Vida saudável
Blog

Vida saudável: Conheça 9 hábitos

Ter uma vida saudável é o que muitas pessoas desejam, mas, atualmente, são poucas as que conseguem cultivar hábitos realmente saudáveis e aproveitar o bem-estar e a qualidade de vida que eles oferecem.

A rotina das pessoas está cada vez mais apertada e corrida, e mal sobra tempo para descansar, o que empurra muita gente para opções rápidas e práticas, como alimentos industrializados e uma vida sedentária.

Em longo prazo, isso traz muitos prejuízos para o corpo e para a mente, ao passo que várias doenças começam a aparecer, como diabetes, problemas cardiovasculares e até transtornos mentais.

Apesar de não ser nada complexo, cultivar hábitos saudáveis é difícil porque implica em mudanças no cotidiano, e poucos estão dispostos a adotá-las. Mas o preço que se paga é muito maior do que o esforço.

As regras são claras: comer alimentos saudáveis, praticar atividade física, viver momentos prazerosos, consultar um médico uma vez ao ano e fazer os exames de rotina.

As pessoas vão adiando isso até que chega o momento em que não dá mais e o corpo começa a reagir de maneira negativa.

Para evitar essa situação, neste artigo, vamos explicar a importância de ter uma vida saudável e listar alguns hábitos para alcançar esse objetivo.

Importância de uma vida saudável

Não existem regras e atitudes que determinam o que é uma vida saudável, no entanto, é fato que existem hábitos, que quando adotados com disciplina, garantem a saúde do corpo e da mente.

Ser saudável é fundamental para ter qualidade de vida, evitar doenças e se sentir disposto para as tarefas do cotidiano. Também é com saúde que aproveitamos os bons momentos da vida.

Depois de um longo dia de trabalho em uma mesa de escritório planejada, precisamos fazer alguma coisa para cuidar do corpo e da mente.

Ter uma vida saudável é uma questão ampla, que envolve uma boa alimentação, praticar atividades físicas e intelectuais frequentemente, se livrar de hábitos ruins e cultivar um dia a dia mais tranquilo.

Existe uma série de fatores que podem impactar nossa saúde, como o relacionamento com familiares, o cotidiano no trabalho, as tarefas domésticas e o estado emocional.

Os hábitos saudáveis fazem parte de uma rotina comprometida com um estilo de vida que traz benefícios para a saúde geral. O conceito de hábito é um comportamento repetido regularmente e que faz parte do cotidiano.

Um exemplo disso é a hora que costumamos acordar, por essa razão, é válido mesmo quando se quer dormir até mais tarde nos fins de semana, e a tendência é acordar no horário de costume.

Outro exemplo é consumir um medicamento de farmácia de manipulação sempre no mesmo horário por um longo período. De tanto repetir essa atitude, o cérebro armazena a atividade no subconsciente.

Infelizmente, a mesma situação se aplica com os fumantes, e o cérebro exige as substâncias do cigarro ao longo do dia. Quem tem o costume de acordar, fazer o café e acender o cigarro sabe que precisa fazer isso.

Portanto, existem hábitos saudáveis e nocivos, uma vez que tudo depende do modo como acostumamos o cérebro com o que fazemos no dia a dia.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde é um estado completo de bem-estar físico, social e mental, portanto, não é apenas a ausência de doença.

Em outras palavras, para ser saudável, a pessoa precisa se sentir bem por completo em relação ao corpo, mente, interações e laços sociais.

Isso não quer dizer que é necessário ser feliz entusiasmado o tempo todo, afinal, ninguém consegue se sentir assim. Trata-se de um equilíbrio capaz de conservar estados emocionais positivos na maior parte do tempo.

Além de cuidar do corpo, é preciso manter relacionamentos positivos no dia a dia, mas apesar de parecer algo difícil, com um pouco de motivação é possível alcançá-lo, pois gera impactos em vários sentidos, como:

  • Estimula o cérebro;
  • Aumenta a disposição;
  • Controla o peso;
  • Evita doenças;
  • Melhora o humor.

Um remédio homeopático para depressão não deve ser descartado por pessoas que sofrem com essa doença, mas existem outros hábitos que podem colaborar para construir uma vida saudável.

Hábitos importantes para a saúde

Sabendo qual é a importância de uma vida saudável, agora vamos mostrar alguns hábitos que vão ajudar a conquistá-la. São eles:

1.    Fazer pausas no trabalho

Permanecer muitas horas na mesma posição prejudica a circulação sanguínea, músculos, ossos e coluna, além de trazer uma sensação de pressão no trabalho.

O ideal é fazer algumas pausas a cada 30 minutos para se alongar, relaxar, tomar um café e até dar uma breve olhada nas redes sociais.

2.    Consumir alimentos saudáveis

Não faltam razões para comer de maneira saudável, uma vez que os alimentos são responsáveis por nutrir o organismo.

É muito importante tirar do cardápio os alimentos industrializados, como refrigerantes, produtos ultraprocessados e o excesso de açúcar.

Você pode comer uma sobremesa saborosa às vezes, mas o ideal é que a rotina alimentar seja composta por frutas, legumes e verduras, além de procurar refeições balanceadas.

3.    Fazer atividade física

Os exercícios físicos melhoram o condicionamento do corpo, ajudam a manter o peso, reduzem os níveis de gordura e trazem sensações agradáveis.

É assim que as pessoas vão se sentir mais dispostas em sua rotina, por essa razão, muitas empresas que pensam em segurança do trabalho também incluem a ginástica laboral.

Só que para muitos não é fácil estabelecer uma rotina de exercícios, principalmente quem não gosta de academia ou de praticar esportes.

Para driblar a indisposição, procure algo que seja do seu interesse, pois existem muitas modalidades de exercícios físicos, e certamente uma delas vai te interessar.

4.    Ter um hobbie

Ter um passatempo também é fundamental para a saúde emocional, inclusive, isso ajuda muito a melhorar o humor.

Alguns hobbies estimulam funções motoras, criatividade, memória, raciocínio, aprendizado e oratória.

Isso é importante até mesmo para quem se encontra em um momento mais delicado, como as gestantes que dependem de clínica ginecológicas para acompanhar a gravidez.

Sem falar no fato de que ter um hobbie pode te aproximar de pessoas novas que compartilham o mesmo hábito que você, aumentando sua rede de contatos.

5.    Beber muita água

Consumir a quantidade ideal de água todos os dias é um desafio para muitas pessoas, mas é fundamental superar essa dificuldade para manter o corpo hidratado, controlar a pressão sanguínea e facilitar a digestão.

Mantenha uma garrafa pet de 2 litros cheia d’água perto de você e beba ao longo do dia. Assim, além de te lembrar, também garante que você consiga ingerir a quantidade necessária.

6.    Estabelecer uma rotina

Não saber o que deve ser feito e a importância das tarefas do cotidiano gera muita ansiedade e atrapalha os objetivos

Para lidar com essa situação, basta organizar o dia a dia usando ferramentas simples, como uma agenda, pasta L personalizada ou até uma planilha no computador.

Também existem aplicativos que você baixa no celular e que vão te ajudar a planejar o dia a dia. Antes de dormir, anote tudo o que precisa fazer no dia seguinte, por ordem de relevância, colocando as mais importantes primeiro.

7.    Procurar um médico regularmente

A medicina preventiva tem como foco manter o organismo e a mente saudáveis, afastando as pessoas de enfermidades e trazendo mais qualidade de vida.

O médico vai solicitar alguns exames de rotina, que são muito importantes para se certificar de que está tudo bem com você, e caso alguma enfermidade seja detectada, o tratamento e a cura terão mais sucesso.

8.    Abandonar hábitos ruins

Hábitos ruins, como beber em excesso, usar drogas e fumar trazem muitas doenças, como problemas cardiovasculares, distúrbios mentais e até câncer.

Se você tiver algum hábito que considera ruim, pode anotar em uma agenda corporativa personalizada alguns passos que vão te ajudar a se livrar dele.

Essas substâncias são tóxicas para o corpo e causam um grande nível de dependência, proporcionando apenas alguns minutos de prazer.

Converse com pessoas que superaram algum tipo de vício, procure um médico, participe de grupos de apoio e busque ajuda da maneira que puder para se libertar e ter mais saúde física e mental.

9.    Praticar a leitura

Compre ou empreste livros, invista na impressão de revistas pequenas tiragens ou leia na internet qualquer assunto que seja do seu interesse.

A leitura treina o cérebro e afasta doenças como o Alzheimer e outros problemas que podem reduzir sua qualidade de vida.

Considerações finais

A saúde é nosso bem mais precioso, por isso precisamos cuidar bem dessa área de nossa vida e garantir um envelhecimento tranquilo e saudável.

É possível manter o seu corpo e a sua mente longe das enfermidades, e a melhor maneira de fazer isso é cultivar bons hábitos para ter uma vida saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.