logística
Marketing e Negócios

Saiba como criar estratégias de logística para sua empresa de entregas

A logística de uma empresa de entregas é o ponto mais importante de seu funcionamento, afinal, é assim que ela vai conseguir realizar seu trabalho e cumprir o que foi contratado pelo cliente.

No entanto, transportar mercadorias não é tarefa fácil e exige muita organização, e é aqui que entra a gestão de entregas. Desde a coleta das mercadorias até a entrega do produto, muitos desafios precisam ser superados.

A empresa pode enfrentar problemas dos mais variados tipos, como estradas em condições desfavoráveis e até mesmo precárias, dentre outros aspectos que prejudicam o trabalho e colocam em risco a segurança do motorista.

Muitas organizações do segmento podem ter sua carga roubada, sem falar no preço do combustível que aumenta constantemente. É necessário fazer uma boa manutenção da frota e outros processos que encarecem o serviço.

Uma transportadora responsável precisa dar conta de todo o trabalho, sem se descuidar do mais importante: as cargas.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, entenda o que é gestão de entregas, a importância desse processo para a organização e veja algumas dicas para colocá-la em prática.

O que é gestão de entregas

Todo o cuidado necessário com as mercadorias é conhecido como gestão de entrega. O objetivo é monitorar a carga em tempo real, desde o momento em que o caminhão sai da empresa até o recebimento do produto por parte do cliente.

Para dar conta de todo esse processo, é necessário investir em uma boa gestão de entrega, que entre outras coisas realiza as seguintes tarefas:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Estudo de novas soluções;
  • Redução de custos;
  • Aumento de produtividade.

Para isso, um fornecedor de produtos para limpeza de fachada acm pode usar diferentes recursos e sistemas que ajudam a acompanhar todos os passos da rotina dentro da empresa.

Quando a gestão de entregas é feita em tempo real, evita vários problemas e imprevistos, ajuda a tomar decisões rapidamente e traz mais segurança para a carga e os motoristas. Como resultado, a operação se torna mais eficiente e ágil.

Caso algum problema ocorra durante o andamento da rotina, tanto financeiro quanto operacional, fica mais fácil identificar e corrigir.

A gestão de entregas é importante para as transportadoras, mas também para os clientes e colaboradores. Um bom software conta com aplicativos que podem ser usados em celulares e tablets, melhorando a comunicação entre todos.

Caso alguma coisa aconteça pelo caminho, o motorista pode avisar o gestor e juntos vão decidir o que podem fazer para resolver.

Quando a transportadora faz o monitoramento em tempo real, consegue passar informações para os clientes, e isso traz muitos benefícios para o relacionamento entre ambos.

Um fabricante de divisória de ambiente com porta de correr terá mais previsibilidade quanto ao recebimento dos insumos, enquanto a empresa de entrega poderá lidar melhor com imprevistos ou atrasos.

Importância da gestão de entregas

Com base na definição de gestão de entregas, não é difícil entender por que esse trabalho é tão importante.

Em primeiro lugar, a transportadora terá mais exatidão sobre as informações, visto que reuni-las é fundamental para dar uma previsão mais confiável para o cliente.

Um dos maiores objetivos da gestão de entregas é coletar todos os dados necessários e mantê-los atualizados em tempo real. Com isso, gestores e clientes terão informações corretas para embasar suas decisões.

Elas não se limitam apenas à localização das carga, na verdade, também mostram o número de paradas do caminhão, há quanto tempo o motorista está dirigindo, combustível usado, se a rota está sendo seguida normalmente, entre outros.

As informações coletadas pela gestão de entregas identificam desperdícios de combustível e tempo. Mostram se o cliente devolveu a mercadoria ou se houve alguma reclamação.

Tudo isso ajuda a entender o que deu errado e de que maneira o erro pode ser corrigido. Mais do que isso, é uma forma de entender se as informações são válidas.

Um dos maiores problemas enfrentados pelas transportadoras é o atraso na liberação dos veículos ou na coleta das mercadorias, e isso aumenta a insatisfação dos clientes.

Um fabricante de anel oring de borracha precisa entregar seus produtos no prazo combinado, e por meio da gestão de entregas em tempo real, o motorista estará sempre em contato com os operadores de logística.

Isso ajuda a ter uma noção melhor sobre a rota e tempo de deslocamento, consequentemente, fica mais fácil agendar as próximas coletas.

Além das coletas de mercadorias, as entregas também se tornam mais ágeis. Isso porque as informações em tempo real e o contato frequente com os motoristas garante aos clientes que receberão as cargas no prazo combinado.

Por fim, um fabricante de rede proteção janela gatos saberá a localização exata de seus veículos e poderá se comunicar instantaneamente com o motorista. Isso é muito importante para lidar com imprevistos e riscos para a carga e o motorista.

Como fazer uma boa gestão de entregas

Para aproveitar tudo o que uma boa gestão de entregas é capaz de oferecer para a empresa, é necessário saber aplicá-la. Algumas dicas para isso são:

Planejar as atividades

O principal objetivo da logística é proporcionar eficiência econômica e operacional. Mas não é possível alcançar esse objetivo se não houver um planejamento atento a todos os processos que envolvem a entrega, desde a coleta até o destino.

É necessário planejar as rotas do caminhão por meio da roteirização, uma prática que traz vantagens seguras e boas condições. Trafegar por rotas seguras também traz economia de tempo e combustível.

Investir em um sistema de gestão

Um fabricante de saco valvulado para argamassa deve investir em um bom sistema de gestão para distribuir suas mercadorias de maneira assertiva.

Esses sistemas automatizam as tarefas e os colaboradores podem se dedicar a funções mais complexas e estratégias para o negócio.

Fazer o monitoramento

O monitoramento é necessário para acompanhar o processo do início ao fim, e assim identificar problemas que podem aumentar e ameaçar a operação.

Por meio de softwares e aplicativos de rastreamento, a organização terá mais facilidade para prever atrasos e negociar os prazos com os clientes. Isso é fundamental para ter um bom relacionamento com os consumidores.

Caso o monitoramento acuse algum problema, o processo pode ser repensado para que isso não se repita no futuro.

Controlar o desempenho da área

Quando a companhia não mede seu desempenho como se deve, dificilmente poderá implementar as melhorias que deseja.

Um fabricante de persiana externa motorizada precisa contar com uma empresa de entregas que faça o acompanhamento de indicadores de desempenho e tenha uma visão do ambiente interno e externo.

Controlar a jornada de trabalho

A jornada de trabalho dos motoristas é regulamentada por lei, não podendo ultrapassar o tempo de 12 horas dirigindo. Além disso, os caminhoneiros só podem voltar ao trabalho depois de 8 horas de descanso.

Também é direito deles parar por 30 minutos a cada 4 horas trabalhadas, sendo muito importante fazer essas pausas. O cansaço excessivo atrapalha a concentração na estrada e pode colocar a vida do profissional em risco, assim como as cargas.

Controlar a jornada do caminhoneiro é obrigação da empresa, e por meio de uma boa gestão de frotas, um fornecedor de recursos para automatização de portão pivotante consegue fazer esse controle.

A organização vai calcular corretamente os prazos de entrega, montar uma escala de trabalho realista e proteger tanto os profissionais quanto às mercadorias que precisam chegar ao seu destino.

Controlar o estoque

Planejar previamente o estoque é fundamental para qualquer negócio porque traz mais eficiência de compras e controle de vendas. É fundamental cuidar constantemente do estoque e se certificar quanto à necessidade de reposição.

Procure fazer uma previsão da demanda, estimando a saída de produtos e a entrada de novas mercadorias. É necessário contar com um sistema de organização para deixar as entregas que saem primeiro em local de fácil acesso.

Comunicar-se com o cliente

Por fim, se uma empresa de entregas está trabalhando para um fabricante de piso cimentício rústico, deve se comunicar com ele. A melhor forma de fazer isso é com um software de rastreamento que acompanha a entrega para o cliente final.

A ferramenta traz mais credibilidade para a transportadora e transparência para seus clientes, algo que tem um peso muito importante na decisão de compra.

Considerações finais

As empresas de entrega lidam com uma rotina de trabalho complexa e que precisa ser bem administrada para que corra tudo bem, do início ao fim.

A gestão de entregas cumpre essa missão, por meio de estratégias que fazem toda a diferença para o negócio. Com as dicas que você viu aqui, sua transportadora terá mais sucesso e credibilidade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *