bicicleta

Benefícios de andar de bicicleta para a sua saúde

Com uma boa bicicleta pode-se praticar o ciclismo, uma atividade física que possibilita o exercício de vários grupos de músculos do corpo ao mesmo tempo, além de ser uma atividade prazerosa. Sendo assim, o exercício é muito bom para a saúde dos praticantes.

É o tipo de exercício que pode ser igual a ir à clínica de fisioterapia mais próxima. O praticante de ciclismo exercita muito as musculaturas mais baixas do corpo, justamente as que ficam em uma região chamada de core, que cuida do equilíbrio do corpo.

Então, só com isso, é possível perceber que realizar essa atividade tem muitas vantagens boas. E tem se tornado uma febre, pessoas comprando camisa para ciclismo com bolso, e alguns outros equipamentos que são necessário para fazer as atividades de ciclismo.

Ao ter pernas ativas, os praticantes não precisam se preocupar muito com ter as pernas fracas, por exemplo. Dado que o ciclismo já deixa as pernas muito resistentes. A mente também é trabalhada. Por isso, pode complementar a terapia ocupacional domiciliar.

Pode parecer algo desconexo, mas tem toda conexão. Os benefícios para o cérebro são vários, pois andar alguns quilômetros de distância com uma bicicleta vai exigir do praticante uma grande disciplina, dedicação e força de vontade do seu espírito como ser humano.

Assim, com o tempo, a calma, tranquilidade, harmonia e o equilíbrio psicológico podem vir. O esporte é algo que trabalha o espírito e o corpo humano, proporcionando saúde. Por isso, é bom também para idosos, como se fosse atividade para idosos terapia ocupacional.

Além disso, pedalar é simples e muito divertido. Afinal, pode-se realizar essa atividade em academias, utilizando uma bicicleta ergométrica, ou na rua e em alguns outros lugares. O importante é que se comece a praticar, não importa o local ou a idade.

O ciclismo ainda possibilita que os praticantes controlem a sua velocidade e aumentem ou reduzam a intensidade das pedaladas, o que vai permitir algumas outras vantagens.

Como possibilitar que os praticantes tenham uma performance cada vez mais alta. Mas deve-se sempre respeitar o limite pessoal, pois, às vezes, as pessoas param no trajeto e fazem o transporte de bicicleta em ônibus, devido a estarem cansadas.

Ou até mesmo satisfeitos em quebrar seus recordes pessoais, ter saído de casa e dado mais saúde ao corpo.

Os praticantes deveriam se orgulhar quando conseguirem levantar da cama e, como um jato, irem se exercitar, dado que é algo muito essencial para uma melhor qualidade de vida.

Conceito de ciclismo

O ciclismo é o esporte que engloba um atleta e um equipamento: a bicicleta. Se for pensar assim, é possível chamar de ciclismo qualquer modalidade que envolve esses dois elementos, como o conhecido ciclismo de estrada, o ciclismo de pista e o mountain bike.

Além disso, o ciclismo é componente essencial de outro esporte, o triathlon, que junta a natação, o ciclismo e a corrida.

A modalidade mais clássica talvez seja o ciclismo de estrada. Isso porque o “Tour de France”, ou Volta da França, é a competição mais aguardada do ciclismo mundial.

Essa competição ocorre de modo anual, no mês de julho, somando 3 mil quilômetros, que os atletas necessitam percorrer com as bicicletas.

Ou seja, vê-se que as provas de estrada são provas de larga distância, que devem ser percorridas no mesmo dia, ou com algumas paradas, como é o caso de Grandes Voltas. Os resultados das provas são dados de duas maneiras, de modo individual e por equipe.

O ciclismo de pista é uma das modalidades mais dinâmicas de se assistir nos Jogos Olímpicos. Inclusive, são disputados em uma pista normalmente, totalmente fechada, cujo nome é velódromo.

As provas mais vistas são as provas de perseguição e também as provas contra o relógio, em que os atletas podem pedalar o mais rápido possível, vencendo aquele que completar a distância no menor tempo.

A mountain bike é também famosa como ciclismo de aventura. São provas disputadas em regiões abertas, com trilhas de terra muito acidentadas, e que englobam diversas subidas e descidas.

Ao contrário das bicicletas usadas para o ciclismo de estrada e de pista, que são muito leves e com pneus mais finos, a bicicleta de mountain bike deve ter suspensão forte e pneus mais grossos, para resistir aos diversos obstáculos encontrados.

Como andar de bike ajuda a prevenir doenças?

Essa atividade auxilia a combater o excesso de estresse e a prevenção de doenças como a hipertensão, colesterol alto e as outras condições graves do coração.

Uma pesquisa feita na Escócia, pela Universidade de Glasgow, diz que andar de bicicleta reduz em 45% o perigo de desenvolver doenças cardíacas. Além disso, pedalar por mais ou menos 30 a 60 minutos ajusta o condicionamento físico.

Esse tipo de exercício, além de elevar muito a resistência, ajuda na distribuição de oxigênio para todo o sistema cardiovascular, equilibra os níveis de colesterol e triglicérides e ajusta o sono.

A bicicleta é algo ideal para quem está começando a fazer exercícios, pois não vai necessitar de muito esforço no início.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, a prática vai fortalecer diversos músculos do corpo e com o monitoramento médico, é totalmente benéfica.

São vários os pontos positivos, entre eles a redução do risco de ter um ataque cardíaco, equilíbrio da pressão na artéria e cresce a sensibilidade à insulina.

Para iniciar, é necessaŕio realizar uma avaliação médica e passar por um tempo de adaptação que pode durar até cerca de doze semanas.

Impacto para a saúde

Com o ciclismo não é diferente de realizar outros esportes e os benefícios dele vão além da perda de peso e do ganho de condição física, já que o exercício também ajuda em vários fatores que mantêm o corpo saudável. Alguns pontos que o tornam importante são:

1. Fortifica os músculos

Pedalar é uma atividade aeróbica, mas também ajuda no fortalecimento de músculos que o ciclista nem imagina. Praticando o ciclismo, ele vai movimentar as pernas, glúteos e coxas, tonificando toda essa localidade e evitando, assim, lesões em outros exercícios físicos.

2. Ajuda a ter mais saúde cardíaca

Ao fazer a atividade por 30 minutos, todos os dias, o corpo tem uma diminuição da glicemia, auxiliando no controle da diabetes. Além disso, o exercício auxilia na redução de gordura e na diminuição do colesterol.

3. Diminui consideravelmente o estresse

O ciclismo é um esporte muito amigável e que impulsiona o convívio social. Pedalar em grupo deve ser uma boa forma de relaxar e deixar o estresse para de lado.

4. Melhora muito a respiração

Ao ter condicionamento físico, o ciclista pode ter uma respiração com mais ritmo e constante, o que é bom para o bombeamento do sangue para o corpo inteiro. Desse modo, o fluxo sanguíneo fica mais regulado e os problemas de circulação ficam bem distantes.

5. Auxilia a ter equilíbrio

Com o ciclismo, o praticante aprimora o equilíbrio sobre as duas rodas e pode transportar esse aprendizado para vários outros exercícios e para a mente, que monitora o corpo ao manter a forma e balancear as emoções.

Por isso, os ciclistas devem pegar seus filhos, comprar um agasalho esportivo infantil masculino e levá-los para pedalar junto.

Os benefícios da prática

Já foram citados vários motivos que comprovam a importância de pedalar, mas é muito importante destacar quais são as maiores vantagens de praticar esse exercício regularmente.

  • Emagrecer se divertindo;
  • Sentir-se bem com o exercício ao ar livre;
  • Sofrer um impacto reduzido em articulações;
  • Reduz as substâncias tóxicas do corpo;
  • Aumenta o vigor da pessoa.

Como foi possível perceber, há muitas vantagens em fazer ciclismo e todas elas são voltadas para a melhoria do bem-estar.

Considerações finais

Como se pôde ver ao longo deste artigo, são muitos os benefícios do ciclismo e certamente alguns deles devem chamar mais atenção, seja para exercitar a mente e fugir do estresse, fortalecer o corpo, perder peso ou elevar a autoestima.

O fato é que as bicicletas são verdadeiras aliadas de quem deseja mais qualidade na vida e saúde. É bom também inserir este esporte em uma creche infantil particular, pois pode ajudar no desenvolvimento da coordenação motora da criança.

E vale dizer que o hábito de andar de bicicleta não só ajuda com uma vida de mais saúde, mas também deve ajudar na rotina, sendo um meio de transporte diferente, além de auxiliar com a preservação da natureza, já que diminui a poluição do ar.

Outra prática que pode ser inserida na vida das crianças do ensino fundamental 1 grau é levá-las de bicicleta até a escola, o que pode ser algo muito educativo, além de ser bom para a natureza, vai ser bom para conscientizar os pequenos sobre a atividade desde cedo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *