cirurgia de vesicula
Saúde

Cirurgia de vesícula: Como é e quais os cuidados

A cirurgia de vesícula é um procedimento muito comum. A vesícula biliar é um órgão muito importante, e que o organismo não pode ficar sem. 

A vesícula biliar é um órgão muito pequeno que fica na parte de cima da barriga. 

Ele é responsável por armazenar a bile, um fluido que o próprio fígado produz para ajudar no processo digestivo, auxiliando o organismo a quebrar os alimentos para que eles possam ser absorvidos com mais facilidade pelo corpo.

De modo geral, os alimentos gordurosos ingeridos são os que acabam provocando a liberação da bile.

Entretanto, em casos mais graves, em que a vesícula está muito prejudicada, a melhor alternativa é retirá-la por meio da cirurgia.

Geralmente, a cirurgia de vesícula biliar é realizada quando o paciente apresenta desconfortos, isso pode causar uma obstrução que prejudica todo o sistema digestivo e provoca muitas dores.

Antes de tudo, nunca se precipite tomando remédios sem consultar seu médico, pois só quem pode indicar o que você deve fazer, é um especialista na Área. Em consultórios, sempre presenciamos mulheres tomando misoprostol original, e pensando você acabará com o problema, mas isso não funcionará.

Sintomas de problemas na vesícula

Alguns sintomas podem ser perceptíveis como:

  • Muita dor de barriga;
  • Vômito;
  • Dor nas costas;
  • Inchaço abdominal logo depois comer;
  • Sensação de cansaço como se estivesse doente;
  • Intolerância a alimentos gordurosos;
  • Má indigestão;
  • Febre;
  • Icterícia, a pele e o branco dos olhos ficam amarelados.

Quando há um entupimento causado por um cálculo biliar na vesícula, a pessoa sente muitas dores.

Como é feita a cirurgia de vesícula?

A cirurgia de vesícula pode ser feita de duas maneiras:

  • Cirurgia convencional

Também conhecida como cirurgia aberta, é feita por meio de um corte no abdômen, para ser retirada a vesícula. 

Esse método possui uma recuperação um pouco mais demorada, e provoca uma cicatriz mais visível;

  • Cirurgia por laparoscopia

Funciona da seguinte maneira: É feito alguns furos no abdome, por onde o médico passa uma pequena câmera para a realização da cirurgia sem a necessidade de muitos cortes, sua recuperação é mais rápida, sem dor e cicatriz menor.

As duas cirurgias são feitas com anestesia geral, por isso é necessário 1 a 2 dias de internamento. 

Entretanto, pode acontecer casos do abdômen ficar muito inchado, pode ser necessário um tempo maior para a recuperação.

Cuidados após a cirurgia de vesícula

Independentemente da técnica utilizada de cirurgia, o paciente precisa tomar muito cuidado com a alimentação e evitar consumir alimentos muito gordurosos para evitar desconfortos como a diarreia, por exemplo.

O recomendado logo após a cirurgia, é que o paciente tenha o cuidado de manter uma alimentação leve e beber bastante líquidos durante os primeiros dias de recuperação, e aos poucos ir adicionando alimentos como frutas e legumes.

Nesse período é proibido o consumo de alimentos processados, por isso, para uma melhor recuperação e uma saúde melhor evite esses tipos de alimentos.

Sabemos que a fibra é extremamente importante para o organismo, entretanto nesse processo de recuperação é necessário diminuir a quantidade de fibras nos primeiros dias para evitar problemas.

Beba bastante água para melhorar o processo digestivo, que pode parecer um pouco diferente, pois agora seu organismo terá que se acostumar sem uma vesícula biliar.

Procure fazer exercícios leves, como caminhadas, para que sua circulação possa funcionar da melhor maneira possível e também o seu corpo continue ativo.

Mas é bom lembrar, que são exercícios leves,  não precisa se esforçar demais.

Na maioria dos casos, o paciente pode voltar ao trabalho após 2 semanas feita a cirurgia de vesícula.

Mas caso o paciente sinta algo ou perceba alguma anormalidade, converse com seu médico e com seu patrão, assim você poderá ficar mais alguns dias de repouso, para uma melhor recuperação.

Algumas pessoas chegam a ficar de 4 a 6 semanas para se recuperar totalmente, é importante que você respeite o seu tempo e o seu corpo, para se sentir 100% para executar suas tarefas diárias.

Sempre é bom tomar suplementos alimentares, pois isso faz com o seu corpo funcione melhor, e mais saudavelmente para aguentar os problemas do dia a dia.

Alem de tomar suplementos você pode tambem tomar o exipure reviews para alem de emagrecer melhorar a sua saúde.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.