nuvem

O papel da nuvem na era da tecnologia digital: benefícios e desafios

As soluções em nuvem são um tipo de computação que permite ao usuário armazenar dados e arquivos na internet, usando um provedor de computação que pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento.

nuvem

O provedor se encarrega de gerenciar, armazenar e manter a segurança dos servidores de armazenamento, por meio de uma infraestrutura de rede que garante acesso aos dados, toda vez que o usuário precisar.

Tudo isso é feito em uma escala praticamente ilimitada e com capacidade flexível. Por isso, elimina a necessidade de comprar ou gerenciar uma infraestrutura de armazenamento de dados, o que traz mais agilidade e escalabilidade.

O processo também é mais durável e os usuários podem ter acesso aos dados que lhe pertencem a qualquer hora e de qualquer lugar, bastando apenas uma conexão estável com a internet.

Seu funcionamento acontece por meio de um provedor que fornece esse tipo de serviço, e sua capacidade de armazenamento é mantida por meio de grandes datacenters em várias partes do mundo.

É uma solução cada vez mais usada pelas empresas, por isso, este artigo vai mostrar seus benefícios, quais são os diferentes modelos de implantação em nuvem e de que maneira ela impulsiona a inovação tecnológica.

Benefícios da computação em nuvem

Adotar a computação em nuvem traz muitos benefícios para as empresas, e entre os principais estão:

  • Redução de custos;
  • Aumento da segurança;
  • Mais flexibilidade;
  • Mais mobilidade;
  • Segurança dos dados;
  • Colaboração;
  • Controle de qualidade;
  • Recuperação rápida;
  • Prevenção contra perdas;

Por meio da tecnologia em nuvem, a organização não precisa mais fazer altos investimentos para adquirir, instalar e manter os softwares necessários para o dia a dia.

Um fornecedor cosméticos atacado vai pagar apenas pelo espaço que precisa usar, sem investir em estrutura física e equipamentos.

Os provedores que oferecem esses serviços se preocupam com a segurança e seguem políticas e controles para manter os dados protegidos. A organização pode aumentar ou diminuir os recursos usados, dependendo de sua necessidade.

As informações podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, e os dados estão sempre seguros, podendo ser facilmente analisados, uma vez que contam com ferramentas de análise integradas.

São informações facilmente acessadas e atualizadas em tempo real, o que facilita o trabalho colaborativo em diferentes lugares.

Manter os dados centralizados e de acordo com os mesmos padrões ajuda a ter mais transparência e a automatizar as auditorias. Pensando em uma operação diária, é uma forma de criar várias versões de um mesmo documento e trazer mais conformidade.

Toda e qualquer informação pode ser facilmente recuperada em situações emergenciais, independentemente do tipo de desastre, como queda de energia, entre outras ocasiões.

Um servidor físico apresenta muitos riscos de perdas de informações, mas um projeto muro de arrimo bloco de concreto pode ser tranquilamente armazenado em nuvem porque o recurso possui várias estratégias de proteção contra a vulnerabilidade.

Uma das possibilidades usadas é o controle de acesso e permissão, monitoramento e recuperação automatizada, backups periódicos, além de infraestrutura e proteção de dados.

Por meio de uma tecnologia baseada em nuvem, o usuário não precisa se preocupar com atualizações de software, podendo usar conceitos mais modernos no mercado e que melhoram as práticas do cotidiano.

Usar esse tipo de solução também é uma forma de aumentar a competitividade no mercado, reduzir o consumo de energia e contar com uma tecnologia que ajuda a empresa a crescer, aumentando sua capacidade e funcionalidade.

Modelos de implantação

O uso de armazenamento em nuvem pode ser feito por meio de 4 modelos de implementação. São eles:

Nuvem privada

A nuvem privada nada mais é do que uma infraestrutura em nuvem operada e gerenciada pela própria empresa. Os serviços são oferecidos e usados apenas pela companhia e não ficam disponíveis ou publicados para uso geral.

Essa infraestrutura costuma ser gerenciada por organizações terceiras, ou seja, empresas de outsourcing em nuvem, mesmo assim, todos os serviços e recursos são oferecidos apenas internamente.

Nuvem pública

Uma pequena franquia manipulação veterinária pode utilizar a nuvem pública, um recurso que disponibiliza serviços oferecidos por empresas públicas.

Também pode ser disponibilizado por grandes corporações privadas que possuem uma grande capacidade de computação em nuvem, para que outros usuários possam usufruir.

Nuvem comunitária

A computação em nuvem também pode ser compartilhada por diversas empresas, formando uma comunidade de usuários com interesses em comum.

Nesse tipo de implantação, a nuvem pode ser administrada por terceiros e existir tanto dentro quanto fora das empresas que fazem uso.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida é composta por duas ou mais infraestruturas distintas de nuvem, ou seja, pode ser formada por nuvem privada, pública ou comunitária.

Mesmo assim, uma empresa especializada em programa de gerenciamento de riscos na construção civil continua contando com entidades únicas.

Elas são unidas pela tecnologia padronizada ou proprietária, para que dados e aplicativos possam ter sua portabilidade.

Como impulsionar a inovação tecnológica

Muitas organizações começaram a usar a computação em nuvem para melhorar e agilizar a transformação digital e sua presença no mercado.

O recurso oferece diversas possibilidades de inovação, permitindo reutilizar dados de maneira eficiente para criar um ecossistema de desenvolvimento e gestão cada vez mais modernos.

O crescimento do uso de nuvem incentiva a inovação cada vez mais, e um exemplo disso é sua contribuição com o desenvolvimento de softwares revolucionários.

A estrutura envolvida está se tornando a plataforma de desenvolvedores que querem construir soluções e ir além de um local usado para hospedagem e testes de produtos.

Por essa razão, é correto afirmar que as principais transformações digitais estão acontecendo na nuvem. Além de permitir que uma empresa de laudo de transferência armazene os dados que precisa, e incentiva laboratórios de inovação.

Eles contam com laboratórios modernos, que associados às tecnologias de ponta, colabora com o surgimento de um paradigma de soluções e organizações que surgem no mercado.

Um ponto de partida muito importante para essa transformação é a análise de dados, trazendo uma maneira diferente de coletar e analisar as informações que estão revolucionando as ferramentas usadas.

Mais do que isso, são recursos que estão trazendo informações úteis para as companhias, embasando as decisões estratégicas, evoluindo processos e melhorando a presença digital.

As soluções desenvolvidas, quando combinadas com infraestrutura na nuvem, se expandem cada vez mais e oferecem serviços eficientes, estratégicos e seguros para as organizações.

Existem outros fatores que impulsionam a adoção de armazenamento em nuvem, como o fato de permitir que o negócio esteja sempre conectado com novas tecnologias, como inteligência artificial, big data e internet das coisas.

Para as empresas que fazem panfletagem, são inovações de ponta que evoluem muito os processos internos. Uma prova disso é que muitos negócios que estão começando a usar a computação em nuvem conseguem impulsionar sua transformação digital.

No departamento de recursos humanos, por exemplo, a aplicação da nuvem na folha de pagamento agiliza outros processos e garante a segurança das informações. Da mesma forma, a organização pode usar plataformas de cloud para melhorar a gestão de vendas.

Independentemente da finalidade, são recursos que modernizaram a infraestrutura de tecnologia, permitindo que a corporação alcance um diferencial que vai alavancar a evolução que precisa.

Mas também existem desafios nessa transformação digital, e um dos maiores é alcançar o equilíbrio entre as funcionalidades da nuvem, as necessidades reais da empresa e os serviços oferecidos.

No caso de uma fábrica de camisetas lisas, por exemplo, é indispensável analisar o valor e se os recursos oferecidos realmente são capazes de melhorar os processos atuais da corporação.

Muitas companhias se veem diante dessa situação, mas existe uma boa estratégia que ajuda a vencer desafios e alcançar a transformação por meio da presença digital; a prática e os cases de sucesso.

Por exemplo, por meio da experiência adquirida em diferentes projetos voltados para a implementação e migração do armazenamento de dados em um provedor comum para a nuvem, é necessário auxiliar as empresas.

Um fabricante de scanner 3D industrial deve estar ciente de seus objetivos, pois só assim vai encontrar as soluções e a infraestrutura que precisa, considerando suas necessidades.

Considerações finais

A computação em nuvem é um recurso tecnológico que está trazendo muitas mudanças e mais segurança para o armazenamento de dados.

Também é o recurso que traz mais agilidade para o empreendimento e aumenta sua capacidade de oferecer produtos e serviços de qualidade, com alto nível de inovação.

A organização sempre poderá contar com recursos inteligentes na hora de executar suas tarefas, independentemente de qual seja a sua necessidade.

Desse modo, também terá mais facilidade para atender as demandas externas, uma vez que vai trabalhar com uma solução mais simples e prática para o dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *