Branding digital

A importância do branding digital na era da internet

A palavra-chave para expressar valores, promover o posicionamento de uma marca e desenvolver um bom relacionamento com o público é o branding digital. Com ele, a companhia consegue garantir uma boa reputação em seu mercado de atuação.

O digital branding cuida da gestão da marca considerando a expansão de sua conectividade. Ele leva em conta a personalidade online da companhia em relação aos seus valores, de modo que sejam compatíveis com as estratégias de marketing.

Também trabalha a psicologia em relação ao consumidor e faz uso do design para pensar em relacionamentos digitais e cuidar da reputação da marca na internet.

Tendo em vista que o mundo está cada vez mais conectado, cuidar do digital branding se tornou imprescindível para que a marca permaneça na mente do consumidor. Ela estará com ele desde suas primeiras interações até o pós-vendas.

Por meio das estratégias de marketing digital, fica fácil trabalhar esse conceito, uma vez que a companhia vai trabalhar com e-mail marketing, redes sociais e outras ações do tipo.

Para ajudar a implementar a estratégia, este artigo vai mostrar quais são os principais elementos do branding digital, como o uso de redes sociais e outras plataformas fortalecem a presença da marca e os benefícios de uma gestão eficiente do branding digital.

Principais elementos do branding digital

O branding digital ou identidade de marca digital possui alguns elementos que precisam estar presentes para construir a imagem do negócio. São eles:

  • Nome;
  • Logotipo;
  • Cores;
  • Fontes;
  • Slogan;
  • Imagens.

Quando uma pessoa está abrindo um negócio, a primeira coisa que faz é escolher o nome, e ele significa tudo para a empresa, afinal, é por meio dele que vai transmitir a ideia por trás de seus produtos e serviços.

Na internet, o nome de uma empresa de conserto de máquina de vidro elétrico reflete a essência da marca, além de mostrar para os consumidores quem é a empresa e o que ela oferece.

O logotipo também é muito importante porque trata da representação visual do negócio, tanto é que algumas marcas famosas nem mesmo precisam usar seu nome para que sejam identificadas pelo público, pois o logotipo se encarrega disso.

O logotipo ideal é aquele que consegue se destacar entre os concorrentes, causar impacto visual positivo e fácil de aplicar. Para o digital branding, ele também precisa ser responsivo, podendo ser visualizado em diferentes dispositivos.

A companhia precisa encontrar as cores adequadas para o negócio, com base naquelas que conseguem atrair o público-alvo. Além dos tons aplicados no logotipo, é necessário pensar naqueles que serão usados na comunicação.

Isso porque, hoje em dia, a empresa precisa estar presente nas redes sociais e disponibilizar uma grande quantidade de conteúdos, assim sendo, deve ter cores consistentes e dinâmicas que valorizam as peças criadas.

A mesma coisa acontece com a fonte usada por uma oficina mecânica mais próxima de mim, e além daquela que é usada no logotipo, existem outras que são aplicadas nas redes sociais e nas ilustrações de blogs e sites.

As fontes são capazes de despertar sentimentos e emoções, por isso é essencial prestar atenção na hora de fazer essa escolha.

O slogan é aquela frase usada para identificar a marca, e ele é muito importante para reforçar sua identidade, transmitir o tom de voz e o sentimento que a empresa quer cativar os consumidores.

Outro elemento importante no branding digital são as imagens, e elas precisam ser consistentes, além de possuir características semelhantes. Para isso, a empresa pode usar filtros e predefinições que garantem o reconhecimento da marca.

Como o uso estratégico fortalece a presença da marca

O uso estratégico das redes sociais e outras plataformas da internet ajuda a fortalecer a presença e o posicionamento da marca.

Uma das formas de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo, essencial para os negócios que querem aumentar as vendas de seus produtos e serviços, além de orientar e informar os clientes.

Um consultório dermatologista especialista em pés vai utilizar esses materiais para agregar valor aos serviços e à sua própria marca. Dentro das redes sociais, é uma forma de alimentar o perfil com materiais relevantes e levar os usuários para páginas específicas.

Outro uso estratégico consiste no investimento em anúncios pagos, por meio do Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas. Eles são muito úteis para acelerar a visibilidade da marca na web.

É diferente das estratégias orgânicas porque utiliza os mecanismos de publicidade nas redes sociais para atrair potenciais clientes rapidamente. Além do mais, é uma estratégia interessante para impactar pessoas que já demonstraram algum tipo de interesse.

As organizações também podem fazer sorteios e campanhas para destacar seus produtos e serviços ou até mesmo tornar a marca mais conhecida.

Um pet shop perto pode investir na estratégia para estimular os usuários de uma rede social a adotarem um comportamento previamente planejado, como curtir uma publicação e compartilhá-la no perfil.

Ao fazer isso, a pessoa passa a concorrer o produto ou serviço, lembrando que a premiação deve ser algo desejado pelo público.

Outra estratégia que ajuda a melhorar a presença e o posicionamento da marca na internet são as transmissões ao vivo. Elas ajudam a apresentar melhor a ideia da empresa e promove interação entre ela e os usuários.

O potencial cliente pode interagir diretamente com a organização, deixar contribuições, fazer elogios e perguntar sobre os produtos e serviços que estão sendo falados durante as transmissões.

Benefícios da gestão de branding digital

Fazer uma boa gestão de branding digital pode trazer muitos benefícios para os negócios, como aumentar o alcance da audiência e fidelizar clientes. Entre os principais benefícios estão:

Aumenta o reconhecimento da marca

Um bom branding na internet ajuda os consumidores a identificarem e distinguirem as marcas. A mesma coisa acontece nos espaços físicos, no momento de compra.

Uma confecção de uniforme escolar masculino precisa cuidar de sua identidade visual na internet para se comunicar diretamente com os consumidores, transmitir seus valores e propósitos e criar um diferencial para os produtos.

Torna a marca mais atrativa

A gestão do digital branding também faz com que a marca seja mais atrativa para os consumidores, uma vez que ela passa a utilizar ações que reforçam seus diferenciais e os propósitos que possuem.

Os valores da marca dão sustentação para ela e criam uma conexão mais profunda com o público. Preocupar-se com os valores da empresa é algo que está cada vez mais em alta e garante a sintonia entre ela e os consumidores.

Valoriza a precificação

Uma pessoa se propõe a pagar um pouco mais caro para tirar sua carteira de motorista em uma auto escola próximo de mim porque a organização soube valorizar sua identidade de marca.

É muito comum que os consumidores se proponham a pagar um pouco mais para comprar algo com uma empresa confiável e que ofereça mais benefícios do que os concorrentes.

O branding digital é responsável por demonstrar os valores e os diferenciais da marca. Desse modo, investir nele é uma forma de criar uma marca forte e com isso poder cobrar um valor mais alto pelos produtos e serviços.

Os consumidores se dispõem a pagar porque entendem que terão acesso a benefícios superiores e que dificilmente são oferecidos por outras empresas.

Agrega valor ao negócio

Ao longo do tempo, a marca se torna o principal ativo de uma empresa e chega a ser mais valorizada do que os aspectos tangíveis daquilo que comercializa. Mas este resultado não é privilégio apenas das grandes empresas.

Pequenos negócios também podem investir em seu branding digital para alcançar um bom posicionamento e agregar valor.

Melhora as estratégias de marketing

Marcas fortes e bem orientadas conseguem alcançar clientes altamente qualificados para a compra, uma vez que as estratégias de marketing são mais fáceis e assertivas.

Também fica mais fácil criar campanhas e ações publicitárias com foco nos diferenciais da empresa, em seu segmento de público e otimizar os recursos usados.

Transmite confiança e credibilidade

Um asilo de idosos particular bem delimitado, com propósito e uma boa identidade visual consegue transmitir mais confiança para as pessoas e isso aumenta sua credibilidade.

As pessoas começam a confiar na qualidade dos serviços oferecidos uma vez que o trabalho do branding transmite estabilidade e responsabilidade em relação àquilo que a empresa oferece.

Em outras palavras, ela se mostra como uma organização séria e confiável, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

Considerações finais

Por meio de um bom branding digital, um fabricante de suporte para extintor de incêndio consegue até mesmo aumentar o engajamento de seus colaboradores.

Assim como nos meios offline, a internet também pode ser uma aliada na hora de fazer uma boa gestão de marca.

O trabalho é realizado em canais digitais populares, como as redes sociais, blogs e sites institucionais.

Ao longo do tempo, a companhia consegue fortalecer sua presença e seu posicionamento de marca, alcançar uma audiência maior e fidelizar seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *