em território nacional, por essa forma de construção ser uma novidade, a mão de obra continua escassa.
  • Limite de altura: se o planejamento for para construção de prédios altos, a Steel Frame não serve! Países como Austrália, Nova Zelândia, Japão, Inglaterra e Estados Unidos utilizam bastante dessa construção por conta dos terremotos, porém o aço leve é impróprio para construções que demandam mais do que cinco andares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *