Sexta, 21 DE janeiro DE 2022

Age regression: O que é, Formas e terapia

A regressão para idade infantil é um movimento que causa dúvida, sendo visto ora como algo terapêutico, ora como um estilo de vida

Publicado em:

24 de
nov
Categorias: Ciência.

A regressão para idade infantil é um movimento que causa dúvida, sendo visto ora como algo terapêutico, ora como um estilo de vida

 

Agir como uma criança pode trazer relaxamento? Pode servir como uma terapia? Em que momento isso acontece? Ter preferência por objetos fofos e produtos divertidos tem a ver com isso? Tudo isso é um problema? São várias as dúvidas que cerca o tema age regression, que nada mais é do que agir como criança, voluntária ou involuntariamente.

 

Como o assunto não é tão falado no dia a dia, muitas pessoas não sabem ou não entendem sobre o assunto e desconhecem quais hábitos podem indicar a situação. Acompanhe e entenda um pouco mais sobre  o tema.

O que é age regression


O age regression, como o nome sugere, é uma “regressão de idade”, geralmente para a infância, que acontece ou é praticada por algumas pessoas, que se autointitulam “littles”.

 

A prática de agir como criança (o que engloba ter comportamentos infantis e interagir com objetos e produtos para crianças), apesar de não ser tão comum, conta com uma boa quantidade de adeptos, que formam uma comunidade. É possível encontrar grupos no Discord, Telegram e outras redes sociais, como Youtube e Tik Tok.

 

Como explicado acima, a prática nada mais é do que agir como criança ou ter a preferência por atividades, objetos e brinquedos infantis.

 

O principal objetivo, de acordo com seus praticantes, é relaxar. Para eles, ao agir dessa maneira, é possível esquecer dos problemas da vida adulta. Alguns termos são recorrentes dentro da comunidade:

 

  • little: a pessoa que regride;

  • big age: a idade adulta;

  • little age: idade para qual regridem, analisada de acordo com as ações;

  • caregiver: cuidador;

  • little space: espaço mental em que entram quando fazem as práticas, isolando-se do resto.


 

O age regression já foi discutido pela ciência anteriormente, mais especificamente por Freud. Segundo ele, a regressão de idade é um mecanismo de defesa do ego que faz com que a pessoa evite lidar com as situações de maneira adulta de maneira involuntária. A situação pode ser temporária ou a longo prazo.

Age regression como formas de relaxamento


Para os praticantes do movimento, essa é uma maneira de lidar com as frustrações da vida adulta, esquecendo problemas profissionais e pessoais ao agirem como criança, brincarem, assistir a desenhos infantis, entre outros hábitos.

 

Segundo os “littles”, esse relaxamento aconteceria, pois, ao fazerem isso, as pessoas entram em um “espaço mental” em que conseguem isolar sua vida adulta, aproveitando o tempo de maneira diferente e, depois, seguirem com suas atividades normais.

 

Em alguns casos, a regressão pode ser a longo prazo, com as ações sendo feitas por dias. Em outros, as pessoas levam hábitos considerados infantis para o dia a dia, como um conforto para os momentos de estresse.

 

Entretanto, segundo o que os próprios praticantes discutem em fóruns, gostar de coisas fofas e divertidas não significa uma regressão de idade necessariamente. Vale dizer que muitos dos praticantes fazem isso voluntariamente, mas também percebem situações involuntárias.

O age regression como terapia


Como foi visto, o age regression já foi discutido por Freud, conhecido como pai da psicanálise. Para ele, tal regressão aconteceria apenas de maneira involuntária, sendo que muitas vezes a pessoa nem perceberia tais ações. Portanto, a forma voluntária da prática não foi estudada pelo psicanalista.

 

Entre os profissionais e pesquisadores da área de saúde mental, a prática divide opiniões. Para alguns, o age regression pode ser utilizado como processo psicoterapêutico, pois facilitaria o acesso a memórias e sentimentos da infância, ajudando no tratamento de traumas.

 

Por outro lado, a falta de comprovações que mostram esses benefícios fazem com que muitos profissionais e pesquisadores da área não acreditem nos efeitos da prática como terapia de fato.

 

Outro tópico bastante discutido e controverso é se a prática seria maléfica aos tratamentos psicológicos ou se o age regression seria algum tipo de transtorno psicológico. Entretanto, tais especulações ainda não têm resposta científica da comunidade médica.

 

 

 
[apss_share]

 

Outras Notícias

Câmara de Senador Canedo: Reinaldo Alves, herói ou vilão?
Suspeito de tráfico é preso com R$ 20 mil em cocaína, em Senador Canedo
Com mais um discurso político-eleitoreiro, Reinaldo Alves detona Divino e Laudeni Lemes
Coronavírus: espetáculo “A Paixão de Cristo” é cancelado em Senador Canedo
“O presidente colocou palavras na minha boca”, disse Marcelita Manze em sessão ordinária na Câmara
--->